Linguagem SQL e Transact-SQL

09/08/2013

0

Falae pessoal,

Soube que como pré requisito deve-se conhecer linguam SQL e mais diretamente o Transact-SQL. Isso é realmente a base do SQL Server?

Obg desde já
Karlos Schett

Karlos Schett

Responder

Post mais votado

12/08/2013

Bom Dia

Na minha humilde opinião é necessário em primeiro lugar conhecer o SQL ANSI, o que eu brinco com o pessoal chamando de SQL puro, pois em tese ele é comum a todos os SGBD's, é o padrão..

Depois disso conhecer o TSQL (no sql server), o PLSQL (Oracle) etc, pois se o cara não sabe o SQL ANSI, ele pode ficar "perdido" quando precisar mudar de banco por algum motivo.

Uma vez na empresa onde eu trabalhava surgiu a ideia de desenvolver algumas ferramentas "multi-banco", ou seja elas rodariam em MySQL, SQL Server, Oracle etc.. e vimos como o quanto são diferentes as linguagens proprietárias dos bancos de dados...

Com isso

Saber SQL Padrão é pré-requisito sim (na minha opinião) para o cara pegar no TSQL

Daniel Costa

Daniel Costa
Responder

Mais Posts

10/08/2013

Alex Lekao

Sim.

Basicamente a base de todos os Bancos de Dados relacionais.

o que vai mudar sao particularidade de cada banco e comportamentos em algumas funcionalidades, perfumarias e tal.

Se nao me engano a Transact SQL ou T-Sql eh meio que proprietario, ou seja, ele pertence a microsoft e mais alguma empresa, pelo menos isso foi o que vi em algumas pesquisas.

o SQL eh a linguagem base para os bancos relacionais e quer dizer linguagem de consulta estruturada.

Eh isso ai... espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

10/08/2013

Roniere Almeida

a unica diferença entre as transact-sql dos principais SGBD`S é um , um ;
pouca coisa.
Responder

10/08/2013

Mariana Carvalho

é isso mesmo Alex.
Responder

10/08/2013

Rodrigo Lacerda

Boa noite amigos,

Na minha opnião não é pré-requisito conhecer a a SQL, mas é claro que conhecê-la ajuda bastante..
O T-SQL é a junção da SQL implementada no SQL Server juntamente com as extensões que pertencem à Microsoft e é através dessa linguagem que você poderá trabalhar com o SQL Server em linha de comando. Você não precisa conhecer previamente até porque boa parte do aprendizado no SQL Server está concentrada no TSQL.
Obs: TSQL = Transact-SQL
Expressei a minha opnião e gostaria de saber a opinião de vocês..
Abs..
Responder

12/08/2013

Rodrigo Lacerda

Será que podemos dizer que o SQL ANSI é uma "base" dos SGDB's ?
Responder

12/08/2013

Daniel Costa

Não diria base, é que a gente fica meio "entorpecido" pelos recursos que os caras colocam e esquecemos a sintaxe padrão, eu sou um, que vez ou outra me perco em quem é SQL Padrão ou T-SQL já que trabalho com SQL Server à 4 anos

Um artigo da última SQL magazine trata sobre isso

(Fiz maior jabá kkkkkkkkkkkkkk, vou querer desconto..kkkkk)

https://www.devmedia.com.br/desvendando-a-sql-parte-1/28328

Esse assunto é de extrema importância, principalmente para que trabalha com criação de componentes que em algum momento podem vir a efetuar consultas à um banco de dados

Responder

12/08/2013

Roniere Almeida

Boa noite amigos,

Na minha opnião não é pré-requisito conhecer a a SQL, mas é claro que conhecê-la ajuda bastante..
O T-SQL é a junção da SQL implementada no SQL Server juntamente com as extensões que pertencem à Microsoft e é através dessa linguagem que você poderá trabalhar com o SQL Server em linha de comando. Você não precisa conhecer previamente até porque boa parte do aprendizado no SQL Server está concentrada no TSQL.
Obs: TSQL = Transact-SQL
Expressei a minha opnião e gostaria de saber a opinião de vocês..
Abs..


não sabia ou não tinha certeza dessa propriedade da Microsoft sobre a T-SQL.
Responder

12/08/2013

Mariana Carvalho

Daniel, o que seria esse SQL ANSII? é atual? é a base de todos?
Responder

12/08/2013

Daniel Costa

Roniere ...

Sim a MS é proprietária da T-SQL assim como a Oracle é do PL-SQL são os "puxadinhos" que eles fazem pra dar mais poder para o SGBD, a confusão realmente rola, só entendi esse lance quando trabalhei em Oracle e SQl e passei a prestar atenção às diferenças

Mariana Carvalho

SQL ANSI é o padrão sql propriamente dito, é o que rege o padrão ANSI é uma espécie de IMETRO misturado com CNPQ dos EUA que é responsável por padrões das coisas por lá.

Em tese (TEEEEEEEEEEEEEESSSSSSSSSSSSSSSEEEEEEEEEE) todos os SGBD's devem respeitar esse padrão, podem incluir o que quiserem em suas linguagens proprietárias, desde que não desrespeitem a sintaxe padrão do SQL Server, até mesmo porque , imagina se para acessar bancos fosse a confusão que ocorrem nas linguagens como vb, c, java, php , phytom etc...


Exemplo

SELECT * FROM TABELA WHERE CAMPO = VALOR

é um comando padrão do SQL.

No SQL Server temos coisas como row_number() over () que não é encontrado em outras linguagens com essa sintaxe pois não é da liguagem padrão

Comandos padrão em geral são os DDL E DML como

SELECT * FROM TABELA
DELETE FROM TABELA
INSERT INTO TABELA
UPDATE TABLE SET

CREATE TABLE TABLE (
CAMPO
)


Abraços
Responder

12/08/2013

Roniere Almeida

obrigado Daniel por esclarecer.
Responder

12/08/2013

Alex Lekao

eh exatamente isso que eh comentado neste post.

o sql pura e simplesmente deveria ser respeitado pelos bancos mas existem algumas diferencas entre eles ate mesmo no proprio sql puro...

um exemplo que enfrente foi utilizando o Firebird, para fazer juncao de tabelas ele trabalhava miuito bem com as tabelas sendo listas em serie, qdo fui fazer isso no sql server, a consulta demorou 10 vezes mais, isso tirando por baixo, ai entao desconbri o join e comecei a usar o join para tudo ao retornar ao firebird para fazer uma consulta basica, inventei de usar o bendito do join e a consulta no firebird demorou uma eternidade...

resumindo neste caso o Firebird nao trabalha bem com join e o sql trabalha melhor com join e nem foi usado nada particular de cada banco como os exemplos citados.

Responder

12/08/2013

Karlos Schett

O Tópico rendeu bastante, esclareci dúvidas que até não deram tempo de chegar a minha mente! hahaha

achei muito interessante tudo que disseram , muito obrigado!
Responder

13/08/2013

Daniel Costa

eh exatamente isso que eh comentado neste post.

o sql pura e simplesmente deveria ser respeitado pelos bancos mas existem algumas diferencas entre eles ate mesmo no proprio sql puro...

um exemplo que enfrente foi utilizando o Firebird, para fazer juncao de tabelas ele trabalhava miuito bem com as tabelas sendo listas em serie, qdo fui fazer isso no sql server, a consulta demorou 10 vezes mais, isso tirando por baixo, ai entao desconbri o join e comecei a usar o join para tudo ao retornar ao firebird para fazer uma consulta basica, inventei de usar o bendito do join e a consulta no firebird demorou uma eternidade...

resumindo neste caso o Firebird nao trabalha bem com join e o sql trabalha melhor com join e nem foi usado nada particular de cada banco como os exemplos citados.



Entendi o que você disse e realmente é complicado, mas eu entendo que o padrão define como o comando é escrito e qual o resultado deve ser retornado ao usuário, mas como o banco de dados fará isso já são outros quinhentos.
Responder

13/08/2013

Mariana Carvalho

Daniel, obrigada!!!
Responder

14/08/2013

Alex Lekao

eh exatamente isso que eh comentado neste post.

o sql pura e simplesmente deveria ser respeitado pelos bancos mas existem algumas diferencas entre eles ate mesmo no proprio sql puro...

um exemplo que enfrente foi utilizando o Firebird, para fazer juncao de tabelas ele trabalhava miuito bem com as tabelas sendo listas em serie, qdo fui fazer isso no sql server, a consulta demorou 10 vezes mais, isso tirando por baixo, ai entao desconbri o join e comecei a usar o join para tudo ao retornar ao firebird para fazer uma consulta basica, inventei de usar o bendito do join e a consulta no firebird demorou uma eternidade...

resumindo neste caso o Firebird nao trabalha bem com join e o sql trabalha melhor com join e nem foi usado nada particular de cada banco como os exemplos citados.



Entendi o que você disse e realmente é complicado, mas eu entendo que o padrão define como o comando é escrito e qual o resultado deve ser retornado ao usuário, mas como o banco de dados fará isso já são outros quinhentos.


sim com ctz...

infelizmente cada banco da uma particularidade a cada funcionalidade, nao sei se para puchar a sardinha para o lado dele ou nao.

embora que alguns tratam melhores outras coisas para render mais e melhor o trabalho no seu banco, ai entram questoes de semaforos, logs, etc, etc, etc... rsrsr

mas eh isso ai...

feliz ou infelizmente dependendo do porte da empresa eh partir para Oracle ou SQL Server. rsrsr
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar