GARANTIR DESCONTO

Fórum Preservação de Direitos Autorais.. #352153

21/01/2008

0

Olá Amigos, tudo tranquilo? espero que sim...

Esses dias ouvi a seguinte frase de um cliente: ´Mas é só tu que pode fazer isso no programa? me sinto um escravo..´

a Situação é um orçamento para um novo módulo no sistema, então estou pensando em liberar os fontes para o cliente sentir-se ´livre´ para fazer orçamentos com outros programadores e etc...

O Caso é, como preservar o Direito autoral? por exemplo, tem como eu criar um form ´About´ e trancar a alteração do mesmo?

Todo o programa liberado, somente aquele form que contém os direitos autorais que nao pode mexer.

agradeço desde já qualquer dica... vlw!

Daniel Martins

Daniel Martins

Responder

21/01/2008

Edilcimar

Se você liberar os fontes, estará também liberando o teu form ´ABOUT´ pois nada impede que o novo programador o substitua por um outro ou até mesmo o elimine

Responder

Gostei + 0

21/01/2008

Asales

Daniel,
Se você pretende tirar seu ganha-pão do sistema que desenvolveu então você deve protegê-lo.

Nos tempos atuais (AKA: ´Internet´) é complicado você tratar de direitos autorais porque é uma questão cultural em que quem as pessoas não acham que estão prejudicando outras por simplesmente fazerem uso indevido de algo que está protegido (vide a pirataria de filmes).

A intenção de quem desenvolve softwares comercialmente é fidelizar o cliente e as condições de atualização e manutenção do sistema devem ser esclarecidas em contrato antes da aquisição para que depois o cliente não venha falar que é ´escravo do sistema´.

Um exemplo: se o Windows não lhe atende então você parte para o Linux ou você acha que a Microsoft vai disponibilizar os fontes do Windows para você adequá-lo ao seu uso. Somos ´escravos do sistema´.

Outra prática é você adaptar seu sistema para que possa receber módulos externos de desenvolvedores (plugins, dlls) sem que para isso seja necessário alterar os fontes do programa principal. Por exemplo, você disponibiliza a estrutura do seu banco de dados para que um programa externo possa acessá-lo e emitir um relatório a partir dele. Mas provavelmente a maioria destas adaptações custarão mais para o cliente se for terceirizá-las.

Isto, na minha opinião pessoal.

Responder

Gostei + 0

22/01/2008

Daniel Martins

Por isso que gostaria q existisse uma forma de trancar simplesmente um form, para ficasse pra sempre o nome de quem desenvolveu.

Sobre os fontes, creio que mesmo liberando os fontes o cliente ainda recorreria ao programador inicial, pelo fato de estar mais acostumado com o programa e com as informações da empresa, uma terceirização além de ser mais cara tbm levaria tempo para o estudo dos modulos e etc..

Mas mesmo assim daria uma aprente ´liberdade´, para o cliente...

nao sei, ainda nao decidi o que fazer, se não houver jeito fica assim mesmo, o argumento do Windows é interessante...

Responder

Gostei + 0

22/01/2008

Adriano Santos

Só uma dica: grande parte dos desenvolvedores detesta fazer manutenção de código fonte, quem dirá em programa de terceiro.

Responder

Gostei + 0

23/01/2008

Daniel Martins

Isso é uma verdade...

mas não é essa a proposta do Código livre?

Responder

Gostei + 0

23/01/2008

Ffabiop

Olha, seu cliente tem a liberdade de escolher outro produto, penso que isso já é o suficiente... A menos que ele pense que não tem problema de colocar, por exemplo um parachoque de Corsa num Palio...
Se um terceiro for fazer manutenção no programa, o que ele vai dizer do seu programa para o seu cliente? Vai falar bem o mal? O certo, sabemos é apenas fazer o serviço e não falar nada do sistema como um todo, mas quem garante isso?
Penso que o sistema é seu, você altera e você garante o correto funcionamento.

Fábio

Responder

Gostei + 0

23/01/2008

Asales

Daniel,
o Fábio tem toda razão.

Além disso, quem garante que um terceiro que for fazer alterações nos fontes do seu sistema não leve um pendrive, copie todo o seu programa e faça a revenda do mesmo como se fosse dele.

Aí você que passou meses desenvolvendo um sistema vai encontrá-lo sendo vendido por 10,00 ou, pior, de graça para download.

Se é difícil proteger um sistema compilado, imagine com os fontes dele a disposição para quem quiser alterar.

Se você começar a procurar a fundo na internet verá que ´Direito Autoral´ é somente uma frase de efeito (nenhum...)!

Responder

Gostei + 0

24/01/2008

Adriano Santos

[quote:346ffe43ca=´DAniel S Martins´]Isso é uma verdade...

mas não é essa a proposta do Código livre?[/quote:346ffe43ca]
Daniel, como dizia o Vicente Matheus:
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Pois bem, Código Livre é uma coisa, seu sistema é outra. O proósito do código livre é o que o próprio nome sugere, ou seja, livre. E livre não quer dizer que posso pegar o código fonte que está lá e sair vendendo por ai. O fonte do seu programa é seu e ninguém tem que mexer. Você o comercializa, diferente do código livre.

Leia atentamente sobre licenças GPL e GNU. Vai encontrar referências a rodo no Google sobre isso.

O caso do seu sitema é beeeeeeeeem diferente. O fonte é seu, a criatividade é sua, a propriedade intelectual é sua. Você tem que garantir e convencer seu cliente que não pode simplesmente sair disponibilizando código fonte pra todo mundo mexer. Você deve negociar com ele o melhor preço.

E te digo mais, na sua posição....acredito que eu nem venderia o sistema para o cara. Se o cara tah te dando esse trabalho e dor de cabeça agora...vixi, imagina depois?

Responder

Gostei + 0

24/01/2008

Kroki

Por outro lado,se ele é seu cliente voce pode vender as fontes por um preço ´razoavel´ com o argumento que se ele distribuir ou deixr alguem copia-lo o prejuizo será do cliente que pagou.
Em contrapartida voce deverá ter uma versão mais nova e melhor com voce,assim se alguem copiar,distribuir etc...voce ja tem em mãos uma versão ´atualizada´e melhorada.
Tive que fazer isso uma vez pois estava tendo ´prejuizo´ com o tempo perdido em ´alterações´ a gosto do cliente.

Responder

Gostei + 0

24/01/2008

Daniel Martins

Ah bom...

no meu caso já são 4 anos desenvolvendo um sistema para uma empresa.. esses dias ele tava indignado sei lá com o q, quando eu dei o preço para desenvolver um Módulo novo, foi entao que ele me saiu com essa de pergunta se outro não podia fazer e tudo mais..

mas o lance é esse, não vou disponibilizar os fontes.. o problema é que o cliente viaja querendo fazer mundos e fundos e quando olha o preço se apavora..hehehehe

Responder

Gostei + 0

24/01/2008

Onjahyr

Se quiser me repassar os fontes do seu programa eu aceito.... Manda uma MP prá mim. Só te digo uma coisa, meus programas eu não repasso os fontes prá ninguém. Não insista! :lol:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar