Fórum O delphi esta falindo #362925
25/08/2008
0
Aldemirjorge
Curtir tópico
+ 0Posts
25/08/2008
Joaoshi
Gostei + 0
25/08/2008
Massuda
Gostei + 0
25/08/2008
Paulo
Gostei + 0
25/08/2008
Knight_of_wine
Assim programadores Delphi, como nós, passsarão a valer peso de ouro e os porcarias que fazer dois cursinhos meia boca e tentam entrar no mercado vão para outras linguagens! :wink:
Gostei + 0
25/08/2008
Paullsoftware
Gostei + 0
25/08/2008
Marco Salles
Isto é inegável .... O IntraWeb ate agora não Rolou ... E aprender net no delphi , parece que é outra linguagem... < confesso que esta dificil >
Os engenheiros tinham que facilitar esta curva de aprendizagem... Meus comhecimentos em .net são irrisórios . E isto me deixa ´stressado´ ...
Gostei + 0
25/08/2008
Godzilla_xf
Amigo concordo plenamente com sua explanação, eu vejo muita gente falando sobre o Delphi, mas nem sequer, fez um estudo mais afundo para ver o quanto esta ferramenta e boa. Tem gente aos quilos dizendo que o Delphi vai morrer isso ja tem uns 06 anos que eu venho acompanhando esta historia, isso na minha opinião não vai acontecer. Outra coisa, eu tenho conhecidos que estão com softwares rodando em COBOL, e estão tranqüilos, e vc´s precisam ver o quando os programas rodam bem, eu acho o seguinte, quem faz a linguagem e o programador, se o cara a domina bem, ela vai servir para ele por muito tempo. E que venham as novíssimas versões do Delphi.
Gostei + 0
26/08/2008
Romulocpd
Essa de uma linguagem vai sumir é uma lenda bem ridícula eu diria. O clipper até hoje existe!!! Essa sim praticamente sumiu!!! Mas também foi falta de investimento.
Essa de .Net dependerá muito do mercado que você pretende atuar. Por exemplo se você pretende trabalhar com Web com certeza utilize ASP.Net e você será muito feliz! Mas se pretende desenvolver para desktop eu aconselho ficar na Win32. Em empresas de grandes centros temos, teoricamente, máquinas boas que podem suportar o pesado .Net framework 3.5. Mas e em empresas pequenas?
O .Net tem recursos muito bons, estudo ele diariamente e já fiz cursos dele, mas para desenvolvimento desktop eu prefiro muito mais o Delphi 7 com seus excelentes pacotes de componentes. Consigo fazer uma aplicação robusta, segura, estável e leve para rodar em qualquer estação. Com .Net tem vários problemas pois é o framework já comendo memória, tem que mandar as dlls das bibliotecas junto. O código não é seguro (no sentido de proteção de código, dá para ver o que acontece no fonte).
Bom pessoal é uma opinião minha. Enquanto eu desenvolver para desktop sempre vai ser Win32. Mas para Web com certeza é ASP.Net.
E essa de linguagem morrer é uma lenda, lenda mesmo. Se um dia (eu disse SE) o COBOL morrer o Delphi e o VB6 serão os próximos COBOL´s!
Mas vamos lá.. todos opinem que esse tipo de discussão é boa!
Abraços a todos
Gostei + 0
26/08/2008
Thiago Vidal
Pra começar, gostaria de destacar os preços das ferramentas. O Java, pode ser gratuito, se for utilizado Eclipse ou NetBeans, ou pode-se usar ferramentas pagas. A Microsoft, corre por fora, tentando convencer as empresas a pagar R$ 700,00 por uma licensa de Visual Studio. Ambas com recursos semelhantes como o desenvolvimento web, orientação à objetos, hibernate, generics, e agora a Microsoft chega com o Linq pra acentuar a briga. O Delphi corre por trás, custando mais de R$ 3.000,00; uma IDE pesada, e absurdamente bugada, que desde a versao 2005 ja perdeu muitos adeptos, e que, apesar de ter melhorado muito na versao 2007, se nao resolver seus problemas mais serios para a versao 2008, vai estar mesmo, fadada à acabar.
Enquanto os desenvolvedores .NET e Java ja contam com recursos de acesso à dados como hibernate, o pessoal do Delphi ainda se mata com os TDateTimeField, que no MySQL (que o Delphi nem tem driver nativo), aparece como TSQLTimeStamp, ou seja, sistemas multi-bancos no Delphi continuam exigindo uma ginástica do programador, ainda mais se tiver queries complexas, que são diferentes em SQL Server/Oracle/Firebird, etc...
Em relação aos recursos de linguagem, até hoje ainda não entendi pq diabos não colocaram os += e -= no Delphi, e também o pós-incremento (i++) e pré-decremento (--i); cada vez que tenho que dar um Inc(i) ou Dec(i) no Delphi, me sinto um dinossauro. Sem falar em generics, cada nova classe que herda de TCollection, ter que reimplementar Adds, Insert, etc... para cada nova classe... sinto muita falta dos generics.
Isso sem falar nos bugs da IDE, o D2007 permite manter opções de compilação diferentes para release/debug, alguém ja conseguiu fazer isso funcionar? Principalmente quando se trabalha com pacotes, ele ignora as configuracoes e precisamos de mais ginástica para configurar scripts de MSBuild para fazer builds automatizados para cada novo projeto.
Falando do mercado de trabalho; uma busca rapida na Catho retorna em torno de 300 vagas para Delphi em São Paulo, e mais de 1.000 para Java. Claro que ainda existem sistemas Clipper/dBase rodando, e por sinal, muito mais rapidos que muito sistema novo por aí, mas procure por vagas de Clipper, e veja a média de salário que tem por aí.
Vejo muita gente falando de Delphi 7, completamente ignorando as versoes atuais do produto... isso só prova a incapacidade da linguagem de se manter atual em relação aos concorrentes. Delphi está virando sinônimo de software legado. O Delphi teve sua época de ouro, com uma quantidade imensa de componentes de terceiros que faziam de tudo. Hoje em dia, quem passa por esta fase é são os ambientes .NET e Java, a quantidade de componentes saindo diariamente para estas plataformas é assustadora.
O pessoal aposta que máquinas para rodar a framework .NET ainda são caras, que a plataforma é pesada e exige muito. Isso era o que diziam os programadores de Clipper sobre os sistemas Windows, inclusive do próprio Delphi a 10 anos atrás... acho que a história fala por si só em relação à isso.
Sou apaixonado pelo Delphi desde a versao 3, ele tem garantido meu sustento por 8 anos, mas os problemas gerados pela troca Borland/Inprise/Codegear/Embarcadero ja estao visiveis no produto. A qualidade não é mais a mesma, e uma coisa eu digo. É bom que a próxima versão do Delphi resolva pelo menos 90¬ dos problemas que as versoes anteriores possuem. Por que senão, o Delphi realmente vai ter seus dias contados... e eu é que não vou afundar minha carreira junto com ele.
Falo isso, como programador Delphi, que assim como muitos, está chateado com o rumo que as coisas estão tomando. Não quero jogar toda minha experiência no lixo e investir em novas tecnologias... mas sinto que pode ser que eu não tenha muita escolha no futuro... o jeito é torcer, esperar... e, na pior das hipóteses, se preparar.
Mas esta é só a minha opinião, digam a de vocês....
Gostei + 0
26/08/2008
Discorpio
Pessoal, quando é que vamos aprender que nada em Tecnologia da Informação é definitivo, entretanto devemos ressaltar que quando uma determinada linguagem ou Aplicação está se modificando para melhor, não significa que ela esteja acabando.
Programas, linguagens, Aplicações (RAD ou não) sempre estão implementando versões melhores afim de se adaptarem as tecnologias de ponta. Agora chega um determinado tempo em que essas tecnologias não suportam as novas tecnologias de ponta. O que não podemos esquecer é que as tecnologias antigas deram origem as novas que estão na ponta.
Aqui já foi citado o COBOL. Voces sabem porque muitas das Empresas ainda utilizam o COBOL :?: Simples, porque o COBOL foi e ainda é uma linguagem que funciona.
Já que voces citaram o COBOL, então eu vou citar outra linguagem feita para ambiente DOS que foi o CLIPPER, onde programei muito tempo, desde o seu lançamento em 1985 até 1989, linguagem esta também que funcionava e funciona ainda até hoje nas farmácias aqui do Rio de Janeiro, pois pasmem, fui procurado por um gerente de uma dessas farmácias, me pedindo para implementar uma aplicação em CLIPPER.
Isto nos leva a crer que o que é bom, sempre vem para ficar, mesmo que um dia seja considerado ultrapassado, em algum canto ou em algum lugar, assim como vemos a utilização do COBOL e do CLIPPER, com certeza, amanhã veremos muitas aplicações em DELPHI, em JAVA e etc.
Como já foi citado aqui, sobre os cursos meia boca, realmente existem cursos que mal formam o profissional, onde para angariar fregueses, fazem propagandas enganosas, tal como, aprenda Delphi em duas semanas, ou Java em um semana, ou seja um WebDesigner em tres dias, lhe cobrando os turbos, e não ensinando nada direito. Dai o aluno, sai de lá achando que já sabe tudo.
Além disso, existem também os profissionais bem formados, que acham que a tecnologia do momento é aquela que eles desenvolvem.
Eu acho que muitos cursos de informática, antes de ensinar o Windows, Office e etc, primeiro deveriam ensinar como manipular o DOS, que foi onde tudo começou.
Agora o que eu acho disso tudo, é que o bom Profissional é aquele que está preparado para desenvolver em qualquer linguagem, em qualquer ambiente, e tenha um pouco de conhecimento de tudo, e principalmente saber desenvolver, não importando em qual Linguagem, Aplicação ou Sistema Operacional. Portanto meus amigos, o meu conselho que aprendam tanto linguagens de ponta, como também as antigas, e garanto que voce será o Profissional que terá as maiores chances de ser contratato em qualquer Empresa.
Gostei + 0
26/08/2008
Tnaires
Gostei + 0
26/08/2008
Tnaires
Você tem muito a dever a Borland? Ora essa, ela não está nem aí pra você cara. Esqueça essa paixão, o melhor que você tem a fazer é se atualizar, conhecer coisas novas. Oportunidades em outras tecnologias surgem todo dia, e você vai perdê-las pra ficar amarrado a uma plataforma que já não é o que era há 5 anos atrás?
Gostei + 0
27/08/2008
Marcosrocha
Gostei + 0
27/08/2008
Paulo
Gostei + 0
27/08/2008
N_informatica
É isso mesmo desitam pois assim como um outro colega comentou nós PROGRAMADORES DELPHI teremos mais valor.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)