Primeiro, Java não é mais a novidade e a moda que era a 5 anos atrás. Se vc perceber nos rankings, de 5 anos para cá, apesar do Java ter se mantido na primeira posição durante todo esse tempo, ele vem caindo bem aos poucos. A 5 anos atrás era disparado o primeirissimo absoluto. Hoje o C se aproxima cada vez mais e já está bem perto do Java.
Segundo, graças a moda e novidade que era e ainda é, MUITA GENTE se interessava pelos grandes salários iniciais de programadores Java. Até mesmo programadores plenos ganhavam bons salários. Isso aumentou muito a procura por cursos de Java e muita gente, hoje, já está trabalhando com Java depois de passar alguns anos estudando.
Mas, ainda assim, isso não justifica essa queda grande. Na minha opinião, é culpa das empresas e dos próprios trabalhadores. Das empresas porque contratam muito programador chulé, e trabalhador porque aceita qualquer salário sem nem tentar negociar com as empresas(obvio que isso acontece também porque muitos dos próprios trabalhadores SABEM que são programadores meia-boca e que não iriam conseguir coisa mt melhor...)
27/04/2012
Anderson Rissardi
Em qual cidade o salario de programador java JR é de 5mil ou 3 mil reais?
Na minha cidade programador jnr R$java ganha 1.500 e c#(.net) ganha R$1.600
Varia de cidade para cidade.
Aqui no Rio, programador Jr em Java fica em 2500 e sênior 5.500, em média.
Tá muito menor do que era. Hoje até programador C++ tá ganhando mais que Java ._.(isso porque C++ tá sendo massacrado pelo .NET...)
Agora, incrivel mesmo é ver salário de programadores e linguagens pré-historicas como COBOL e ABAP ganhando 4500 como JR e chegando a 9500 como Sênior.... Isso é um sinal muito grave, porque mostra que as empresas brasileiras continuam batendo na mesma tecla desde 1970~1980 quando seus primeiros sistemas foram implantados...
Qual é a solução? Estuda inglês e sai fora daqui o mais rápido que puder..............
[quote="MathewsMotta"]
Qual é a solução? Estuda inglês e sai fora daqui o mais rápido que puder..............
Apoiado!
:evil: :evil: :evil: :evil:
07/05/2012
Jeckson Bernardino
Raalmente o salario varia de cidade pra cidade, mas hoje é bem mais facil de virar programador java do que 5 canos atrás, tem tudo na net.
Agora me diz de um programador cobol que ganha mal! Vejo programadores cobol ganhar muito bem, pois o material na net é pouco, pra executar tu tem que arrumar uma par de parada.
Eu tenho a felicidade de trabalhar em uma empresa que trabalha com mainframe então tenho um certo acesso. E outro fator é que na faculdade que estudo tem cobol.
É bom conhecer um pouco de tudo java, cobol, C etc.. sei um pouco de cada e não trabalho com nenhuma delas.
19/08/2012
Marcos Oliveira
É muito estranho hoje em dia as empresas não utilizarem a linguagem orientada a objetos java, já que a mesma é a linguagem do futuro.Há 2 hipóteses: as empresas não sabem do tesouro da linguagem ou elas ainda não possuem pessoas qualificadas para operar em java.Aliais saber programar é uma coisa dominar é outra totalmente diferente.
[quote="maciel"]É muito estranho hoje em dia as empresas não utilizarem a linguagem orientada a objetos java, já que a mesma é a linguagem do futuro.Há 2 hipóteses: as empresas não sabem do tesouro da linguagem ou elas ainda não possuem pessoas qualificadas para operar em java.Aliais saber programar é uma coisa dominar é outra totalmente diferente.
Sobre isso, é bem a cara do Brasil. Eu tive ainda pouca experiência, mas pude perceber o que realmente acontece por aqui na nossa querida área de programação.
Para começar, os sistemas das empresas grandes aqui são VELHOS. São realmente antigos... Só para exemplificar: empresas como SulAmérica, ou bancos como Caixa e Bradesco estão até hoje no COBOL. E Cobol já tem mais de [b]40 anos[/b] de vida.
40 anos é um tempo GIGANTESCO em termos de computação. A internet da forma que conhecemos tem pouco mais que 15!
Somado a isso, como todos sabemos, migrar sistemas de linguagem é um processo lento, e, principalmente, CARO, ainda mais se tratando de Java.
E para somar ainda mais, não podemos desmerecer o Cobol: sua alta performance e ainda mais alta segurança de dados são fatores bem sólidos para as empresas se manterem imutáveis(mesmo sabendo que com Java é possível ter uma segurança maior, mas aí é mão de obra mais cara ainda e só vai piorando mais e mais a situação!)
Para piorar tudo, o Java recentemente perdeu a primeira posição de linguagem mais procurada para o C, após 10 anos de liderança, e ele continua caindo(Apesar de estar ainda bem longe do terceiro lugar: Objective-C(Apple))
Então, meus amigos, nos deparamos com uma situação delicada. Grandes empresas, que pagam melhor, optam por manter seus sistemas antigos. Novas empresas já fazem seus sistemas em linguagens mais recentes, mas pagam menos... O que fazer?
Na minha opinião? Continue no Java. Mesmo em um processo extremamente lento, aos poucos os sistemas serão migrados, e podem ter certeza que o Java é a escolha primária. Mas, ao mesmo tempo, continuem se atualizando com outras opções. O barato de nossa área é esse: opções é o que não falta. Se quiser, vc pode até mesmo aprender a fazer aplicativos de iPhone/iPad e fazer de si mesmo sua própria empresa(tem gente que ganha muita grana fazendo isso, só precisa ser criativo!)
Só não devemos esquecer: além de tudo e de todos, devemos saber Java.
PS: Desculpem pelo ultra-blaster-long-post!