Property no Delphi - Quando usar?

21/06/2013

0

Olá, pessoal.
Estou estudando POO no Delphi e agora estou na parte de Property. Beleza, entendi que é uma propriedade para "encapsular" (ainda não entendi bem) um atributo privado. Mas qual é a diferença entre usar Property e usar um atributo público? Quando usar cada um?

Muito obrigada =)
Carla Batista

Carla Batista

Responder

Post mais votado

21/06/2013

Vou dar um exemplo simples, porém que eu acho que facilitará o entendimento.
Suponha que você tenha uma classe Pessoa e uma regra que diz que uma pessoa não pode ser cadastrada sem CPF.

Se você tiver apenas um atributo público CPF, você poderá muito bem atribuir uma string vazia a ele em qualquer parte do programa. Como garantir que essa string vazia não será aceita? Terá de fazer uma verificação em toda parte do sistema onde se atribui valor a este atributo. Já viu o trabalho, né?

Por outro lado, se você tiver um atributo privado e uma propriedade que o encapsula, você poderá tratar essa atribuição de valores no método set dessa propriedade. Assim, sempre que se tentasse atribuir um valor vazio à propriedade CPF, o método setCPF seria chamado e nele você faria a verificação, permitindo ou não a atribuição do valor. Perceba que dessa forma você terá a verificação uma única vez e poderá executar outras validações no método set, pois ele sempre será chamado quando você tentar preencher a propriedade CPF.

Deu pra entender a ideia?

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

21/06/2013

Carla Batista

Ah, aqui estão dois exemplos de código que eu fiz:

1) Com property
  TGrupo = class
    private
      _codigo : Integer;
      _descricao : String;
      procedure setCodigo(valor:Integer);
      procedure setDescricao(valor:string);
    public
      property Codigo : Integer read _codigo write setCodigo;
      property Descricao : String read _descricao write setDescricao;
  end;
...


2) Com atributo público
  TCategoria = class
    public