[Python] Puxar operador do input

11/08/2019

0

Pessoal, boa tarde! Estou começando a aprender Python e programação. Ainda estou bem no básico. Por isso, estou trabalhando muito as funções matemáticas do sistema.

Partindo desse princípio, comecei a desenvolver um programa de tabuada, mas para todas as operações. Só que eu queria que o operador entrasse como um input do usuário e que esse operador fosse lido pelo Python.

Como posso fazer isso? (O ?? mostra onde estou com a dúvida)

Segue meu código:

print('Você quer o cálculo de qual número?')
number = input() 
print('Qual operação você quer fazer?') 
?? operacao = input() 
print('Você quer', operacao, ' do ', number, 'até qual fator?') 
fator = input() 

print('Aqui está o a ', operacao, 'do ', number, ', de 0 a ', fator) 

for (fator) in range(int(fator) + 1): 
?? calc = (fator, operacao,(int(number))) 
print(number, operacao, fator, '= ', calc)
Felipe Lopes

Felipe Lopes

Responder

Post mais votado

11/08/2019

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.

Sadasd

Sadasd
Responder

Mais Posts

11/08/2019

Felipe Lopes

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.


@Daniel, muito obrigado!

E nesse caso, posso continuar utilizando o elif para obter cálculos com - e / também?
Responder

11/08/2019

Sadasd

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.


@Daniel, muito obrigado!

E nesse caso, posso continuar utilizando o elif para obter cálculos com - e / também?


pode sim, eu apenas dei adição e multiplicação de exemplo, você pode colocar quantos elif achar necessário, e configurar o código dentro de cada elif para fazer qualquer tarefa que julgar necessária.
Responder

15/08/2019

Felipe Lopes

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.


@Daniel, muito obrigado!

E nesse caso, posso continuar utilizando o elif para obter cálculos com - e / também?


pode sim, eu apenas dei adição e multiplicação de exemplo, você pode colocar quantos elif achar necessário, e configurar o código dentro de cada elif para fazer qualquer tarefa que julgar necessária.


Fiz os testes aplicando o elif para as demais operações, mas dá erro de syntax informando que não é possível aplicar subtração, por exemplo, a uma string.

Como eu posso fazer para que o input seja reconhecido como um floating ou integer, ao invés de apenas uma string. Tentei colocar float() e int() depois do input=, mas não funcionou.
Responder

16/08/2019

Sadasd

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.


@Daniel, muito obrigado!

E nesse caso, posso continuar utilizando o elif para obter cálculos com - e / também?


pode sim, eu apenas dei adição e multiplicação de exemplo, você pode colocar quantos elif achar necessário, e configurar o código dentro de cada elif para fazer qualquer tarefa que julgar necessária.


Fiz os testes aplicando o elif para as demais operações, mas dá erro de syntax informando que não é possível aplicar subtração, por exemplo, a uma string.

Como eu posso fazer para que o input seja reconhecido como um floating ou integer, ao invés de apenas uma string. Tentei colocar float() e int() depois do input=, mas não funcionou.


Quando se faz o typecasting você deve colocar o float() ou o int() antes do input, pois você quer que o resultado do input seja convertido para float ou int, se colocar o input antes tudo que estiver dentro do input será convertido para string, eu fiz um exemplo, abaixo o meu código:

num = float(input("digite o primeiro número: "))
num2 = float(input("digite o segundo número: "))
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)
elif ope == "-":
    print(num - num2)
elif ope == "/":
    print(num/num2)
Responder

27/07/2022

Vandesson Silva

É muito simples, olhe o código abaixo e depois leia a explicação:

num = 2
num2 = 3
ope = input("qual operação você quer realizar? ")
if ope == "+":
    print(num + num2)
elif ope == "*":
    print(num * num2)


Explicação:
ope é uma variável do tipo string, cujo valor é um input do usuário, após o usuário digitar o input ocorrerá um teste lógico que verificará se ope é igual a "+", caso sim será impresso na tela a soma dos meus dois números(num e num2) caso seja igual a "*" será impresso na tela o resultado da multiplicação.

Cara eu tinha feito exatamente assim antes mas não funcionou. É como se o valor atribuído à minha variável fosse apenas o type(str) e não a str digitada em si. Assim, mesmo eu atribuíndo os valores por input, o If lê apenas q é uma str e roda sempre o primeiro If. Mesmo eu atribuíndo os valores desse mesmo jeito sido código.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar