GARANTIR DESCONTO

Fórum Query (SQL) onde um campo Data é nulo (ou vazio) #140580

25/02/2003

0

Oi gente... é o seguinte.

Tenho um programa controlador de contas e cheques. Na hora de listar todos os cheques eu tenho três opções (RadioButtons): Todos, Predatados e Não Compensados.
Quando eu clicar no RadioButton NaoCompensado eu queria que ele me mostrasse no DBGrid que eu tenho em baixo, todos os cheques cuja data de compensação é nula, só que eu não consigo fazer isso. Se eu colocar ´Selec * from Contas where DataCompensado <> ´´ ´ aí ele me mostra certinho todos os cheques que já foram compensados, mas se no lugar de ´<>´ eu coloco ´=´ ele não encontra nenhum resultado e tem cheques lá que ainda não foram compensados.
Já tentei de tudo aqui, já tentei usar ´not´ e mais um monte de coisa e sempre vem o mesmo resultado... espero que eu tenha conseguido explicar aí o problema e espero que alguém possa me ajudar.

Valeu galera!

Rafaelleite

Rafaelleite

Responder

Post mais votado

25/02/2003

Oi gente... é o seguinte. Tenho um programa controlador de contas e cheques. Na hora de listar todos os cheques eu tenho três opções (RadioButtons): Todos, Predatados e Não Compensados. Quando eu clicar no RadioButton NaoCompensado eu queria que ele me mostrasse no DBGrid que eu tenho em baixo, todos os cheques cuja data de compensação é nula, só que eu não consigo fazer isso. Se eu colocar ´Selec * from Contas where DataCompensado <> ´´ ´ aí ele me mostra certinho todos os cheques que já foram compensados, mas se no lugar de ´<>´ eu coloco ´=´ ele não encontra nenhum resultado e tem cheques lá que ainda não foram compensados. Já tentei de tudo aqui, já tentei usar ´not´ e mais um monte de coisa e sempre vem o mesmo resultado... espero que eu tenha conseguido explicar aí o problema e espero que alguém possa me ajudar. Valeu galera!

select * from tabela where coluna is null -- somente nulos
select * from tabela where coluna not is null -- Não nulos

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

25/02/2003

Anonymous

Rafael,

Tente colocar IS NULL em vez de = ´´

[]´s
Julio.

Responder

Gostei + 0

31/01/2020

Michael Ortiz

Boa Tarde!

Sei que o post é bem antigo mais eu tive um caso em que precisava selecionar cadastros de uma tabela de cadastro de clientes,
aonde eu queria trazer todos os registros exceto quando a data de nascimento informada na coluna DNASC do tipo TIMESTAMP fosse nula
sendo assim utilizei a seguinte query:

select arqcad.nome , arqcad.ncpf, arqcad.dnasc from arqcad where arqcad.dnasc is not null;

Verifiquei que o amigo Aroldo tinha informado a seguinte instrução:

select * from tabela where coluna not is null -- Não nulos

Porém no meu caso não tinha funcionado, por isso resolvi comentar a solução

Atenciosamente,
Michael de Mattos

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar