Fórum Gerando registros automaticamente #265490
16/01/2005
0
Olá Amigos Delphianos,
Eu estou com uma dúvida cruel, eu tenho umas tabelas em Paradox, na qual uma delas contem a seguinte estrutura :
Cliente A 50
Valor Total N
Parcelas N
ValorParc N
DataCompra D
onde Valor Total e o valor total da compra do cliente. Onde Parcelas são o numero de parcelas que o cliente fez , e valor Parc é o valor da parcela.
Agora eu tenho uma outra tabela :
Cliente A 50
Valor N
DataVencimento D
Parcela N
Bom, na primeira tabela eu entro naqueles campos com dados manualmente. Só que eu queria incluir uma rotina no botão de COnfirmar , Gravar , que quando termine de cadastrar esse Venda, ele identifique em quantas parcelas o cliente fez, que é controlado neste caso pelo campo ( Parcelas ) , aí ele vai na tabela 2 e informa os campos necessários, mediante somatoria das datas no caso da DatadeVencimento. Resumindo .
Se o cliente optou por 6 parcelas , por exemplo :
Na tabela 1 tava cadastrado :
Cliente: Valor da Compra: Parcelas: ValorParc :
FULANO DE TAL 500,00 6 83,33
Data da Compra :
15/01/2005
--------------------------------------------------------------------------------------
Aí quando o user clica no botão de gravar dados, automaticamente o sistema vai na tabela 2 e registra :
Cliente: Valor: DataVencimento: Parcela:
FULANO DE TAL 83,33 15/02/2005 1
FULANO DE TAL 83,33 15/03/2005 2
FULANO DE TAL 83,33 15/04/2005 3
FULANO DE TAL 83,33 15/05/2005 4
FULANO DE TAL 83,33 15/06/2005 5
FULANO DE TAL 83,33 15/07/2005 6
Eu to precisando de algo mais ou menos assim. Como sou iniciante, toda ajuda é bem vinda para meu aprendizado. Mas... eu aceitaria um demo simplesss... pois nao intendo alguns termos ......
Meu e-mail é : tiagojmilam@bol.com.br
Valeu Galera, estaria aguardando .
Eu estou com uma dúvida cruel, eu tenho umas tabelas em Paradox, na qual uma delas contem a seguinte estrutura :
Cliente A 50
Valor Total N
Parcelas N
ValorParc N
DataCompra D
onde Valor Total e o valor total da compra do cliente. Onde Parcelas são o numero de parcelas que o cliente fez , e valor Parc é o valor da parcela.
Agora eu tenho uma outra tabela :
Cliente A 50
Valor N
DataVencimento D
Parcela N
Bom, na primeira tabela eu entro naqueles campos com dados manualmente. Só que eu queria incluir uma rotina no botão de COnfirmar , Gravar , que quando termine de cadastrar esse Venda, ele identifique em quantas parcelas o cliente fez, que é controlado neste caso pelo campo ( Parcelas ) , aí ele vai na tabela 2 e informa os campos necessários, mediante somatoria das datas no caso da DatadeVencimento. Resumindo .
Se o cliente optou por 6 parcelas , por exemplo :
Na tabela 1 tava cadastrado :
Cliente: Valor da Compra: Parcelas: ValorParc :
FULANO DE TAL 500,00 6 83,33
Data da Compra :
15/01/2005
--------------------------------------------------------------------------------------
Aí quando o user clica no botão de gravar dados, automaticamente o sistema vai na tabela 2 e registra :
Cliente: Valor: DataVencimento: Parcela:
FULANO DE TAL 83,33 15/02/2005 1
FULANO DE TAL 83,33 15/03/2005 2
FULANO DE TAL 83,33 15/04/2005 3
FULANO DE TAL 83,33 15/05/2005 4
FULANO DE TAL 83,33 15/06/2005 5
FULANO DE TAL 83,33 15/07/2005 6
Eu to precisando de algo mais ou menos assim. Como sou iniciante, toda ajuda é bem vinda para meu aprendizado. Mas... eu aceitaria um demo simplesss... pois nao intendo alguns termos ......
Meu e-mail é : tiagojmilam@bol.com.br
Valeu Galera, estaria aguardando .
Tiagojmilam
Curtir tópico
+ 0
Responder
Reifas
Caro TiagoJmilam,
Creio que vc veio ao lugar certo, também já fui iniciante e encontrei aqui muitas respostas as minhas dúvidas. Vou tentar lhe ajudar mas antes quero lhe explicar algo.
É possivel sim gerar registros de uma tabela para outra, porém vc precisa de um comando ´for ... do ...´ este comando consiste em efetuar a mesma tarefa repetidas vezes automaticamente. Vamos lá:
1. No botão Gravar da sua aplicação dê um <enter> e crie uma linha em branco antes do comando Begin, lá crie 2 variaveis de controle, por exemplo:
Var
i, parc : integer;
Begin
...
End;
2. Dentro dos comando (Begin --End) vc colocará o seguinte código:
parc:= strtoint(dbeditxxx.text); //isso inicializará a variavel no total de parcelas que o usuário digitar em um determinado dbedit do seu form, isto corresponderá ao número de parcelas que o programa lançará automaticamente.
For i:=1 to parc do
begin
tabela2.append;
tabela2.fieldbyname(´cliente´).asstring := tabela1.fieldbyname(´cliente´).asstring;
tabela2.fieldbyname(´valor´).asfloat := tabela1.fieldbyname(´valor´).asfloat;
tabela2.fieldbyname(´datavencimento´).asdatetime := tabela1.fieldbyname(´datavencimento´).asdatetime;
tabela2.fieldbyname(´parcela´).asinteger := i;
tabela2.post;
end;
3. Pronto, bem vindo ao mundo de Delphi.
Flw
Creio que vc veio ao lugar certo, também já fui iniciante e encontrei aqui muitas respostas as minhas dúvidas. Vou tentar lhe ajudar mas antes quero lhe explicar algo.
É possivel sim gerar registros de uma tabela para outra, porém vc precisa de um comando ´for ... do ...´ este comando consiste em efetuar a mesma tarefa repetidas vezes automaticamente. Vamos lá:
1. No botão Gravar da sua aplicação dê um <enter> e crie uma linha em branco antes do comando Begin, lá crie 2 variaveis de controle, por exemplo:
Var
i, parc : integer;
Begin
...
End;
2. Dentro dos comando (Begin --End) vc colocará o seguinte código:
parc:= strtoint(dbeditxxx.text); //isso inicializará a variavel no total de parcelas que o usuário digitar em um determinado dbedit do seu form, isto corresponderá ao número de parcelas que o programa lançará automaticamente.
For i:=1 to parc do
begin
tabela2.append;
tabela2.fieldbyname(´cliente´).asstring := tabela1.fieldbyname(´cliente´).asstring;
tabela2.fieldbyname(´valor´).asfloat := tabela1.fieldbyname(´valor´).asfloat;
tabela2.fieldbyname(´datavencimento´).asdatetime := tabela1.fieldbyname(´datavencimento´).asdatetime;
tabela2.fieldbyname(´parcela´).asinteger := i;
tabela2.post;
end;
3. Pronto, bem vindo ao mundo de Delphi.
Flw
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)