Fórum Procedure para habilitar e dasabilitar botoes? #358165
08/05/2008
0
Olá Galera...eu estou apanhando pra fazer uma procedure ou uma função que habilite determinados botoes e desabilite outros! sendo mais específico:
quero, que ao clicar no botão novo, o sistema habilite o botão salvar, desabilite o botão novo e o botão alterar. mas eu não quero dessa forma:
btnnovo.enabled:=true;
btnalterar.enabled:=true;
eu queria criar uma função ou uma procedure (não sei) em uma unit separada(unit procedures) e toda vez que eu precisar dessa procedure(ou função) eu chamava ela de qualquer form!
eu pensei em algo assim:
procedure verifica_botoes;
begin
if btn_incluir.onclik = true then
btn_incluir.enabled:=false;
btn_salvar.enabled:=true;
btn_alterar.enabled:=false;
btn_sair.enabled:=false;
end;
bom nesse exemplo deu pra perceber que eu quero que ao clicar no botão incluir ele habilite uns e desabila os outros! mas essa procedure não funcionou! acho que é alguma coisa depois no ´btn_incluir.onclik = true´
eu quero fazer dessa forma, e quero chamar isso de qualquer form da minha aplicação! só que estou apanhando pra dedeu! alguem pode me ajudar?
quero, que ao clicar no botão novo, o sistema habilite o botão salvar, desabilite o botão novo e o botão alterar. mas eu não quero dessa forma:
btnnovo.enabled:=true;
btnalterar.enabled:=true;
eu queria criar uma função ou uma procedure (não sei) em uma unit separada(unit procedures) e toda vez que eu precisar dessa procedure(ou função) eu chamava ela de qualquer form!
eu pensei em algo assim:
procedure verifica_botoes;
begin
if btn_incluir.onclik = true then
btn_incluir.enabled:=false;
btn_salvar.enabled:=true;
btn_alterar.enabled:=false;
btn_sair.enabled:=false;
end;
bom nesse exemplo deu pra perceber que eu quero que ao clicar no botão incluir ele habilite uns e desabila os outros! mas essa procedure não funcionou! acho que é alguma coisa depois no ´btn_incluir.onclik = true´
eu quero fazer dessa forma, e quero chamar isso de qualquer form da minha aplicação! só que estou apanhando pra dedeu! alguem pode me ajudar?
Lauroninne
Curtir tópico
+ 0
Responder
Martins
Use o Evento OnDataChange do DataSource lidago ao seu DataSet
Espero q possa lhe ser útil.
Boa sorte e bons códigos.
procedure TForm1.DataSource1DataChange(Sender: TObject; Field: TField); begin with ClientDataSet1 do begin tbNovo.Enabled := (State = dsBrowse); tbEdit.Enabled := (State = dsBrowse) and (not IsEmpty); tbErase.Enabled := (State = dsBrowse) and (not IsEmpty); tbBusca.Enabled := (State = dsBrowse) and (not IsEmpty); tbGrava.Enabled := (State <> dsBrowse); tbUndo.Enabled := (State <> dsBrowse); tbFecha.Enabled := (State = dsBrowse) and (not IsEmpty); end; end;
Espero q possa lhe ser útil.
Boa sorte e bons códigos.
Responder
Gostei + 0
08/05/2008
Lauroninne
Vou testar aqui pra ver se funciona! Obrigado pela dica!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)