GARANTIR DESCONTO

Fórum Método Abstrato #276714

11/04/2005

0

Olá, estou desenvolvendo uma hierarqui de classes, e estou definindo um méto abstrato. Acontece que eventualmente as classes descendentes podem não implementar este método. Gostaria de saber como se certificar que este método foi definido.

Grato,

TClassePai = class
  ...
  function MetodoAbstrato: Boolean; abstract; virtual
  ...
end;

TClasseFilho = class(TClassePai)
  ...
  //Não implementei a function MetodoAbstrato;
  ...
end;

...
...
...

procedure Qualuer;
var
objs : array of TClassePai;
begin
  ...
  objs[0] := TClasseFilho.Create(...);
  ...
  if (TClassePai(objs).MetodoAbstrato) then
   begin
   //Vai dar erro, quero conferir se MetodoAbstrado está implementado
   end;
end;

Marioguedes

Marioguedes

Responder

11/04/2005

Marco Salles

Se voce definir uma variavel do tipo TClassePai
e querer Acessar o [b:2334e448b9]MétodoAbstract é claro que ira dar erro[/b:2334e448b9] :cry: :cry: :cry:

//Vai dar erro, quero conferir se MetodoAbstrado está implementado

A Palavra Chave[b:2334e448b9] <abstract>[/b:2334e448b9] e usada para declara métodos que serão definidos apenas nas [b:2334e448b9]subclasses[/b:2334e448b9] da classe atual

entao vejamos o exemplo:

var
 obj : TClassePai

Podemos por [b:2334e448b9]regra[/b:2334e448b9] usar um objeto de uma classe descendende sempre que um objeto de uma classe ancestral for esperado..

Assim podemos fazer:

obj:=TClasseFilho.Create

Agora sim , podemos Chamar o Método FunctionAbstracto
que nao iremos ter erro

Obj.MetodoAbstrato 

Agora vamos ao caso de voce não implementar este método definido na classe ascendende na subclasse... [size=14:2334e448b9][color=red:2334e448b9][b:2334e448b9]Isto não faz sentido [/b:2334e448b9][/color:2334e448b9][/size:2334e448b9] :cry: :cry: :cry: :cry:

Agora vamos ao caso de voce [b:2334e448b9]ter definido [/b:2334e448b9]o método na subClasse então em RunTime voce deve usar o operador [b:2334e448b9]Is ou As [/b:2334e448b9]Para ver qual a classe Progenitora do Objeto

if Obj is TClasseFilho Then
   obj.MetodoAbstrato

em outra palavras ó operador is é [b:2334e448b9]avaliada[/b:2334e448b9] como [b:2334e448b9]true[/b:2334e448b9] somente se o Objeto tiver se referindo a um objeto da ClasseFilho

Responder

Gostei + 0

11/04/2005

Marioguedes

Marco Salles, estou ciente das caracteristicas do meu projeto.
Suas respostas estão tecnicamente perfeitas.
O meu problema é que vou dar uma classe para cada programador da minha equipe desenvolver e cada classe tem um comportamento específico, quero me proteger de eventuais erros.

Se não houver alternativa melhor, vou usar um try except.

Mas de qualquer forma muito obrigado por sua avaliação.

function TMCTAcaoBase.Executar: Boolean;
begin
  if (Log <> nil)
    then Log.Lines.Insert(0,Self.Nome);
  try
    Result := Self.ExecutarAcao;
    Result := True;
  except
    on E : Exception do
      begin
      Log.Lines.Add(´(´ + E.ClassName + ´) - ´ + E.Message);
      Result := False;
      end;
  end;
end;

Responder

Gostei + 0

11/04/2005

Beppe

marioguedes, vc está usando 1 de 3 soluções.

1) Verificar a exceção EAbstractError

2) Não marcar o método com abstract. Faça a função retornar False, se for o caso.

3) A RTL o Delphi 7 usa um truque para lidar com as versões de 32 e 64 bits de TStream(vide TStrem.Seek). Se uma for abstrata, chama a outra.

var
  Base, Impl: function(Offset: Longint; Origin: Word): Longint of object;
  B, I: TStream;
begin
  // esta versão checa os métodos de 32 bits, que deve
  // prosseguir com a execução do programa
  // a versão de 64 bits chamaria Halt
  B := TStream.Create;
  I := TMemoryStream.Create;
  Base := B.Seek;
  Impl := I.Seek;
  if TMethod(Base).Code = TMethod(Impl).Code then
    Halt;
end;

Fica a seu critério a escolha, é questão de estilo.

Responder

Gostei + 0

12/04/2005

Massuda

Olá, estou desenvolvendo uma hierarqui de classes, e estou definindo um méto abstrato. Acontece que eventualmente as classes descendentes podem não implementar este método. Gostaria de saber como se certificar que este método foi definido.
Normalmente o que se faz no caso da implementação de um método virtual ser opcional em uma classe derivada/filha é a classe base/pai definir uma implementação padrão desse método (uma procedure que não faz nada ou uma function que retorna um valor fixo).

Normalmente quando se usa um método virtual abstrato em uma classe base isso significa que obrigatoriamente todas as classes derivadas devem implementar esse método.

Responder

Gostei + 0

12/04/2005

Marioguedes

Um amigo localizou esta matéria para mim, basicamente o ponteiro não pode ser nulo - simples assim.

[url]http://www.delphibasics.co.uk/RTL.asp?Name=AbstractErrorProc[/url]

Responder

Gostei + 0

12/04/2005

Massuda

Um amigo localizou esta matéria para mim, basicamente o ponteiro não pode ser nulo...
AbstractErrorProc é uma variável que define qual procedure do seu programa irá ser executada quando ocorrer um erro por tentar executar um método abstrato. Isso não evita que seu programa execute métodos abstratos, apenas esconde o erro.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar