GARANTIR DESCONTO

Fórum [off topic] Vantages/etc em distribuição OpenSource? Opinem #268759

16/02/2005

0

Olá a todos! Alguem saberia me informar vantagens/desvantagens/etc sobre distribuição de Código-Livre? Gostaria de opiniões, informações... Eu desenvolví uma biblioteca que faz a mesma coisa que a MadCodeHook (http://www.madshi.net/), e não sei como vou distribuí-la. Digamos que existam somente umas 7 bibliotecas para este fim, sendo umas 5 delas Shareware, e de acordo com meus testes, a minha está com uma qualidade bastante superior com relação as Freewares. Ela é a primeira biblioteca de API Hooking do Brasil. Gastei muito tempo em pesquisas, muito tempo desenvolvendo.

Agora eu queria saber... Quais suas opiniões com relação ao modo de liberação? OpenSource, Freeware, Shareware, o que? Levando em considereação que eu tenho 18 anos, estou muito bem empregado e estou cursando Engenharia da Computação. Quais seriam as vantagens de liberar OpenSource? Será que isso tornaria meu nome conhecido nessa área? Eu teria alguma coisa a ganhar com isso tudo? O que eu posso fazer com relação a isso tudo?

Obrigado a todos!

Nildo

Nildo

Responder

16/02/2005

Vinicius2k

Creio que depende da finalidade do seu projeto original.

Se vc criou esta lib para utitlizar em seus projetos e, apesar de ter lhe dado muito trabalho, não se incomoda que outros a utilizem, a liberação Free ou OpenSource é uma vantagem, porque sempre virão sugestões e detecções de bugs de outros usuários que o ajudarão a evoluir o código que vc mesmo utiliza.

Se vc criou esta lib, mas não utiliza em seus projetos, vc precisa se perguntar : Quer ter algum retorno financeiro com ela ? Se não, libere Free ou OpenSouce, se sim, libere Share.

Quanto a Free ou OpenSouce, é uma escolha difícil... Particularmente, eu não utilizo componentes ou libs com código fechado a não ser que sejam comerciais... creio que o principal motivo seja óbvio: garantia de continuidade.