GARANTIR DESCONTO

Fórum função pra deixar tudo maiúsculo #421191

07/08/2012

0

Oi gente, tudo bem?

Eu vi que tem umas funções no Firebird pra deixar um campo no bd em maisculo mas aqui no MySQL não funciona, o nome da função é a mesma ou no MySQL não tem esta função? Se eu precisar mudar para maiúsculo todos os dados do campo *NOME* de uma tabela como eu faço?

Obrigada!!
Carla Batista

Carla Batista

Responder

09/08/2012

Syspan Ltda

UPPER(str)

Returns the string str with all characters changed to uppercase according to the current character set mapping. The default is latin1 (cp1252 West European).

mysql SELECT UPPER(Hej);
- HEJ
See the description of LOWER() for information that also applies to UPPER(), such as information about how to perform lettercase conversion of binary strings (BINARY, VARBINARY, BLOB) for which these functions are ineffective.

This function is multi-byte safe.

Qualquer duvida visita o site o mysql : [url]http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/string-functions.html#function_upper[/url]
Responder

Gostei + 0

09/08/2012

Silvio Costa

Bom dia Carlinha,
Se não me engano fica assim:

update tabela set nome = upper(nome) where condição

Espero ter ajudado, pois estou iniciando nesse caminho.

bjss
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Carla Batista

Obrigada pela ajuda Syspan Informatica Ltda, fiquei meio perdida pois não domino muito bem o inglês, mas usei o tradutor do google.. rsrs
Você até me falou a que coloca em minusculo, muito legal!

obrigada!

Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Carla Batista

Oi Silvio, com seu exemplo consegui fazer sem problemas! Foi muito prático, e útil, obrigada mesmo!

update clientes_cli set nome_cli = upper(nome_Cli) 

confesse que quando fiz isso ele mudou tudo no meu banco, depois que fui ver o where, quando tentei usar não entendi muito bem :(

where condição

Como assim condição? O que eu poderia usar exatamente para condição?

Bj
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Silvio Costa

Bom dia Carlinha,

Condição numa consulta SQL é quando você deseja realizar dentro de alguns parametros, exemplo:

select * from vendedores where loja=100

estou fazendo uma consulta dos vendedores somente na loja de código 100.

Where é a condição, podia ser: where uf = RJ, where name like carl% e por aí vai.

Quando coloquei esse trecho no código acima, foi para sinalizá-la que, se quisesse, poderia colocar uma condição.

Espero ter ajudo.

bjss
Responder

Gostei + 0

14/08/2012

Deivison Melo

Caso a solução tenha sido atendida por favor encerrar o tópico!

Abraço a todos!
Responder

Gostei + 0

18/08/2012

Carla Batista

Oi Silvio, agora entendi!

Vi que você colocou uma condição like carl%, este like é pra fazer o que exatamente?

SELECT * FROM CLIENTE LIKE CARL%  

Seria isso?

Obrigada pela ajuda.

bjs
Responder

Gostei + 0

18/08/2012

Carla Batista

Oi Deivison, não tirei completamente minha dúvida, mas tbm não sei como encerrar o tópico, pode me ajudar?

Lembrando que ainda não terminei minha dúvida.

Obrigada pela ajuda.
Responder

Gostei + 0

24/08/2012

Wesley Yamazack

Olá Carlinha, esta condição serve pra você buscar por uma parte de um texto, inicio de um texto, final de um texto.

Veja os exemplos que tenho abaixo:

Exemplo 1: Se você fizer like 'palavra' será o mesmo que fazer descricao = 'palavra', concluindo então que deverá buscar pela palavra completa.
SELECT id_cliente, descricao, ordem
FROM cliente c
where descricao like 'JOÃO CARLOS'

Exemplo 2: Se você fizer like 'palavra%' o campo terá que começar com João, por exemplo, João Jose, João Carlos. [Carlos João não é exibido]
FROM cliente c
where descricao like 'JOÃO%' 

Exemplo 3: Se você fizer like '%palavra' o campo terá que terminar com João, por exemplo, Jose João , Felipe João. [João Carlos não é exibido]
FROM cliente c
where descricao like '%JOÃO' 

Exemplo 4: Se você fizer like '%palavra%' o campo terá que conter em qualquer lugar a palavra, por exemplo, Jose João Ferreira, Felipe João Carlos, João Joaquim Cardoso.
FROM cliente c
where descricao like '%JOÃO%' 

Bom acho que é isso... Qualquer dúvida pode contar conosco.

Um abraço e até mais.
Responder

Gostei + 0

24/08/2012

Carla Batista

Oi Yamazack, nossa esta sua explicação foi completíssima! Minha dúvida inicial nem era está, mas agora já tenho mais um conhecimento sobre SQL.

Agora entendi perfeitamente o que é o Like e o upper.

Muito obrigada, sucesso nos seus artigos, gosto muito deles!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar