Fórum Para aqueles que são contra a pirataria. #189997
21/10/2003
0
Este foi um papo que bati com o suporte da microsoft sobre o XP Professional.
Depois ficam dizendo para não piratear...Sinceramente, não dá pra entender.
Carnette
Curtir tópico
+ 0Posts
23/10/2003
Cebikyn
Em momento algum eu disse que o Windows é fechado, a frase ´E ainda tem gente que diz que sistema operacional deve ser fechado e pago...´ é apenas uma referência a uma outra frase que foi colocada aqui no fórum.
OBS: eu sei muito bem que o afarias não afirmou que fui eu quem disse isso, mas esta msg é apenas para evitar equivocos.
Gostei + 0
23/10/2003
Afarias
Gostei + 0
23/10/2003
Beppe
Eu confesso a micro$oft é o meu saco de pancada preferido, por não conseguir escrever algo livre de bugs, mas isso só nos estimula a escrever softwares melhores.
Abraços a todos,
Ataliba
Gostei + 0
24/10/2003
Ulbj05
Teve uma vez que eu resolvi comprar uma versão completa do linex numa livraria especializada. Comprei se não me engano a versão 3.0 ´Guarani´. Pensei que por estar comprando uma versão oficial não teria os problemas que tinha encontrado até então. Mas tive os mesmos problemas. O SO encontrou o video e não encontrou o mouse. Liguei para o suporte e eles me disseram que o linux não tem drives ( na época ) para todos os tipos de mouse e que por um preço de R$ 60,00 A HORA, um programador viria até minha casa e iria programar um driver para o meu mouse. Claro que não aceitei. Voltei à loja, falei com o vendedor que me atendeu. Não consegui o dinheiro de volta, mas, pelo menos, me deixaram levar a importancia paga em livros que pude escolher na livraria. ( Não deixa de ser um desrespeito ao consumidor )
Não estou entrando no mérito de qual SO é melhor mas, com o Windows ( desde a versão 3.10 ) sempre pude instalar na minha máquina e o SO reconhecia mouse, video, tudo. De primeira. Sem falar que toda vez que a gente instala linux e depois resolve apagar e instalar o Windows tem toda uma dor de cabeça por causa das partições NÃO-DOS que o linux cria, e que quase nenhum programa de partição da Microsoft consegue apagar. Eu mesmo só consegui apagar as partições com o disco de instalação do Windows XP. Para mim, simples usuário e programador Delphi, o Windows está muito superior ao Linux embora concorde com o que foi falado no forum que, a concorrencia faz os 2 ficarem melhores.
Bom, esta foi apenas a minha opinião e relato das minhas experiências com Linux e Windows.
Gostei + 0
17/04/2006
Vitor Rubio
Não tenho muita experiência com linux, mas acredito que este 3.0 Guarani se refira a versão 3.0 do conectiva linux, que na época tinha o codinome de guarani....
essa versão está pelo menos 8 anos defasada... A conectiva, por exemplo, se uniu à mandrake depois da versão 10.0, lançando o mandriva que eu nem sei como é....
hoje em dia, qualquer distro linux de banca de jornal, desses montes de livecd que tem por aí, reconhecem automaticamente qualquer tipo de hardware, inclusive aqueles de baixa qualidade, chamados ´harduér de pobre´ :)
Gostei + 0
17/04/2006
Lnunes
1° -O MacOs Tiger da Apple tem todas as sua caracteristicas na caixa ?
2° - Se eu comprar o Conectiva Linux 10 Professional por 199,00 Reais eu tenho direito de reclamar ?
Gostei + 0
17/04/2006
Kroki
A respeito do Windows todo o mundo ja sabe das pretenções da Microsoft,agora ficar nessa de só elogiar um produto mundialmente problemático como o Windows não leva a nada,alias,leva a se tornar um Iraque.
Estudem Linux e tornen-se independentes.
Gostei + 0
17/04/2006
Kroki
ALOOOOOOOOO,todo mundo sabe que qualquer um pode baixar várias versões de Linux de graça nos sites!
De onde tiraram a idéia de pagar pelos CDs??Ah lógico,vc tem que comprar os Cds virgens...Conectiva?...Não é a única destribuição e nem a melhor....
Gostei + 0
18/04/2006
Bon Jovi
Vc está falando besteira, uso desde a versao 4 o Windows NT e sempre foi bastante estável assim como o Linux.
Gostei + 0
18/04/2006
Weber
Sobre Windows, não sei se vale a pena e estudar, estudar, estudar, e ficar apanhando com Linux (qualquer distro) se o windows home custa apenas R$ 300,00.
Um de meus clientes pretendia implantar Linux em sua empresa, mas ao estudar com calma pode-se verificar que o Linux acaba saindo mais caro com o passar dos meses, visto que o suporte de um técnico profissional é muito mais caro que para windows.
Gostei + 0
18/04/2006
Adriano Santos
OBS: Eu não pago Linux, logo não é uma obrigação deles.
[color=red:ea4c0d095f]OBS: Brother não sei vc, mas eu vivo no Brasil, e até onde eu sei, após violado o lacre de garantia, não é aceita a troca do produto, e tambem, quando eu vou contratar algum serviço, eu primeiro vejo o contrato pra depois comprar.[/color:ea4c0d095f]
OBS: Sim, ai ta certo, mas se eu não explicar todas as limitações do meu produto, o negocio é pega o jornal no dia seguinte e procura outro emprego.
OBS: Essa é uma verdade que vc falou, o Linux ta longe de ser igual ao Windows, se um dia for.
Brother, salvo sua opnião e me desculpe se em algum momento eu fui rude, mas tambem salvo minha opnião.
Um abraço, Henry.[/quote:ea4c0d095f]
Só pra colocar mais lenha na fogueira. Você pode devolver o produto sim. Pelo código de defesa ao consumidor brasileiro, que por sinal é um dos mais eficientes do mundo, vc tem um prazo para devolver o produto caso se ´arrependa´ ou caso hajam problemas no produto. Procure qualquer advogado e ele dirá o que fazer.
O código de defesa ao consumidor no Brasil, como disse, é um dos melhores e mais eficentes do mundo. O problema é que o consumidor brasileiro não tem conhecimento disso e muitas vezes deixa as coisas passarem por acharem que nunca conseguirão ganhar uma causa.
Não é permitido por exemplo você pegar de volta o valor que vc pagou por algo em mercadorias. :D
Gostei + 0
18/04/2006
Paullsoftware
Gostei + 0
29/04/2006
Ricardo_engsoft
Para isso farei algumas perguntas que responderei com o meu ponto de vista e tentarei ser o mais imparcial possível.
1° Por que o valor da hora de um técnico especializado em Linux é mais caro do que um técnico especializado em Windows?
Bem, primeiro por conta do tempo de existência como produto ´comercial´. O Windows, por conta de seu código proprietário e sua pretensão em ser algo totalmente voltado para a venda, foi massivamente disseminado durante muitos anos, numa época em que todo mundo já estava cheio de usar linhas de comando e/ou interfaces gráficas limitadas.
O Linux, todos DEVERIAM saber, até muito pouco tempo não passava de algo acadêmico, fortemente baseado no UNIX, porém um pouco mais ´simplificado´. Por ser algo acadêmico, não tinha necessidade de fechar seu código já que ninguém tinha pretensão em vender o software e sim em ensinar como ele se comportava, embasando os estudantes de Computação. Vcs já pararam pra analisar quantas distribuições de Linux existem hoje (ABR/2006)? Qualquer um de nós pode criar uma nova distro, basta baixar o Kernel, acoplar uma GUI e acrescentar alguns extras (aplicativos que vc quer que sejam instalados junto) e voilà! Vc tem sua própria distro Linux.
A variedade, tanto de sub-versões do Kernel (como ele é aberto, cada um pode livremente alterar uma feature nele e recompilá-lo) em paralelo à versão oficial, a variedade de interfaces gráficas e também a própria dificuldade em se conhecer todos os cruzamentos possíveis desses elementos, fazem que a hora do profissional Linux seja mais cara que a do profissional Windows, já que o profissional Linux vai ter que levantar mais informações sobre o que ele tem a analisar em cada caso específico, sem falar que depois que descobrir que software ele tem em mãos, ele tem que verificar qual o hardware que tem em mãos.
O profissional Windows não passa por esse ´inconveniente´; por ser um produto fechado e portanto padronizado o profissional sabe (ou deve saber) onde começar a agir.
A titulo de comparação, é como tentar comparar um mecânico de uma agência autorizada com um mecânico da Fórmula 1. São mundos diferentes. E outro fator importante; quanto maior o conhecimento, mais valorizado deve ser o profissional. E quanto mais complexo for o trabalho, logicamente mais horas ele irá consumir.
Fica a pergunta: será REALMENTE que o profissional Linux é mais caro ou a Microsoft pode oferecer uma infraestrutura de suporte aos seus profissionais melhor?
2° Porque o Windows é mais usado que o Linux?
Parte da resposta já foi dada. No meio corporativo são as razões apresentadas acima combinadas com outros fatores como uma forte publicidade da Microsoft promovendo eventos e convidando pessoal chave de TI, seja porque o filho do diretor de TI usa Windows ou seja porque o Windows existe a muito tempo ou seja porque vc sabe há quem o Windows pertence.
Tente ver essas declarações pela ótica do Linux: não exite uma companhia que realmente esteja promovendo o Linux, com propagandas, publicidade, essas coisas. Somente isso já faz com que o Linux seja menos divulgado e atraia menos interesse para si. O Linux para esses que desconhecem suas origens aparenta ser um produto ´novo´, portanto instável e sem knowledge base (base de conhecimento) para suporte. E finalmente, tente me responder: qual diretor de TI ou qualquer outra área vai num produto que não tem um dono?
Mais um fator que alavancou o Windows e ainda o impulsiona: a própria indústria de tecnologia trabalhou para a Microsoft, desenvolvendo produtos com drivers compatíveis apenas para o seu software, já que não existia um concorrente parrudo para dividir o mercado. Quem quer investir tempo e dinheiro produzindo algo para uma meia dúzia de gatos pingados? Eis uma listinha bem meia-boca de algumas empresas que trabalharam para alavancar o Windows: Intel, Compaq, IBM, Lotus, Corel, Borland, e muitas outras. Hoje em dia, algumas dessas empresas tentam fazer o mesmo com o Linux, mas tentam não criar outra cobra, como fizeram com a Microsoft por meio do Windows. Essas empresas erraram? acredito que sim e não, porque o tempo mostrou que algumas acabaram levando chapéu da Microsoft; outras cresceram ainda mais e se consolidaram junto com o Windows.
E sobre a ótica do usuário final: como o Linux era muito pouco divulgado (por sua veia acadêmica) e o Windows era a solução ´na mão´ então por isso ele acabou sendo usado. Nenhum usuário mediano quer ter o trabalho de ficar compilando kernel, interface gráfica, dispositivos, etc. pra daí conseguir usar o computador. Eles querem no máximo inserir o CD no drive, clicar no arquivo e seguir um processo simples, onde eles não precisam decidir nada, apenas confirmar ou tomar conhecimento do que será feito na próxima etapa.
Poderia escrever muito mais sobre o assunto, fazendo outras perguntas e encontrando outras respostas, mas acho que não é necessário. Acredito que uma empresa pode perfeitamente migrar para o Linux, deixando o Windows completamente de lado. É claro que será necessário trabalhar em várias frentes, e encarar uma possível e ligeira queda de produtividade. Mas se formos analisar, não foi a mesma coisa que aconteceu com o Windows? É tudo uma questão de adaptação e de saber escolher a distro Linux correta / mais simples, baseada no perfil dos usuários de sua empresa.
Não vou apresentar um argumento para continuar com o Windows até porque ele já se justifica por algumas afirmações aparentemente imutáveis: nosso pessoal já está adaptado, o custo vai ser muito alto, ninguém do suporte conhece Linux e por aí vai. Mas novamente repito o que já disse; o mesmo já não aconteceu com o Windows? Não houve um tempo onde todos estavam adaptados a sistemas e softwres em DOS? Não houve um tempo em que o Windows era ainda mais caro do que é hoje? Não houve um tempo onde as empresas não tinham pessoal de suporte com conhecimento em Windows?
Acho que devemos ser mais sensatos na hora de fazer escolhas com respeito ao SO a ser empregado seja para uso dos usuários finais, seja para uso num Servidor, seja onde for. Acreditem, mas por motivos puramente pessoais ou mesmo por pura preguiça ou falta de tempo, deixa-se de fazer essa análise e adotam-se soluções que aparentemente serão as mais lucrativas, porém isso não se confirma no longo prazo.
Isso vale tanto para Windows como para Linux como para QNX ou FreeBSD ou qualquer alternativa de SO que uma empresa esteja pretendendo adotar. Sempre é bom tentar olhar uma nova tecnologia que muitos não aceitam sobre uma outra ótica. E sempre olhar para a tecnologia dominante sobre a ótica da nova tecnologia como tentei fazer aqui.
Não defendo Windows nem Linux. Ambos tem pontos fortes e fracos. Por exemplo:
* Como a Microsoft, tendo todo o mercado de hardware trabalhando quase que com exclusividade para ela, com tanta pesquisa e tantos profissionais talentosos consegue liberar produtos com tantos bugs ou as vezes nos depararmos com incompatibilidades absurdas de hardware?
* Por que o pessoal do Linux não se empenha em tentar facilitar ainda mais a vida para os usuários que desejam usar o Linux?
Como vcs podem ver, muito ainda pode ser dito a respeito dessa briga, mas no fundo, acabamos sempre nos guiando pelo lado passional. E acabamos ridicularizando a discussão.
Gostei + 0
29/04/2006
Kroki
Gostei + 0
29/04/2006
Aerreira
Existem algumas distribuições linux tentando se aproximar do ambiente Desktop, como o Linspire por exemplo. Venho acompanhando eles desde a época do Lindows, é fraquinho... Demais... Sem condições.. É votato pro leigo totalmente leigo. Estavam em briga com a MS na época do nome antigo, depois que trocaram de nome, julguei que tinham ganhado força, agora vejo eles se dispersando com a criação de outra distro ´Freespire´ que é totalmente grátis e aberta. No fundo o pessoal do linspire percebeu que sozinho não irão a lugar algum, e vêm abrir seu código (que é baseado no Debian) para tentar continuar competindo... Conclusão.. dispersão total...
No brasil, tem o tal de freedows... Nunca usei... Na faculdade usamos Mandrake... e vai a professora de introdução e falar que seria melhor se trocassem tudo para Kurumin, pois o mandrake/mandriva é ruim demais... Vai entender... Dizem ser o Mandriva e o RedHat os mais fáceis de usar e mais indicados para a maioria dos casos! Outro dia baixei e testei aqui o Ubunto Live, que não usa o KDE (ambiente gráfico mais parecido com o windows), o Ubunto usa Gnome... Pareceu bom.. mas ficamos perdidos...
Tem muitas distros de Linux por ai.. Vá no ponto frio: só lá achamos micros com linux que nunca tinha ouvido falar, mais de um diferentes... O governo federal lançou esse programa [computador para todos] que ´teoricamente´ seria uma boa, iria desmistificar o uso do Linux, pois os micros precisam sair com linux prontinho para uso e com direito a suporte por parte do fabricante... Isso daria mais segurança a quem compra... Mas vai ver se emplaca? Não vai... O pessoal compra o micro com linux e a primeira coisa que fazem é instalar um XP pirata por cima.
Sou usuário Windows somente, venho tentando ir para o Linux mas não consigo... acredito ser o caso da maioria por aqui... Somos programadores Delphi... pergunto: dá pra usar Kilix? Fala sério...
Outro dia a IBM promoveu um evento na minha faculdade sobre o Eclipse (uma excelente ferramenta para Java e C++, fiquem ligados), os caras vieram lá do Texas, perguntaram por exemplo quem usava linux para desenvolvimento... na plateia poucos levantaram a mão e ele fez um ar de surpresa, pois esperava mais... Aí vai e pluga seu notebook no data-show, e o que tem lá.... Windows XP! É assim.. falam muito mas na prática vai todo mundo de windows mesmo.
Ruim com Windows, pior sem ele...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)