GARANTIR DESCONTO

Fórum Não travar animação igual o TAnimate #348413

05/11/2007

0

Olá galera!

Alguém sabe como fazer uma animação por exemplo, em gif, que não congele em um processamento?

Quando coloco um TAnimate e o ativo, ele não congela a animação. Como é feito? Alguém sabe?

Tentei com o JvBmpAnimator da biblioteca Jedi, que é exatamente o que eu preciso, mas o problema é que ele congela a animação quando inicio algum processo.

Fico aguardando uma dica!

Obrigado desde já!

Tchelllo

Tchelllo

Responder

05/11/2007

Alexandrej

Olá galera! Alguém sabe como fazer uma animação por exemplo, em gif, que não congele em um processamento? Quando coloco um TAnimate e o ativo, ele não congela a animação. Como é feito? Alguém sabe? Tentei com o JvBmpAnimator da biblioteca Jedi, que é exatamente o que eu preciso, mas o problema é que ele congela a animação quando inicio algum processo. Fico aguardando uma dica! Obrigado desde já!

Se esse processo for por exemplo, um while, você pode tentar colocar um Application.ProcessMessages dentro do looping.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

Olá Alexandrej!

Este processo não é um loop. Trabalho com 3 camadas. O que eu faço é disparar um método no servidor a partir da app. cliente. Nesse momento o programa fica congelado até que o método seja finalizado.

Por isso o uso do Application.ProcessMessages não tem como ser executado.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Massuda

O TAnimate (que é apenas uma ´casca´ para um controle do Windows) usa uma thread separada para fazer a animação; se você fizer TAnimate.Timers = True, a animação é feita usando um timer interno do Windows. De qualquer forma, como é algo separado do seu programa, não é afetado pelo processo lento no seu programa.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

Massuda, vc teria idéia +- de como esta thread é feita para executar a animação do TAnimate?

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Alexandrej

Olá Alexandrej! Este processo não é um loop. Trabalho com 3 camadas. O que eu faço é disparar um método no servidor a partir da app. cliente. Nesse momento o programa fica congelado até que o método seja finalizado. Por isso o uso do Application.ProcessMessages não tem como ser executado.

Então uma thread é o ideal mesmo.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

Me tirem uma dúvida então:

Quando usamos thread, não podemos fazer desta forma, ex:

procedure Button1Click(Sender: TObject);
var i: integer;
s: string;
begin
IniciaThread;

for i := 0 to 2000000 do
s := IntToStr(i);
end;

No caso a thread fica congelada do mesmo jeito. O correto é da forma abaixo:

begin
IniciaThread;
IniciaLoop;
end;

Nos 2 casos, a thread não era pra ser executada tbm? O que estou fazendo de errado?

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Alexandrej

Me tirem uma dúvida então: Quando usamos thread, não podemos fazer desta forma, ex: procedure Button1Click(Sender: TObject); var i: integer; s: string; begin IniciaThread; for i := 0 to 2000000 do s := IntToStr(i); end; No caso a thread fica congelada do mesmo jeito. O correto é da forma abaixo: procedure Button1Click(Sender: TObject); begin IniciaThread; IniciaLoop; end; Nos 2 casos, a thread não era pra ser executada tbm? O que estou fazendo de errado?

Você deve criar uma thread passando algum objeto como parâmetro para receber o resultado do processamento. A noite se precisar posso explicar melhor, durante o dia é complicado. :(
Mas existem bastante exemplos no google, digite na busca: delphi + thread + definitivo.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

Eu já cheguei a ler essa dica da ´Thread definitiva´. Mas se coloco por exemplo um código depois que iniciei a thread, a mesma congela até o processo terminar.

como no exemplo que dei:

var i: integer;
s: string;
begin
IniciaThread;

for i := 0 to 2000000 do
s := IntToStr(i);
end;

Se fizer assim a thread fica congelada tbm. Não era pra ficar executando?

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Massuda

Seu loop for deveria estar no TThread.Execute (assumindo que você esteja usando um objeto de thread derivado de TThread), não onde ele está no seu exemplo. Mostre o que é IniciaThread.

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

Olá Massuda!

IniciaThread é apenas um exemplo indicando que alí eu estou iniciando uma thread (MinhaThread.Create(False))

O que eu quero exatamente é o seguinte: Mostrar uma tela de espera com animação enquanto executo um método no servidor. A animação é pra mostrar que o programa não está travado.

O correto é eu colocar a chamada ao método na minha thread? E o código que cria a tela de espera com animação? Na Thread tbm ou em uma outra?

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Massuda

Geralmente coloca-se o processo demorado numa thread separada, assim a UI do seu programa continua viva. Exemplo bem simples e não testado:
const
  WM_MINHA_THREAD_ACABOU = WM_USER + 1;

type
  TMeuFormPrincipal = class(TForm)
  private
    procedure WMMinhaThreadAcabou(var Msg: TMessage); message WM_MINHA_THREAD_ACABOU;
    ...
  end;

TMinhaThread = class(TThread)
  protected
    procedure Execute; override;
    ...
  end;

...

procedure TMinhaThread.Execute;
begin
  FreeOnTerminate := True;

try
    // faz algo demorado aqui
  except
    // trata eventuais exceções
  end;

// avisa a UI que terminou
  PostMessage(Application.MainForm.Handle, WM_MINHA_THREAD_ACABOU, 0, 0);
end;

...

procedure TMeuFormPrincipal.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // inicia a animação, desabilita o botão, etc

// inicia a thread
  TMinhaThread.Create(False);
end;  

procedure TMeuFormPrincipalWMMinhaThreadAcabou(var Msg: TMessage); 
begin
  // pára a animação, habilita o botão, etc
end;

Responder

Gostei + 0

05/11/2007

Tchelllo

No meu sistema, eu tenho vários métodos demorados onde eu coloco uma tela de espera antes do iniciar.

Teria uma forma mais fácil e rápida de fazer isso ao invés de criar uma thread pra cada método?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar