GARANTIR DESCONTO

Fórum [off topic] Vantages/etc em distribuição OpenSource? Opinem #268759

16/02/2005

0

Olá a todos! Alguem saberia me informar vantagens/desvantagens/etc sobre distribuição de Código-Livre? Gostaria de opiniões, informações... Eu desenvolví uma biblioteca que faz a mesma coisa que a MadCodeHook (http://www.madshi.net/), e não sei como vou distribuí-la. Digamos que existam somente umas 7 bibliotecas para este fim, sendo umas 5 delas Shareware, e de acordo com meus testes, a minha está com uma qualidade bastante superior com relação as Freewares. Ela é a primeira biblioteca de API Hooking do Brasil. Gastei muito tempo em pesquisas, muito tempo desenvolvendo.

Agora eu queria saber... Quais suas opiniões com relação ao modo de liberação? OpenSource, Freeware, Shareware, o que? Levando em considereação que eu tenho 18 anos, estou muito bem empregado e estou cursando Engenharia da Computação. Quais seriam as vantagens de liberar OpenSource? Será que isso tornaria meu nome conhecido nessa área? Eu teria alguma coisa a ganhar com isso tudo? O que eu posso fazer com relação a isso tudo?

Obrigado a todos!

Nildo

Nildo

Responder

16/02/2005

Vinicius2k

Creio que depende da finalidade do seu projeto original.

Se vc criou esta lib para utitlizar em seus projetos e, apesar de ter lhe dado muito trabalho, não se incomoda que outros a utilizem, a liberação Free ou OpenSource é uma vantagem, porque sempre virão sugestões e detecções de bugs de outros usuários que o ajudarão a evoluir o código que vc mesmo utiliza.

Se vc criou esta lib, mas não utiliza em seus projetos, vc precisa se perguntar : Quer ter algum retorno financeiro com ela ? Se não, libere Free ou OpenSouce, se sim, libere Share.

Quanto a Free ou OpenSouce, é uma escolha difícil... Particularmente, eu não utilizo componentes ou libs com código fechado a não ser que sejam comerciais... creio que o principal motivo seja óbvio: garantia de continuidade.
Vc terá uma divulgação muito maior de utilizar a distribuição OpenSource, mas corre o risco de ter seu fonte ´clonado´ e utilizado comercialmente.
Seu trabalho será preservado se utilizar a distrubuição Free, mas é possível que o ´sucesso´ da sua lib seja inferior ao esperado.

Eu tenho um projeto OpenSource ([url=http://devres.freeprohost.com/]VDOPrint[/url]) e que se enquadra na primeira colocação que fiz : utilizo em meus projetos, então, as sugestões e relatórios dos meus usuários são muito úteis. Inclusive, alguns usuários já fizeram modificações no meu projeto que eu não havia pensado e sugeriram opções que incorporadas nas novas versões fazem crescer ainda mais o ´sucesso´ do projeto.

Quanto a tornar-se conhecido nesta área será um consequencia de qualquer tipo de distribuição que adotar, mas vc não deve esperar muito disso. O máximo que poderá ocorrer é, dentro das próprias comunidades que vc é ativo, vc se tornar uma referência sobre o assunto.
Não creio que esta divulgação do seu nome trará alguma vantagem extra-comunidade...

Bem, estas são as minhas opiniões... espero ter contribuído com a sua decisão :wink:

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Motta

Pelo que sentir vc que divulgar seu nome a comunidade, distribui-la via GNU pode ser uma solução, pois vc teria seu nome divulgado.

O que faz esta biblioteca ?

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Marcelo Saviski

Eu sempre achei que vender Libs não da muito certo.
Me colocando no seu lugar, eu não veria problemas em distribuir com o código. Se quisesse lucrar, procuraria fazer desenvolvendo programas que fizessem uso dessa biblioteca.
O problema seria escolher a licença, se vc quer que os programas que forem feitos cem essa biblioteca tb sejam Open-Source, ou deixa livre para vender os programas feitos com ela sem altera-la.
pessaolmente, liberaria como, ´livre para uso não comercial´.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Nildo

Vinicius, sobre a divulgação do nome.. Tome como referencia o autor da MadCodeHook (é só fazer uma pesquisa no google por ´Madshi´, que é o apelido do cara), ele é ponto de referência no assunto...

Motta, a finalidade da biblioteca é a seguinte: Capturar chamadas as APIs, de outros programas. Por exemplo: Você pode ser notificado sempre que a API CreateProcess for chamada, de um outro programa. Dai ao invéz de cair na CreateProcess original, vai cair em uma função que você mesmo criou, com os mesmos parâmetros. Dentro dela você pode alterar os parametros originais, obter dados dos parametros, e chamar a CreateProcess originais com os novos parametros (ou simplesmente não chamá-la). É como se quando o cara chamar essa API, vai cair na SUA procedure antes de cair na API original, assim você pode alterar parametros, perguntar pro usuario se ele deseja permitir que o programa X execute o programa Y, enfim... Um anti-virus tem esta técnica acoplada, por exemplo: Sempre que você copia um arquivo, o anti-virus detecta isto, e passa a rotina de verificação de vírus antes que o arquivo seja copiado. Ele faz isso via API Hooking, isso é, fazendo sempre com que a API MoveFile (ou CopyFile, etc) for executada por outros programas, caia na rotina no anti-virus. Entendeu +/- ?

Enfim, é algo muito complexo que me tomou muito tempo e estudo (estudo do kernel do win9x, winNT, estruturas PE, assembler, opcodes, delphi, estrutura de memória de todas as versões do windows, etc)

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Massuda

... Eu desenvolví uma biblioteca que faz a mesma coisa que a MadCodeHook ... Ela é a primeira biblioteca de API Hooking do Brasil. Gastei muito tempo em pesquisas, muito tempo desenvolvendo.
Cara... meus parabéns :D Sei que fazer ferramentas para depuração não é uma das tarefas mais fáceis de se assumir.

... OpenSource, Freeware, Shareware, o que?
Sendo franco e pensando no meu bolso... open source com licença MPL... assim posso usar sem gastar dinheiro e, como tenho o fonte, garanto o futuro do meu investimento em usar a biblioteca. Infelizmente, é no dinheiro que a maior parte das pessoas pensa quando a discussão é sobre open source.

Colocando-me no seu lugar... não sei qual seus objetivos imediatos. Se for financeiro, optaria por shareware, mas teria de considerar o esforço necessário para vender o produto, dar manutenção aos clientes e evitar pirataria.

... Quais seriam as vantagens de liberar OpenSource? Será que isso tornaria meu nome conhecido nessa área? Eu teria alguma coisa a ganhar com isso tudo? O que eu posso fazer com relação a isso tudo?
Se você liberar via shareware, automaticamente você tem o ônus do suporte ao cliente (mesmo que seja um só)... OpenSource não tem isso, algumas vezes dá a impressão que OpenSource é sinônimo de abandonware.

Outra vantagem é que, teoricamente, seu ciclo de desenvolvimento fica relaxado (não conheço muitos OpenSource com cronogramas rígidos de desenvolvimento).

Uma das vantagens que costuma-se atribuir ao OpenSource é que a manutenção fica mais fácil pois os próprios usuários podem dar manutenção e contribuir para o projeto. Pessoalmente acho que isso não acontece. Provavelmente a grande maioria dos usuários irá simplesmente te mandar um e-mail reclamando dos bugs.

Quanto ao reconhecimento... acho que existe o risco de você virar simplesmente um link direto para o ZIP de sua biblioteca no superdownloads (algo do tipo VCLSkin... quantos sabem o site de quem fez essa biblioteca?). Mas acho que o pessoal sério vai acabar conhecendo seu trabalho.

Liberar como freeware tem as vantagens do OpenSource e, se você distribuir em formato DCU, sempre deixa a possibilidade de partir no futuro para algo comercial.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Vinicius2k

Outra vantagem é que, teoricamente, seu ciclo de desenvolvimento fica relaxado (não conheço muitos OpenSource com cronogramas rígidos de desenvolvimento).

Uma grande verdade.

Uma das vantagens que costuma-se atribuir ao OpenSource é que a manutenção fica mais fácil pois os próprios usuários podem dar manutenção e contribuir para o projeto. Pessoalmente acho que isso não acontece. Provavelmente a grande maioria dos usuários irá simplesmente te mandar um e-mail reclamando dos bugs.

Sim, acontece (ao menos comigo). É verdade que as dúvidas e reclamações são em número muito superior, mas existe a contribuição.

T+

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Motta

Interessante.

Como está a documentação ?
Vc tem uma versão em inglês da documentação ?
Isto é importante para qualquer divulgação.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Nildo

Interessante. Como está a documentação ? Vc tem uma versão em inglês da documentação ? Isto é importante para qualquer divulgação.

Eu ainda não comecei a trabalhar na documentação do funcionamento. Mas a documentação do código fonte, é visivel somente dentro do .PAS. O código fonte está documentado Linha-a-linha, o que a linha a seguir faz, no que ela interfere, condições adversas, etc. Comentários técnicos do funcionamento interno também incluso em alguns blocos. Por exemplo:

Caso estamos no win9x, e tal condição for verdadeira, o Windows vai fazer isso e isso, impedindo o uso disso e daqulo. A linha a seguir vai desativar esta proteção do Windows, de tal forma que blablabla

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Massuda

[quote:e100d635db=´Massuda´]Uma das vantagens que costuma-se atribuir ao OpenSource é que a manutenção fica mais fácil pois os próprios usuários podem dar manutenção e contribuir para o projeto. Pessoalmente acho que isso não acontece. Provavelmente a grande maioria dos usuários irá simplesmente te mandar um e-mail reclamando dos bugs.

Sim, acontece (ao menos comigo). É verdade que as dúvidas e reclamações são em número muito superior, mas existe a contribuição.[/quote:e100d635db]Curiosidade minha... li algum tempo atrás um estudo sobre um grande projeto OpenSource (não vou citar nomes!) onde a maior parte das contribuições vinha de um grupo muito reduzido de usuários... o autor até chamava esses usuários de ´inner circle´ e afirmava que esse pessoal acabava de certa forma guiando o futuro do projeto. Isso é verdade?

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Motta

Divulgando, alguém da comunidade com tempo (saco :-]]) poderia fazer o help dos componentes, em Inglês de preferencia.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Nildo

Divulgando, alguém da comunidade com tempo (saco :-]]) poderia fazer o help dos componentes, em Inglês de preferencia.

Isso eu pretendo fazer, com certeza.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Motta

[quote:f8c4fb289a=´Vinicius2K´][quote:f8c4fb289a=´Massuda´]Uma das vantagens que costuma-se atribuir ao OpenSource é que a manutenção fica mais fácil pois os próprios usuários podem dar manutenção e contribuir para o projeto. Pessoalmente acho que isso não acontece. Provavelmente a grande maioria dos usuários irá simplesmente te mandar um e-mail reclamando dos bugs.

Sim, acontece (ao menos comigo). É verdade que as dúvidas e reclamações são em número muito superior, mas existe a contribuição.[/quote:f8c4fb289a]Curiosidade minha... li algum tempo atrás um estudo sobre um grande projeto OpenSource (não vou citar nomes!) onde a maior parte das contribuições vinha de um grupo muito reduzido de usuários... o autor até chamava esses usuários de ´inner circle´ e afirmava que esse pessoal acabava de certa forma guiando o futuro do projeto. Isso é verdade?[/quote:f8c4fb289a]

A questão aqui é criar uma ´massa critica´ de usuários com tempo,conhecimento técnico e vontade de contribuir para o projeto, e alguém para ir agregando as contríbuições às novas versões.
O Linux criou esta massa critica por exemplo.

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Nildo

Meu único medo, é distribuir o código fonte e algum pentelho copiá-lo, e falar: ´Ó? eu que fiz!´. Fora isso eu pretendo mesmo liberar OpenSource porque eu não quero me comprometer a dar suporte técnico a qualquer momento.. Afinal, se o cara pagou, ele quer um serviço de qualidade, não?

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Nildo

Será que esse negócio de Doações funciona para um projeto bem elaborado, bem divulgado, bem utilizado?

Responder

Gostei + 0

16/02/2005

Motta

Quanto a plágio e copia descarada , nem o Todo Poderoso te protege...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar