GARANTIR DESCONTO

Fórum JavaFX #382494

29/07/2010

0

   Olá,    Gostaria de saber se é possível e como fazer para criar uma caixa de texto em uma página Web e fazer a conexão com um campo de um banco de dados (pode ser Access ou MySQL), utilizando o JavaFX para montar a tela (página Web) visualmente, tal como se fazia no visual Web JSF na versão 6.5.1 do NetBeans.    Com isso, a utilização do JavaFX seria para um simples sistema aplicativo corporativo, apesar da finalidade do FX ser mais abrangente para aplicações com imagens, gráficos, etc.    Se for possível, estimaria muito se me fosse enviado um pacote simple de exemplo.                                                                                                       Agradeço antecipadamente,                                                                                                                               Demétrio Gomes.
Demetrio Gomes

Demetrio Gomes

Responder

Posts

30/07/2010

Henrique Weissmann

Olá Demétrio,

você provavelmente viu esta dica no GUJ dentro deste link, certo? http://www.guj.com.br/posts/list/45/209999.java

Pelo que me lembro, a equipe no Netbeans parou de incluir o Visual Web após a versão 6.5 da IDE, razão pela qual não recomendo iniciar novos projetos baseando-se neste plugin (ele pode simplesmente deixar de existir em muito pouco tempo).

O caminho para resolver este problema é o seguinte:
No Netbeans, va ao menu Ferramentas>Plugins. Na janela que irá surgir clique na aba "Plug-ins disponíveis" e em seguida no botão "Recarrear catálogo". Deverá aparecer pra você a opção do plugin "Visual Web JSF Compatibility Toolkit". Ai é só clicar para instalar e seu problema estará resolvido.

Procurei pelo plugin para baixar fora da IDE, porém não o encontrei em lugar algum, inclusive no próprio site do Netbeans.
Responder

Gostei + 0

30/07/2010

Henrique Weissmann

Oi Demetrio.

Sim, é possível. No caso o que exatamente você quer criar? Uma aplicação que seja executada como se fosse um applet ou uma aplicação desktop convencional?


Responder

Gostei + 0

31/07/2010

Demetrio Gomes

   Eu gostaria de montar uma aplicação simples mas em ambiente Web (J2EE).    Pode ser uma tela simples com um "Alô Mundo" e uma caixa de texto vinculado a um campo de uma tabela de um banco de dados. Eu preciso somente do caminho de como chegar até à criação da tela (págna Web).    Eu tentei fazer isso de duas formas:       1 - Criei um projeto JavaFX, mas são geradas somente aplicações desktop.       2 - Criei um projeto Java Web e nele, um arquivo JavaFX (do tipo Empty JavaFX file, JavaFX Class,  etc) mas não aparece a tela gráfica para onde arrastar os controles visuais.    Assim, solicito ajuda para criar uma tela com controles arrastáveis para ambiente Web.                                                                   Agradeço antecipadamente,                                                                                      Demétrio Gomes.
Responder

Gostei + 0

01/08/2010

Henrique Weissmann

Oi Demetrio. Bom: algumas coisas precisam ficar claras portanto. Uma aplicação desenvolvida usando JavaFX não necessáriamente é uma aplicação JEE. Isto porquê o JavaFX é apenas um toolkit gráfico a mais, que pode trabalhar tanto acessando dados usando a plataforma Java SE quanto Java EE. A plataforma JEE pressupõe a existência de um servidor de aplicações, ao passo que a plataforma Java SE não. No entanto, é interessante observar que de uns tempos pra cá, elementos do Java EE começaram a ser usados fora do ambiente servidor, como por exemplo o JPA, que é a camada de persistência padrão do JEE 5 ou posterior e que hoje pode ser usada sem a necessidade de um servidor de aplicações. Se você quer criar um cliente de banco de dados com Java FX, há um tutorial excelente no site do Netbeans que ensina passo a passo como você deve proceder. Neste caso, não é usando a plataforma Java EE, mas Java SE mesmo. O link é http://netbeans.org/kb/docs/javafx/database-client.html Para prosseguirmos portanto Demetrio, preciso que você me responda algumas perguntas ok? * Já sabe trabalhar com JDBC para acessar bases de dados? * Em caso afirmativo, possui interesse em aprender o JPA? É fundamental o conhecimento destes dois pontos (pelo menos JDBC) para que possamos trabalhar com o modo em que o JavaFX lida com este problema ok?
Responder

Gostei + 0

07/08/2010

Demetrio Gomes

   Ola Henrique,      Estou mais ou menos iniciando com a plataforma Java. Venho do Delphi, com o qual me sentia mais à vontade e não era ambiente Web. Nesse ambiente novo para mim, conheço um pouco de HTML e JSP.      No Java, já utilizei JDBC, sabendo que é uma interface de comunicação entre o front-end e o banco de dados, mas sem saber direito o que estava fazendo, pois há várias forma de se fazer isso, assim como era no ambiente Delphi, que utilizava evolutivamente BDE, ODBC e conectores nativos. No Java, fiz isso utilizando os conectores para a linguagem, baixados (download). Utilizei conectores para Access e MySQL.      Estava começando a aprender o Visual Web para JSF com o NetBeans 6.5.1, mas as versões posteriores não utilizam mais. Tudo indica que o NetBeans 6.9 traz o JavaFX bem robusto, mas passei a prestar mais atenção a ele quando soube que, além de gráficos, ele suporta componentes de acesso a bancos de dados. Posso adquirir o interesse em aprender o JPA, desde que atenda a finalidade de se construir páginas em ambiente gráfico. Mas se com JDBC for suficiente, eu prefiriria seguir este caminho de aprendizado.      Vou ler alguma coisa sobre JPA. Você tem alguma indicação sobre essa leitura? Algum livro?      Agradeço novamente.                                 Abraço,                                    Demétrio Gomes.
Responder

Gostei + 0

09/08/2010

Henrique Weissmann

Olá Demetrio,

minha história é bastante similar à sua. Também vim do Delphi/VB antes de começar a trabalhar com Java e sei o quanto é difícil no início a mudança de ambiente. Sendo assim, segue algumas dicas que gostaria muito de ter recebido nesta transição:

1. Quando estiver trabalhando com suas classes, ignore o máximo possível a parte visual da sua aplicação. Pense primeiro nas classes que modelam a lógica de negócio da sua aplicação e somente após estas terem sido completamente finalizadas passe a trabalhar na parte visual.

Quando estamos trabalhando com Delphi, é quase que acidental sem querer trabalharmos a parte de domínio já direto na camada de visualização: seja mesclando nossa camada de negócio já direto nos formulários ou mesmo projetando a aplicação a partir de formulários que imaginamos, nossa aplicação deverá ter. No caso do Java, esta alternativa não se mostra muito bacana, porque reduz demais o reaproveitamento de código que você vai ter no futuro.

Algo que teria me ajudado demais nesta transição seria ter conhecido os testes unitários de antemão. Isto porque quando programava em Delphi, eu sempre acabava testando meus códigos executando o programa e interagindo com a interface criada pra ver se estava obtendo o resultado esperado.

Sugestão: aprenda JUnit. No Netbeans há suporte nativo a ele. Para criar um teste unitário é fácil: com sua classe aberta no editor, use a combinação de teclas Ctrl + Shift + U. A IDE cria pra você um esqueleto com testes para todos os métodos que você criar.

Em seguida, basta escrever seus testes usando as funções assert* que já vem com o JUnit, como por exemplo assertNotNull, assertEquals, etc. O completador de código do Netbeans vai te ajudar a se adaptar.

Dica: conheça bem o padrão de projeto MVC (Modelo Visualizador Controlador). Na wikipédia mesmo já da pra começar a sua adaptação. Comece pelo texto básico e em seguida siga os links que são sugeridos no artigo.


2. A respeito do JDBC, JPA, etc.
Pra quem está começando, acredito que o essencial seja conhecer primeiro o JDBC antes de saber o JPA. Mesmo porque, o JPA é uma abstração baseada no JDBC.

A melhor fonte que conheço para aprender JDBC bem é o próprio site da Oracle (ex Sun). Dê uma olhada neste link: http://download.oracle.com/javase/tutorial/jdbc/index.html
Ele expõe pra você dois caminhos: JDBC Introduction e JDBC Basics. Leia ambos.
No caso do Delphi, temos muitas opções para acessar bancos de dados: BDE, ADO, dbExpress, drivers nativos, etc. No caso do Java, é o contrário: temos uma única maneira no final das contas que é o JDBC. Todas as outras variações, como Hiberate, JPA, iBatis, etc não passam de abstrações baseadas nesta API.

E eu estou aqui também para ajudá-lo no que for preciso para que você faça a transição mais tranquila possível do Delphi para o Java. ;)
Responder

Gostei + 0

14/08/2010

Demetrio Gomes

   Ola Henrique,    Fico bastante grato pelas informações recebidas e vou tentar seguir esses caminhos de aprendizado. Não é somente a linguagem Java, mas há muitas outras dificuldades pelo caminho.    Seguindo suas recomendações, vou tentar aprender padrões MVC, JPA, etc.                                           Mais uma vez agradeço,                                                             Demétrio Gomes.
Responder

Gostei + 0

15/08/2010

Henrique Weissmann

Oi Demétrio.

Já que vai partir pros padrões de projeto, há dois livros que te recomendo:

"Use a Cabeça: Padrões de Projeto" - é uma abordagem bem light dos padrões de projetos mais conhecidos (inclui o MVC)

"Padrões de Projeto" da GoF.

Na comunidade Java padrões de projeto são lingua franca, sendo assim é bastante interessante conhecer bem (ou ao menos ter uma noção básica) destes conceitos.

Qualquer coisa, estamos à disposição para ajudá-lo neste caminho.
Responder

Gostei + 0

15/08/2010

Demetrio Gomes

   Ola Henrique,    Agradeço bastante sua atenção. Foi excelente!                         Saudações,                       Demétrio Gomes.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar