GARANTIR DESCONTO

Fórum Qual componente usar #189137

16/10/2003

0

Salve pessoal

Estou começando a migrar meu banco de dados para o firebird .. no começo estou apanhando um pouco mas tudo bem .. com o tempo vou pegando o jeito da coisa. Minha duvida é a seguinte estou usando o Delphi 7 e ja criei minha primeira tabela usando o ibexpert ... quais os componentes do delphi eu devo usar para fazer a conexao com as tabelas.

Bom estou começando .. se alguem tiver mais alguma dica para poder me passar sera bem vinda.
Valewww

Marcelo Bh

Marcelo Bh

Responder

16/10/2003

Mition

Em um DataModule coloque os seguintes componentes:

da pasta DBExpress:
* SQLConnection1
* SQLDataSet1

da pasta DataAccess:
* DataSetProvider1 (aqui está o pulo do gato!)
* ClientDataSet1
* DataSource1

configurações das propriedades de
1. SQLConnection1
1.1 ConnectionName:=IBConnection
1.2 DriverName := Interbase
1.3 LoginPrompt:=false
1.4 Params
1.5 Crie uma nova Conexão clicando no botão ´+´ , selecione o driver Intebase e dê o nome (CONEXA1 por exemplo)
1.6 configure como vc já deve ter feito, NÃO ESQUECENDO O ENDEREÇO DO DATABASE E SQLDialect=3
1.7. Selecione na janela Connection Name o nome que vc criou (provavelmente CONEXA1)
1.8. Clique no botão de Confirma (ao lado do botão editar), para salvar essa conexão.
1.9. Connected:=true;

2. SQLDataSet12.1 SQLConnection:=SQLConnection1 (ou o nome que vc escolheu)
2.2 CommandType -> 03 opções:
2.2.1. Se vc escolher ctQuery (padrão), deverá trabalhar com instruções SQL (insert, update, delete, select) - (recomendável)
2.2.2. ctTable, instruções normais de objetos Table
2.2.3. ctStoredProc, procedimentos de instruções em SQL para ´stored procedures´ (gatilhos - muito útil, qdo necessário)
2.3. CommandText:= select * from <nome tabela> <demais comandos> ou clique em ´...´ para abrir o editor SQL e monte sua instrução. Utilize inicialmente instruções de consulta - em outras ocasiões, poderá utilizar comandos de execução (+ prá frente).