Iniciante na programação

01/12/2015

0

Pessoal, boa tarde.
Preciso de uma ajuda de pessoas já na área para que possam me direcionar ao melhor caminho.
Trabalho na área de suporte e redes há mais de 12 anos e infelizmente fui um dos que "deixaram o barco passar" e acabei ficando ultrapassado. Por causa disso sofro para conseguir melhores salários além da área ser muito prostituída e me sinto desmotivado principalmente pelo pouco caso que as empresas dão para esse profissional, e dos próprios usuários que nos tratam como lixo quando td está funcionando e como Deus quando dá alguma coisa errada.

Porém quero "virar o jogo" e entrar numa área que entendo como mais "rentável" e "empregável", que é a área de programação. Muito por insistência da minha mulher, que conseguiu me despertar desse transe e correr atrás do tempo perdido (o que seriam de nós sem elas... rs).

Gosto da área, pelos resultados que ela dá, sabe aquela coisa que nasce e que foi você o responsável por aquilo, como se fosse um filho que vc participa da concepção até a criação e o seu desenvolvimento natural? Vejo essa área mais dessa forma e isso me instiga, me deixa curioso em aprender e me tornar um profissional de respeito. E decidi que neste ano que se inicia eu vou me tornar um desenvolvedor, resta saber em q.

Depois dessa introdução, o que eu precisava da ajuda dos colegas era em qual vertente da programação devo seguir. Eu tenho algumas preferências e particularmente paixões: dispositivos móveis. Gosto tb do mundo da internet, penso em ter blog para disseminação de conteúdo, essas coisas. A questão é a seguinte, será que vale especializar-se nessa área ou tentar algo mais abrangente, como um desenvolvedor web, front end ou back end, desenvolvedor java, .net, sinceramente não sei ainda e tenho muitas dúvidas, pois não sei nada sobre essas áreas, tais como tecnologias empregadas, oportunidades, rentabilidade entre elas, facilidade de aprendizado para um iniciante, etc.