RAD Studio XE5 - Android

16/09/2013

0

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar uma aplicação num dispositivo ou emulador Android...
Tenho tentando desde sexta mas não consigo abrir o aplicativo no emulador, não sei o que acontece...
Já instalei o Android SDK, etc., e nem os códigos fontes que a Embarcadero soltou os código fonte rodam no emulador
Alguém já conseguiu rodar uma aplicação no Android?

Grato
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Responder

Post mais votado

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.

Landerson Santos

Landerson Santos
Responder

Mais Posts

07/10/2013

Edmar Frazão

o emulador e muito mais muito lento mesmo.

O melhor e usar os aparelhos.


Encontrei um bug com o galaxy tab 3 de 7' deve ser o mesmo para os outros aparelhos que derem o mesmo sintoma


o aplicativo instala no aparelho, você o executa mas a tela fica ( cinza,preta ou branca)

para saber se é o problema coloque um showmessage no active se funcionar mas não mostrar o formulário é o bug.

relatei a embarcadero e eles so aceita o problema porque testaram com um funcionário la e deu o problema( foi o que me disseram)


Responder

07/10/2013

Sérgio Assunção

Na minha opinião o uso do emulador é perda de tempo.
Fiquei mais de 10 dias a esperança de algum resultado e nada ... segui as orientações da Embarcadero, atualizei o SDK, testei com praticamente todas as versões do Android, testei no Win32 e Win64, testei em maquinas virtuais, e não consegui. Acabei comprando um Samsung Galaxy S3 e com ele eu consegui o "deploy" de forma rápida e satisfatória.
O meu único problema hoje é de não ter conseguido criar algo usando Interbase. Não nos forneceram uma licença pro IB Lite nesse período trial do Xe5, ai deu uma desanimada.

Sérgio
Responder

07/10/2013

Leandro

amigo S.E. Sistemas Ltda, intaum podemos esperar que no update 1 deve resolver esse problema?
comprei tablet novinhu pra isso e me dei mal

saiuhdaiudiuashduhsa


eita...........
Responder

07/10/2013

Edmar Frazão

Esperemo que sim

Comprei também novo o galaxy tab 3 de 7' e não funcionou.

Ai comprei o Genisis e funcionou de 1a.


Temo a licença do Interbase o interbase togo e funciona perfeitamente no Android.

Estou usando UNIDAC mas funciona com o sqlconect basta configurar como interbase togo ( funciona em win 32, macos, ios e android)


amigo S.E. Sistemas Ltda, intaum podemos esperar que no update 1 deve resolver esse problema?
comprei tablet novinhu pra isso e me dei mal

saiuhdaiudiuashduhsa


eita...........
Responder

07/10/2013

Leandro

A conexao local funciona direto sem datasnap... se querer conectar direto so usando datasnap ? Parece que li alguma coisa sobre conexao direta no unidac.. procede ?
Responder

07/10/2013

Gustavo Willam

Amigo S.E. Sistemas Ltda

Então se no Galaxy Tab 3, vem com este bug, vamos aguardar a update da Embarcadero

Mas porque no emulador acontece o mesmo problema ? já utilizei o emulador padrão do Delphi XE5 (rsxe5_android), já testei com outros emuladores, que criei no AVM, mas o erro persiste, parece que trava a aplicação e a tela fica preta.

Grato
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

No emulador funciona sem problema so lentíssimo

tente recriar o aparelho não user x86 use arm e tente varias versões do android de preferencia 4.1 4.2

Amigo S.E. Sistemas Ltda

Então se no Galaxy Tab 3, vem com este bug, vamos aguardar a update da Embarcadero

Mas porque no emulador acontece o mesmo problema ? já utilizei o emulador padrão do Delphi XE5 (rsxe5_android), já testei com outros emuladores, que criei no AVM, mas o erro persiste, parece que trava a aplicação e a tela fica preta.

Grato
Responder

08/10/2013

Ricardo Rodrigues

Bom dia a todos, eu nunca fiz nenhuma aplicação mobile utizando o Delphi Xe, agora que saiu para o Android me surgiu um grande interesse, existe algum passo a passo de como criar os ambientes para desenvolvimentos, como emuladores e etc, tudo o que precisa para compilar a aplicação e etc.
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

A revista activedelphi trouxe um matéria bem completa para ios que vai servir para android
Para ios é mais trabalhoso que para Android.

para delphi android o melhor é ter o aparelho ai e so fazer o aplicativo igual se faz para win32 e executar no aparelho.

O delphi faz o resto compila e publica no aparelho




Bom dia a todos, eu nunca fiz nenhuma aplicação mobile utizando o Delphi Xe, agora que saiu para o Android me surgiu um grande interesse, existe algum passo a passo de como criar os ambientes para desenvolvimentos, como emuladores e etc, tudo o que precisa para compilar a aplicação e etc.
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

1O que mais goste no desenvolvimento Mobile é que você pode

Criar a aplicação Mobile e executar

win32(tem limitações, mas da para debugar o sistema)
ios
android
Emuladores
ios rapido
android lento(devido ao emulador

so falta web.


O melhor é desenvolver mobile testando e debugando win32 e depois no aparelho.
No meu caso estou desenvolvendo so aplicativo de banco de dados então da para debugar e testar em win32

Responder

08/10/2013

Leandro

Edmar, acompanhei uns post seu na no forum da embarcadero hehehe nao sabia que vc era do brasil, bom
minha duvida vc conseguiu rodar no seu tablet galaxy tab 3 ?

abraço amigo bons codigos.
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

O sistema funciona no table mas não se vê o formulário ele fica cinza,branco

todos os eventos são executados
se vc colar um botão e clicar onde ele esta ele funciona ( basta acrecentar um showmessage)

É um bug e a embarcadero verificou que acontece no samsung galaxy tab 3 de 7' acho que no de 10 também

e esperar a correção num futuro update.

Em outros tablet funciona inclusive no galaxy tab 2

Estou fazendo teste e funcionando
Emulador(lentissimo desisti)

Samsung S 1 ( precisei atualizar a rom para android 2.2)
Genesis GT-7310 (comprei este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511917337-tablet-genesis-gt-7310-7-dualcore-android-jelly-bean-42-3g-_JM#questionText)

Galaxy Tab 2 funcionou







Edmar, acompanhei uns post seu na no forum da embarcadero hehehe nao sabia que vc era do brasil, bom
minha duvida vc conseguiu rodar no seu tablet galaxy tab 3 ?

abraço amigo bons codigos.
Responder

08/10/2013

Pedro Vieira

Pessoal, continuo procurando pelos drivers do GENESIS GT-7204
Nem reza brava faz o XE5 reconhece-lo....

Obrigado
Responder

08/10/2013

Douglas Lessing

Boa tarde,

Fiz alguns testes com o XE5 e gostei muito, fiz vários testes com Android e com IOS, ambos com sucesso.

Fiquei super empolgado quando vi a aplicação rodando em um tablet com Android, utilizando a linguagem que tanto adoro, mas fiquei desanimando quando vi o consumo de RAM e CPU em uso.
Imagino que para obter desempenho e economia de processamento, deveria utilizar a linguagem default do Android, mas fiquei bem assustando quando vi meu "appzinho" com apenas alguns componentes em um form apenas, consumindo 30MB de RAM com 70% de CPU.
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

Tente diferente

va no gerencidado de dispositivos
ache o dispositivo identificado com uma exclamação ( o seu aparelho)

mande ele atualizar o drive e mande usar o drive que esta no diretorio

C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\extras\google\usb_driver

o meu genesis e o samsung S 1 teve que ser assim também para funcionar.


http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Installing_the_USB_Driver_for_Your_Android_Device



Pessoal, continuo procurando pelos drivers do GENESIS GT-7204
Nem reza brava faz o XE5 reconhece-lo....

Obrigado
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar