Fórum Preservação de Direitos Autorais.. #352153
21/01/2008
0
Esses dias ouvi a seguinte frase de um cliente: ´Mas é só tu que pode fazer isso no programa? me sinto um escravo..´
a Situação é um orçamento para um novo módulo no sistema, então estou pensando em liberar os fontes para o cliente sentir-se ´livre´ para fazer orçamentos com outros programadores e etc...
O Caso é, como preservar o Direito autoral? por exemplo, tem como eu criar um form ´About´ e trancar a alteração do mesmo?
Todo o programa liberado, somente aquele form que contém os direitos autorais que nao pode mexer.
agradeço desde já qualquer dica... vlw!
Daniel Martins
Curtir tópico
+ 0Posts
21/01/2008
Edilcimar
Gostei + 0
21/01/2008
Asales
Se você pretende tirar seu ganha-pão do sistema que desenvolveu então você deve protegê-lo.
Nos tempos atuais (AKA: ´Internet´) é complicado você tratar de direitos autorais porque é uma questão cultural em que quem as pessoas não acham que estão prejudicando outras por simplesmente fazerem uso indevido de algo que está protegido (vide a pirataria de filmes).
A intenção de quem desenvolve softwares comercialmente é fidelizar o cliente e as condições de atualização e manutenção do sistema devem ser esclarecidas em contrato antes da aquisição para que depois o cliente não venha falar que é ´escravo do sistema´.
Um exemplo: se o Windows não lhe atende então você parte para o Linux ou você acha que a Microsoft vai disponibilizar os fontes do Windows para você adequá-lo ao seu uso. Somos ´escravos do sistema´.
Outra prática é você adaptar seu sistema para que possa receber módulos externos de desenvolvedores (plugins, dlls) sem que para isso seja necessário alterar os fontes do programa principal. Por exemplo, você disponibiliza a estrutura do seu banco de dados para que um programa externo possa acessá-lo e emitir um relatório a partir dele. Mas provavelmente a maioria destas adaptações custarão mais para o cliente se for terceirizá-las.
Isto, na minha opinião pessoal.
Gostei + 0
22/01/2008
Daniel Martins
Sobre os fontes, creio que mesmo liberando os fontes o cliente ainda recorreria ao programador inicial, pelo fato de estar mais acostumado com o programa e com as informações da empresa, uma terceirização além de ser mais cara tbm levaria tempo para o estudo dos modulos e etc..
Mas mesmo assim daria uma aprente ´liberdade´, para o cliente...
nao sei, ainda nao decidi o que fazer, se não houver jeito fica assim mesmo, o argumento do Windows é interessante...
Gostei + 0
22/01/2008
Adriano Santos
Gostei + 0
23/01/2008
Daniel Martins
mas não é essa a proposta do Código livre?
Gostei + 0
23/01/2008
Ffabiop
Se um terceiro for fazer manutenção no programa, o que ele vai dizer do seu programa para o seu cliente? Vai falar bem o mal? O certo, sabemos é apenas fazer o serviço e não falar nada do sistema como um todo, mas quem garante isso?
Penso que o sistema é seu, você altera e você garante o correto funcionamento.
Fábio
Gostei + 0
23/01/2008
Asales
o Fábio tem toda razão.
Além disso, quem garante que um terceiro que for fazer alterações nos fontes do seu sistema não leve um pendrive, copie todo o seu programa e faça a revenda do mesmo como se fosse dele.
Aí você que passou meses desenvolvendo um sistema vai encontrá-lo sendo vendido por 10,00 ou, pior, de graça para download.
Se é difícil proteger um sistema compilado, imagine com os fontes dele a disposição para quem quiser alterar.
Se você começar a procurar a fundo na internet verá que ´Direito Autoral´ é somente uma frase de efeito (nenhum...)!
Gostei + 0
24/01/2008
Adriano Santos
mas não é essa a proposta do Código livre?[/quote:346ffe43ca]
Daniel, como dizia o Vicente Matheus:
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Pois bem, Código Livre é uma coisa, seu sistema é outra. O proósito do código livre é o que o próprio nome sugere, ou seja, livre. E livre não quer dizer que posso pegar o código fonte que está lá e sair vendendo por ai. O fonte do seu programa é seu e ninguém tem que mexer. Você o comercializa, diferente do código livre.
Leia atentamente sobre licenças GPL e GNU. Vai encontrar referências a rodo no Google sobre isso.
O caso do seu sitema é beeeeeeeeem diferente. O fonte é seu, a criatividade é sua, a propriedade intelectual é sua. Você tem que garantir e convencer seu cliente que não pode simplesmente sair disponibilizando código fonte pra todo mundo mexer. Você deve negociar com ele o melhor preço.
E te digo mais, na sua posição....acredito que eu nem venderia o sistema para o cara. Se o cara tah te dando esse trabalho e dor de cabeça agora...vixi, imagina depois?
Gostei + 0
24/01/2008
Kroki
Em contrapartida voce deverá ter uma versão mais nova e melhor com voce,assim se alguem copiar,distribuir etc...voce ja tem em mãos uma versão ´atualizada´e melhorada.
Tive que fazer isso uma vez pois estava tendo ´prejuizo´ com o tempo perdido em ´alterações´ a gosto do cliente.
Gostei + 0
24/01/2008
Daniel Martins
no meu caso já são 4 anos desenvolvendo um sistema para uma empresa.. esses dias ele tava indignado sei lá com o q, quando eu dei o preço para desenvolver um Módulo novo, foi entao que ele me saiu com essa de pergunta se outro não podia fazer e tudo mais..
mas o lance é esse, não vou disponibilizar os fontes.. o problema é que o cliente viaja querendo fazer mundos e fundos e quando olha o preço se apavora..hehehehe
Gostei + 0
24/01/2008
Onjahyr
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)