Fórum JavaFX #382494
29/07/2010
0
Demetrio Gomes
Curtir tópico
+ 0Posts
30/07/2010
Henrique Weissmann
você provavelmente viu esta dica no GUJ dentro deste link, certo? http://www.guj.com.br/posts/list/45/209999.java
Pelo que me lembro, a equipe no Netbeans parou de incluir o Visual Web após a versão 6.5 da IDE, razão pela qual não recomendo iniciar novos projetos baseando-se neste plugin (ele pode simplesmente deixar de existir em muito pouco tempo).
O caminho para resolver este problema é o seguinte:
No Netbeans, va ao menu Ferramentas>Plugins. Na janela que irá surgir clique na aba "Plug-ins disponíveis" e em seguida no botão "Recarrear catálogo". Deverá aparecer pra você a opção do plugin "Visual Web JSF Compatibility Toolkit". Ai é só clicar para instalar e seu problema estará resolvido.
Procurei pelo plugin para baixar fora da IDE, porém não o encontrei em lugar algum, inclusive no próprio site do Netbeans.
Gostei + 0
30/07/2010
Henrique Weissmann
Sim, é possível. No caso o que exatamente você quer criar? Uma aplicação que seja executada como se fosse um applet ou uma aplicação desktop convencional?
Gostei + 0
31/07/2010
Demetrio Gomes
Gostei + 0
01/08/2010
Henrique Weissmann
Gostei + 0
07/08/2010
Demetrio Gomes
Gostei + 0
09/08/2010
Henrique Weissmann
minha história é bastante similar à sua. Também vim do Delphi/VB antes de começar a trabalhar com Java e sei o quanto é difícil no início a mudança de ambiente. Sendo assim, segue algumas dicas que gostaria muito de ter recebido nesta transição:
1. Quando estiver trabalhando com suas classes, ignore o máximo possível a parte visual da sua aplicação. Pense primeiro nas classes que modelam a lógica de negócio da sua aplicação e somente após estas terem sido completamente finalizadas passe a trabalhar na parte visual.
Quando estamos trabalhando com Delphi, é quase que acidental sem querer trabalharmos a parte de domínio já direto na camada de visualização: seja mesclando nossa camada de negócio já direto nos formulários ou mesmo projetando a aplicação a partir de formulários que imaginamos, nossa aplicação deverá ter. No caso do Java, esta alternativa não se mostra muito bacana, porque reduz demais o reaproveitamento de código que você vai ter no futuro.
Algo que teria me ajudado demais nesta transição seria ter conhecido os testes unitários de antemão. Isto porque quando programava em Delphi, eu sempre acabava testando meus códigos executando o programa e interagindo com a interface criada pra ver se estava obtendo o resultado esperado.
Sugestão: aprenda JUnit. No Netbeans há suporte nativo a ele. Para criar um teste unitário é fácil: com sua classe aberta no editor, use a combinação de teclas Ctrl + Shift + U. A IDE cria pra você um esqueleto com testes para todos os métodos que você criar.
Em seguida, basta escrever seus testes usando as funções assert* que já vem com o JUnit, como por exemplo assertNotNull, assertEquals, etc. O completador de código do Netbeans vai te ajudar a se adaptar.
Dica: conheça bem o padrão de projeto MVC (Modelo Visualizador Controlador). Na wikipédia mesmo já da pra começar a sua adaptação. Comece pelo texto básico e em seguida siga os links que são sugeridos no artigo.
2. A respeito do JDBC, JPA, etc.
Pra quem está começando, acredito que o essencial seja conhecer primeiro o JDBC antes de saber o JPA. Mesmo porque, o JPA é uma abstração baseada no JDBC.
A melhor fonte que conheço para aprender JDBC bem é o próprio site da Oracle (ex Sun). Dê uma olhada neste link: http://download.oracle.com/javase/tutorial/jdbc/index.html
Ele expõe pra você dois caminhos: JDBC Introduction e JDBC Basics. Leia ambos.
No caso do Delphi, temos muitas opções para acessar bancos de dados: BDE, ADO, dbExpress, drivers nativos, etc. No caso do Java, é o contrário: temos uma única maneira no final das contas que é o JDBC. Todas as outras variações, como Hiberate, JPA, iBatis, etc não passam de abstrações baseadas nesta API.
E eu estou aqui também para ajudá-lo no que for preciso para que você faça a transição mais tranquila possível do Delphi para o Java. ;)
Gostei + 0
14/08/2010
Demetrio Gomes
Gostei + 0
15/08/2010
Henrique Weissmann
Já que vai partir pros padrões de projeto, há dois livros que te recomendo:
"Use a Cabeça: Padrões de Projeto" - é uma abordagem bem light dos padrões de projetos mais conhecidos (inclui o MVC)
"Padrões de Projeto" da GoF.
Na comunidade Java padrões de projeto são lingua franca, sendo assim é bastante interessante conhecer bem (ou ao menos ter uma noção básica) destes conceitos.
Qualquer coisa, estamos à disposição para ajudá-lo neste caminho.
Gostei + 0
15/08/2010
Demetrio Gomes
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)