Fórum Modularização! Vamos debater? #292669
22/08/2005
0
Bem, eu estive pensando... eu queria fazer um sistema, com módulos, no estilo do Protheus, da microsiga, alguém conhece? Pois bem, ele parece ter um compilador incluso no próprio sistema, o qual o usuário programa as telas e conexoes e tals, compila, e ele grava isso em um ´banco de dados´ de módulos, o qual poderá ser chamado posteriormente... a questão da compilação a gente poderia usar um compilador for win32 gratuito como o freepascal, que inclusive tem o lazarus (que podemos tirar como exemplo), mas a questao eh: como vincular os novos ´modulos´, ao sistema principal? como usar a conexao com o banco de dados, do sistema principal, vendo que me parece ser em 3 camadas....
Bem, pensei nesta possíbilidade, mas poderia ser somente um módulo mesmo, em dll, ou até em bpl, sei lá.. mas que eu faça acesso pelo módulo principal...
Bem, é isso... estou aberto a quaisquer sugestões...
[]s
Titanius
Curtir tópico
+ 0Posts
22/08/2005
Lucianobarreto
Gostei + 0
22/08/2005
Titanius
Mas como vc fez com a conexao ao banco? cada ´executavel-modulo´ seu tem uma?
[]s
Gostei + 0
22/08/2005
Lucianobarreto
É, realmente esse não é o caso do meu sistema, eu estou fazendo cada módulo separado, que são eles(Cadastro, Vendas, Estoque, Produção, Relatórios, ...), que são chamados por um Principal.
O meu executavel principal fica preso, uma vez que você só consegue fechar o mesmo se não existir nenhum módulo aberto. O Principal verifica se existe modulo aberto e o modulo verifica se existe principal.
Sim, cada executável tem uma conexão, sendo que o principal tem conexão também, mas somente com as tabelas de controle de acesso.
Gostei + 0
22/08/2005
Adriano Santos
Acredito que seja bastante complicada implementação de um sistema como o exemplo do Protheus. Além do mais precisaríamos fazer um treinamento bem detalhado do sistema depois de pronto, para que o usuário consiga configurar tudo sozinho e tals.
A modularização conforme o [b:b066cfc110]Luciano Barreto[/b:b066cfc110] mencionou, com executáveis separados, pra mim é mais viável. Eu já trabalhei com um sistema assim e funciona perfeitamente. Quanto a conexão com o banco, cada executável tem a sua.
É muito mais simples, com certeza.
Gostei + 0
22/08/2005
Nerdex
O melhor instalador de softwares da atualidade.
[url]http://www.remobjects.com/page.asp?id={9A30A672-62C8-4131-BA89-EEBBE7E302E6}[/url]
Gostei + 0
23/08/2005
Titanius
[]s
Gostei + 0
23/08/2005
Lucianobarreto
Gostei + 0
23/08/2005
Titanius
Mas como eu faria pra ter acesso dos modulos ao principal?
Nota.: Meu sistema está usando ClientDataSet, via ConnetionBroker e Socket pra conectar ao servidor...
[]s
Gostei + 0
23/08/2005
Lucianobarreto
http://www.clubedelphi.net/novo/colunistas/LaercioQueiroz/02.asp
Gostei + 0
23/08/2005
Titanius
No caso eu teria no meu principal o ConnectionBroker, que conecta com o servidor, e os ClientDataSets dos ´modulos´ teria q ligar no CB do principal... como sera q se faz isso?
[]s
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)