Fórum quot;Habilitandoquot; DBEdits Se é q é Possivel?! #175372
16/08/2003
0
Porem nao consigo habilitar os DBEdits para inclusao dos dados, isto é, ao clicar no dbedit para digitar algo, nada aparece no DbEdit.
[u:375b3028da][b:375b3028da]Na realidade, nao sei qual o comando para fazer essa ´habilitaçao´. O Enable está True e o ReadOnly está false!
Gostaria de saber COMO faço para habilitar esses dbedit para inclusao e alteraçao.
E Gostaria de saber se é comum/aconselhavel usar DbEdit (Query) com StoredProcedures[/b:375b3028da][/u:375b3028da]
Desde já agradeço, :?:
Rafaelunp
Curtir tópico
+ 0Posts
16/08/2003
Afarias
o DataSource está ´ligado´ ao DataSet (Query) ??
T+
Gostei + 0
16/08/2003
Rafaelunp
o DataSource está ´ligado´ ao DataSet (Query) ??
Está definido sim.
Quando eu dou um Select e navego nos registros (Query.First, Query.Prior, Query.Next, Query.Last) aparece todos os campos do registro ok! Tudo como está no banco... Mas nao estou sabendo dar o comando para ´habilitar´ o DBEdit para digitar algo...
Gostei + 0
16/08/2003
Aroldo Zanela
Vc está utilizando BDE? Parece que sim. Portanto, para utilizar a query ela deve ser resquesteLive=true ou deve usar Cached Updates e ligar a um componente UpdateSQL.
Sugestão: Troque por ADO, pois além de ser mais fácil é mais rápido.
Gostei + 0
16/08/2003
Rafaelunp
Seguinte:
Estou usando Query (nao é ADOQuery). Alterarei aqui o ´resquesteLive=true´, mas nao adiantou. Como se utiliza esse componente UPDateSQL??
Tem algum comando, fora adicionar e configurar os componentes citados que façam com que o DBEdit fique ´liberado´, isto é, habilitado para digitaçao dos dados? É comum o uso de componentes Data Controls (DBEdit, DBGrid, DBLookUpComboBox, Etc) com o uso de Stored Procedures? E o UpdateSQL é comum seu uso também, junto com os outros citados?
Desde já agradeço,
Gostei + 0
17/08/2003
Aroldo Zanela
Acompanhe esta thread e vê se ela te ajuda.
http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=18683
Gostei + 0
17/08/2003
Rafaelunp
Acompanhe esta thread e vê se ela te ajuda.
http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=18683[/quote:3125a1248e]
Amigo,
De fato me serviu como mais uma ferramenta para manipulação de dados, porém ainda não era o que eu queria. Estou para iniciar o desenvolvimento de um sistema em uma empresa que já possui como padrão o uso de Componentes Data Control (DBEDIT) e Stored Procedures (Banco SQL Server) por isso, não queria tentar mais nenhum outro componente.
Agradeço pela colaboração,
Gostei + 0
17/08/2003
Afarias
|o ´resquesteLive=true´, mas nao adiantou.
Não?! que estranho!
|Como se utiliza esse componente UPDateSQL??
Vc preenche as propriedades InsertSQL, ModifySQL e DeleteSQL com o código SQL q será executado no banco após operações de Append/Post, Edit/Post e Delete. Os parâmetros devem coincidir com o nome dos campos e são preenchidos automaticamente.
Entretanto, se não me engano, este componente só é utilizado com BDE quando se utilizando Cached Updates.
|Tem algum comando, fora adicionar e configurar os componentes citados
|que façam com que o DBEdit fique ´liberado´, isto é, habilitado para
|digitaçao dos dados?
Da forma q o pessoal tem lhe orientado
|É comum o uso de componentes Data Controls (DBEdit, DBGrid,
|DBLookUpComboBox, Etc) com o uso de Stored Procedures?
No BDE existem regras para q uma query possa ser ´editável´ (para q o RequestLive=True tenha efeito) -- Stored Procedures e Joins por exemplo NÃO podem nunca ser editáveis -- aconcelho q antes de tudo vc leia um pouco a documentação sobre o q está tentando usar.
|E o UpdateSQL é comum seu uso também, junto comos outros citados?
Não diria comum, más em alguns momentos é utilizado CachedUpdates como solução -- entretanto não é recomendado, se vc precisa de uma solução como Cached Updates, deve preferir usar ClientDataSets.
|Estou para iniciar o desenvolvimento de um sistema em uma empresa
|que já possui como padrão o uso de Componentes Data Control
|(DBEDIT) e Stored Procedures (Banco SQL Server) por isso, não queria
|tentar mais nenhum outro componente.
Outros componentes de acesso a dados, desde que baseados no TDataSet não impedem o uso de DBEdits.
Como vc usa SQL Server, deveria pensar sim em adotar uma outra solução como ADO ou DBX pois o BDE (SQL Links) não possui mais suporte e não haverá mais atualizações ou correção de problemas.
T+
Gostei + 0
17/08/2003
Aroldo Zanela
Como vc está efetuando a abertura de suas tabelas? Coloca um fragmento de código aqui pra gente te ajudar melhor.
Gostei + 0
18/08/2003
Rafael Heise
para usar componentes TDBEdit em suas aplicações...
1) Setar DataSource e Field correspondentes.
isso fará com que o componente entenda de que tabela e de qual campo ele deve buscar os dados.
2) Table/Query aberta. Para o componente estar funcionando corretamente, as tabelas devem estar abertas. (Active = True)
2.1) Querys : para querys, o componente aceita para leirtura de dados a não ser que a propriedade RequestLive esteja setada como True. Isso faz com que a query aceite apenas SQL simples como SELECT * FROM TABELA pois RequestLive = True te possibilita trabalhar com Query como se fosse uma tabela.
3) Os componentes TDBEdit são por default setados como se o enabled estivesse False. Essa é uma propriedade que não tem muito valor no TDBEdit pois é feito automaticamente pelo componente. Ou seja.. O TDBEdit só vai estar habilitado para a Edição se a tabela também estiver em estado de edição. Concluindo: se você quer habitar o componente para editar você deve habilitar a table/query para editar ou, chamar as funções ou Insert ou Edit ([Query/Table].Insert;[Query/Table].Edit;). Isso habilitará o componente para edição.... Caso contrário.. pode setar quantas vezes você quiser.. pode fazer um for de 1000 que não vai setar caso a table esteja em mode de edição/inclusão falso. Pois ao setar o enabled do edit ele verifica antes na table/query estes ´estados´ e então habilita ou desabilita..
sacou ?
espero ter ajudado ..
abraços....
Gostei + 0
18/08/2003
Afarias
T+
Gostei + 0
19/08/2003
Helbert
Gostei + 0
23/08/2003
Rafaelunp
Valeu mesmo pela força! Deu certo aqui sim! Depois de revirar meu código percebi dois erros que havia cometido:
RequestLive := False
Query.Insert ou Query.Edit estavam faltando... Além de pequenos detalhes com as Stored Procedure.
Gostaria de aproveitar para tirar mais uma duvida. Eu sei que essa pergunta varia de aplicação para aplicação, mas
O que voces indicam para manipulação de dados para uma aplicação Cliente/Servidor com Banco SQL Server?
É que no curso que estou fazendo, estou aprendendo a usar Tables com Edits comuns, retornando os parametros via código (na mão mesmo!), num livro que comprei (Cliente/Servidor com BD IB) manipulo os dados com IBDataSet, que achei bastante interessante, mas difere do ADODataSet. Na empresa onde trabalho o pessoal da informatica usa ADO (ADOQuery, ADOSTProc, ADOConection) e SQL Server. Antes de ´comecar´ a programar usava ADOQuery com DBEdits...
Bom! essa misturada toda me confundiu bastante! Alguem pode me dizer o que é melhor para o que?
E o principal: O que voces indicam para manipulação de dados para uma aplicação Cliente/Servidor com Banco SQL Server (com stored procedure)?
Gostei + 0
23/08/2003
Aroldo Zanela
Sem dúvida ADO.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)