RAD Studio XE5 - Android

16/09/2013

0

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar uma aplicação num dispositivo ou emulador Android...
Tenho tentando desde sexta mas não consigo abrir o aplicativo no emulador, não sei o que acontece...
Já instalei o Android SDK, etc., e nem os códigos fontes que a Embarcadero soltou os código fonte rodam no emulador
Alguém já conseguiu rodar uma aplicação no Android?

Grato
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Responder

Post mais votado

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.

Landerson Santos

Landerson Santos
Responder

Mais Posts

24/09/2013

Landerson Santos

vou fazer mais uns testes hoje no emular, qualquer coisa vou partir para o celular, tenho um sony xperia p, com android 4.1.2


Sony eu tenho certeza que rola... esse lance do Kyno me deixou maluco na época. E olha que estava desenvolvendo em Eclipse, tudo padrão Android e o bagulho não rodava.

Cara... realmente não vi mistério para fazer... qualquer coisa me mande seu skype e se vc não conseguir tento te auxiliar.

Boa sorte aí.
Responder

24/09/2013

Samuel Basso

Pessoal adicionando na máquina virtual o GPU emulation funcionou normalmente para mim. Só não consigo fazer aparecer o meus dispositivo Smartphone Galaxy S3 Android 4.1.2 para compilar nele.

Tem alguma configuração que devo fazer?
Responder

24/09/2013

Francisco Macário

Pessoal adicionando na máquina virtual o GPU emulation funcionou normalmente para mim. Só não consigo fazer aparecer o meus dispositivo Smartphone Galaxy S3 Android 4.1.2 para compilar nele.

Tem alguma configuração que devo fazer?


Ola.

Você ja ativou o modo desenvolvedor?
Responder

24/09/2013

Samuel Basso

Sim ativei o modo desenvolvedor e ativei depuração USB.
Responder

24/09/2013

Eduardo Junqueira

Pessoal segui estes tutoriais euq MVP Fernando Rizzato da embarcadero me mandou e deu certo meu genesis de R$250 ta funcionando para teste, obrigado a todos, o meu problema foi atualizacao de drives USB quando quando conectava, ai atualizei para o drive atual que esta dentro da pasta C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\extras\google\usb_driver e boa funcionou.


Links que podem ajudar.
Win: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Mobile_Application_Development#Preparing_Your_Android_Development_Environment

VM dentro MAC: http://delphi.org/2013/09/debugging-against-a-remote-android-emulator/
Responder

24/09/2013

Marcelo Cirineu

Alguém sabe como defino a resolução do celular.
Creio que a resolução que escolhemos na tela principal seja do emulador.
Tenho um galaxy pocket e quando mando compilar e instalo o APK no celular, ao executar o programa a tela fica toda preta.
Porem percebi que os botoes que inseri no formulario estao la.
Ate mesmo os campos para texto. Quando clico aparece o teclado, mas a tela fica ainda preta.
Responder

24/09/2013

Rafael Cruz

Sim ativei o modo desenvolvedor e ativei depuração USB.

Entao é só abir o target do Android, se seu dispositivo estiver conectado via usb e tiver os usb drivers instalados no pc, daí compila direto no dispositivo
Responder

24/09/2013

Samuel Basso

Essa parte que estou tentando fazer. Pois no target só aparece o emulador e não o dispositivo, mesmo conectado. Vou tentar atualizar os drivers usb conforme me disse.
Responder

24/09/2013

Wilton Júnior

Cara não consigo de forma nenhuma montar o emulador do android no meu note. Estou usando win8
Responder

24/09/2013

Sérgio Assunção

Boa noite pessoal...
Também não consegui sucesso aqui com o simulador. Deixei por mais de 30 minutos e não sai da tela preta.
Estou testando em um Windows 7 64bits (não é VMWare),
Quem conseguiu compilar no simulador poderia descrever um passo a passo ?

Obrigado.

Sérgio
Responder

25/09/2013

Rafael Cruz

No emulador aqui tambem sempre travava.. por isso preferi usar o dispositivo em si, muito melhor
Responder

25/09/2013

Samuel Basso

Olá Pessoal.

Eu fiz os seguintes ajustes para funcionar no emulador:

1) Vá em iniciar > programas > XE5 > Android Tools vai abrir o gerenciamento da SDK atualizem o que tiver para atualizar e logo após vá no menu Tools > Manage ADVs.

2) No Manage ADVs vai aparecer o emulador chamado rsxe5_android clique e editem ele.

3) Na tela de edição final tem opções de hardware, que em new e adicionem GPU emulation.

4) Após incluir GPU emulation ele aparecerá no Grid de hardaware clique nele e mude o value para yes e após clique Edit AVD.

5) Pronto, selecione o emulador e clique em Start. Deixe seu emulador aberto e compile seu programa.

Para mim esses passos funcionou perfeitamente.

Abraços.
Responder

25/09/2013

Landerson Santos

Olá Pessoal.

Eu fiz os seguintes ajustes para funcionar no emulador:

1) Vá em iniciar > programas > XE5 > Android Tools vai abrir o gerenciamento da SDK atualizem o que tiver para atualizar e logo após vá no menu Tools > Manage ADVs.

2) No Manage ADVs vai aparecer o emulador chamado rsxe5_android clique e editem ele.

3) Na tela de edição final tem opções de hardware, que em new e adicionem GPU emulation.

4) Após incluir GPU emulation ele aparecerá no Grid de hardaware clique nele e mude o value para yes e após clique Edit AVD.

5) Pronto, selecione o emulador e clique em Start. Deixe seu emulador aberto e compile seu programa.

Para mim esses passos funcionou perfeitamente.

Abraços.


Excelente os passos Samuel... acho que mais bem explicado só com imagens, não é?

Enfim, o grande segredo está na ativação da GPU. Estamos citando esse passo a tempos mais realmente seu roteiro deve resolver os problemas de quem ainda não tinha conseguido.

Bons testes aí.
Responder

25/09/2013

Sérgio Assunção

Acabei excluindo o perfil default do AVD que foi criado com a instalação do XE5. Criei uma nova configuração e percebi que o layout não é mais o mesmo: http://img534.imageshack.us/img534/7013/lq5h.jpg
E não consigo sair da tela preta dessa forma. Tem como voltar o AVD na forma "original" ?

Sérgio
Responder

25/09/2013

Daniel Alencar

Tentei utilizar com o Galaxy Ace e o emulador que ja vem instalado no Delphi XE5, porém em ambos a aplicação abre em tela preta e após um tempo fecha.
Testei colocando codigo basico e tambem testei sem adicionar codigos, apenas com botoes e labels e não executa de forma alguma.

Alguem pode me ajudar?

Detalhe: não modifiquei nada na instalação do Delphi, instalei como recomendado já com a SDK e não modifiquei plataforma nem nada na SDK do Android.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar