Fórum Nao acho a solucao para erro de chave primaria #263776
29/12/2004
0
procedure TfVendas.SalvaPedido(Sender: TObject);
var
Trs: Ttransactiondesc;
StringSQL: string;
begin
try
if vCodPedido = 0 then
begin
DM.SQL_Vendas.Close ;
DM.SQL_Vendas.CommandText := ´SELECT Max(Pedido) as ProxCod FROM Vendas WHERE CodEmp=:vCodEmp´ ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vCodEmp´).AsInteger := fMenu.CodEmpSelec ;
DM.SQL_Vendas.Open ;
EditCodigo.Text := IntToStr(DM.SQL_Vendas.FieldByName(´ProxCod´).asInteger + 1);
vCodPedido:=uFuncoes.TransInteiro(EditCodigo.Text);
end;
DM.SQL_Vendas.Close ;
DM.SQL_Vendas.CommandText := ´SELECT * FROM Vendas WHERE CodEmp=:vCodEmp AND Pedido=:vPedido´ ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vPedido´).AsInteger := vCodPedido ;
DM.SQL_Vendas.Open ;
DM.CDS_Vendas.Refresh ;
if DM.SQL_Vendas.eof then {registro não existe}
begin
StringSQL := ´INSERT INTO Vendas (CodEmp,Pedido,Data,CodCli,CodPla,TotalBru,TotalLiq) values (:vCodEmp,:vPedido,:vData,:vCodCli,:vCodPla,:vTotalBru,:vTotalLiq)´;
end
else
begin
StringSQL := ´UPDATE Vendas SET CodEmp=:vCodEmp,Pedido=:vPedido,Data=:vData,CodCli=:vCodCli,CodPla=:vCodPla,TotalBru=:vTotalBru,TotalLiq=:vTotalLiq´;
end;
Trs.TransactionID := 1;
Trs.IsolationLevel := xilReadCommitted;
DM.Conexao.StartTransaction(Trs);
DM.SQL_Vendas.Close ;
DM.SQL_Vendas.CommandText := StringSQL;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vPedido´).AsInteger := vCodPedido ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vData´).AsDate := StrToDate(EditData.Text) ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vCodCli´).AsInteger := uFuncoes.TransInteiro(EditCodCli.Text) ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vCodPla´).AsInteger := uFuncoes.TransInteiro(EditCodPla.Text) ;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vTotalBru´).AsCurrency := EditBruto.Value;
DM.SQL_Vendas.ParamByName(´vTotalLiq´).AsCurrency := EditLiquido.Value;
DM.SQL_Vendas.ExecSQL;
DM.Conexao.Commit(Trs);
BotaoFimVenda.Enabled := True;
BotaoCancVenda.Enabled:= True;
BotaoFechar.Enabled := False;
except
DM.Conexao.RollBack(Trs);
Application.MessageBox(´Erro ao gravar! Repita a operação´, ´Siga´,MB_OK+MB_ICONINFORMATION);
end;
end;No arquivo de vendas, há somente a chave primária criada, assim:
constraint IP_Vendas primary key (codemp,pedido));
Utilizo delphi7,firebird e dbexpress
Um abraço
Mario
Aldus
Curtir tópico
+ 0Posts
29/12/2004
Martins
StringSQL := ´UPDATE Vendas SET CodEmp=:vCodEmp,Pedido=:vPedido,Data=:vData,CodCli=:vCodCli,CodPla=:vCodPla,TotalBru=:vTotalBru,TotalLiq=:vTotalLiq´;
Acho q se vc colocasse um Where ficaria bom.
vejamos
StringSQL := ´UPDATE Vendas SET Data=:vData,CodCli=:vCodCli,CodPla=:vCodPla,TotalBru=:vTotalBru,TotalLiq=:vTotalLiq WHERE CodEmp=:vCodEmp AND Pedido=:vPedido´;
Não fis nenhum teste.
Espero q possa lhe ajudar!
Martins
Gostei + 0
30/12/2004
Vinicius2k
StringSQL := ´UPDATE Vendas SET Data=:vData, CodCli=:vCodCli, CodPla=:vCodPla, TotalBru=:vTotalBru, TotalLiq=:vTotalLiq WHERE CodEmp=:vCodEmp AND Pedido=:vPedido´;
Colega,
É como o Martins disse mas, na verdade, vc TEM que colocar o where no UPDATE caso contrário a query irá tentar atualizar TODOS os registros com os dados que vc estiver informando nos parametros, por isto o problema da chave primária... a query ´não sabe´ que só deve atualizar um registro específico, se vc não informar qual.
T+
Gostei + 0
30/12/2004
Aldus
Um grande abraço pra vocês, e que tenham um ano novo cheio de saúde e união, pois tendo esses fatores, terão sucesso e alegrias.
Até ano que vem...
Mario
Gostei + 0
31/12/2004
Placido
Estive anlisando a sua Query, observei que você está usando a função Max() para fazer a incrementação do número do pedido, isto é um risco muito grande quando a sua tabela tem muitos itens este comando pode degradar a sua aplicação, você imagina vários terminais fazendo inserção de pedido e cada inserção você executar a função max()..
Acho temeroso..
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Plácido
Gostei + 0
31/12/2004
Aldus
Na venda eu uso assim: O usuário entrada na tela de vendas e a partir do lançamento do primeiro item, eu pego o número do pedido, poderia incrementar um nesse contador, e estaria tudo correto. Sé que se o usuário aborta-se o pedido, esse número ficaria perdido.
O que você me sugere?
Aproveitando o tópico, eu havia acessado para inserir uma pergunta: criei no meu clientdataset um campo lookup como sendo nome do cliente na tabela vendas, como faço o select para juntar a tabela vendas e os clientes referentes aos pedidos? Poderia exemplificar?
Ficar a + ou - assim?
Select Vendas.*,Clientes.NomCli FROM Vendas Inner Join Clientes ON (Vendas.CodCli = Clientes.CodCli) WHERE CodEmp=:vCodEmp AND Pedido=:vPedido´ ;
Aproveito para desejar-lhe um ano cheio de saúde e união, base para vida feliz e de sucesso.
Um abraço
Mario
Gostei + 0
03/01/2005
Cafosys
Gostei + 0
03/01/2005
Martins
Martins
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)