Fórum Senha no Firebird #376921
04/05/2010
0
Mudei a senha do meu banco para nimguem acessar minhas tabelas, só que agora preciso instalar meu sistema em um micro que já roda outro sistema com a senha masterkey e o meu banco não irá abrir.
Como é feito nos sistemas por ai, todas as senhas são masterkey ? como resolvo isto ??
Grato
Abraços a todos
Marcos Roberto
Curtir tópico
+ 0Posts
05/05/2010
Wilson Junior
Eu utilizo uma lógica de comunicação:
1° tento me conectar com o usuário e senha definido por mim, caso não consiga me conectar, tento o 2°;
2° tento me conectar com o usuário e senha definido "SYSDBA martekey", caso não consiga me conectar, tento o 3°;
3° tento me conectar com o usuário e senha definido no arquivo de conexão "Connections.ini", caso não consiga, digo que não foi possível se comunicar com o banco de dados.
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
05/05/2010
Marcos Roberto
Paulista
Não Entendi. Veja bem. Se alguem usar o IBExpert e informar SYSDBA,masterkey poderá alterar qualquer tabela.
Preciso mudar a senha masterkey somente para o meu banco, para que ninguem entre atraves do IBExpert.
vlw
Gostei + 0
05/05/2010
Wilson Junior
Existem maneiras de você criar outras instâncias de instalação do Firebird (Firebird_2_Padrao e Firebird_2_Seu). Mas mesmo assim, se o Firebird_2_Padrao tentar acessar o "Banco.fdb" vai conseguir.
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
05/05/2010
Marcos Roberto
Então não há problema em deixar a senha padrão né, pois as informações são do cliente e ele é quem será penalizado se alguem fazer uso indevido delas.
Vou deixar como tá.
vlw
Gostei + 0
05/05/2010
Emerson Nascimento
o banco de dados pertence ao desenvolvedor (apesar de os dados serem do cliente).
a inteligência na modelagem e relacionamento das tabelas, na criação das stored procedures e triggers e quaisquer regras de negócio contidas no banco de dados pertencem ao desenvolvedor e não ao cliente.
algumas software-houses bloqueiam totalmente o acesso ao seu banco de dados ou salvam os dados criptografados e, se o cliente precisar dos dados (para uma importação por conta de troca de software, por exemplo), elas extraem os dados para arquivos-texto ou xml e entregam ao cliente.
obs.: há meios de apagar o código-fonte das stored procedures e das triggers, deixando no banco de dados somente o código compilado. pense nisso como uma alternativa para proteger a propriedade intelectual do seu software. MAS ATENÇÃO: SE FIZER ISSO GUARDE O FONTE DAS SP's E TRIGGERS EM LUGAR SEGURO E INVIOLÁVEL, POIS NÃO É POSSÍVEL DESFAZER A OPERAÇÃO.
Gostei + 0
05/05/2010
Wilson Junior
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
05/05/2010
Marcos Roberto
Gostei da sua explanação e estou de acordo com voce, mas como fazer para preservar as informações contidas em um Banco.gdb quando em uma Empresa já existe outra aplicação rodando e usando o Interbase com login e senha padrão?.
Grato a vcs
Gostei + 0
12/05/2010
Carlos Mazzi
Gostei + 0
16/05/2010
Rogerio
o banco de dados pertence ao desenvolvedor (apesar de os dados serem do cliente).
a inteligência na modelagem e relacionamento das tabelas, na criação das stored procedures e triggers e quaisquer regras de negócio contidas no banco de dados pertencem ao desenvolvedor e não ao cliente.
algumas software-houses bloqueiam totalmente o acesso ao seu banco de dados ou salvam os dados criptografados e, se o cliente precisar dos dados (para uma importação por conta de troca de software, por exemplo), elas extraem os dados para arquivos-texto ou xml e entregam ao cliente.
obs.: há meios de apagar o código-fonte das stored procedures e das triggers, deixando no banco de dados somente o código compilado. pense nisso como uma alternativa para proteger a propriedade intelectual do seu software. MAS ATENÇÃO: SE FIZER ISSO GUARDE O FONTE DAS SP's E TRIGGERS EM LUGAR SEGURO E INVIOLÁVEL, POIS NÃO É POSSÍVEL DESFAZER A OPERAÇÃO.
Gostei + 0
18/05/2010
Emerson Nascimento
- usar um SGBDR onde o usuário e senha fiquem gravados no próprio arquivo do banco de dados (SQL SERVER é um deles, me parece que as versões mais novas do FB são/eram pra ser assim também).
- no caso do FB, criar uma instalação (instância) só para o software, usando RULES.
etc...
Gostei + 0
18/05/2010
Rogerio
"- criptografando os dados (e apagando o código-fonte das stored procedures e triggers)"
É possível apagar o código-fonte das stored procedures e triggers no Firebird?
"-usar um SGBDR onde o usuário e senha fiquem gravados no próprio arquivo do banco de dados (SQL SERVER é um deles, me parece que as versões mais novas do FB são/eram pra ser assim também)."
Pelo menos o que eu sei, até a versão 2.1 do Firebird não é possível gravar a senha no banco.
"- no caso do FB, criar uma instalação (instância) só para o software, usando RULES."
Eu não entendi. Eu já tenho o Firebird instalado no computador.
Marcos me desculpe por estar utilizando o seu tópico, não vou mais incomodar!
Gostei + 0
18/05/2010
Rogerio
"- criptografando os dados (e apagando o código-fonte das stored procedures e triggers)"
É possível apagar o código-fonte das stored procedures e triggers no Firebird?
"-usar um SGBDR onde o usuário e senha fiquem gravados no próprio arquivo do banco de dados (SQL SERVER é um deles, me parece que as versões mais novas do FB são/eram pra ser assim também)."
Pelo menos o que eu sei, até a versão 2.1 do Firebird não é possível gravar a senha no banco.
"- no caso do FB, criar uma instalação (instância) só para o software, usando RULES."
Eu não entendi. Eu já tenho o Firebird instalado no computador.
Marcos me desculpe por estar utilizando o seu tópico, não vou mais incomodar!
Gostei + 0
18/05/2010
Marcos Roberto
Valeu pelas Dicas.
O Forum é pra isto mesmo 'Sempre ajudar'.
vlw
Gostei + 0
12/04/2013
Cristiano
É o seguinte no Firebird até a versão 2.5 não existe como bloquear o acesso ao banco, mesmo trocando senhas, adicionando rules etc..ou qualquer outro procedimento não impede que seja copiado o banco de onde ele estiver instalado e depois aberto em um outro servidor com SYSDBA e senha masterkey. Parece que na versão 3.0 do FB isso irá mudar, mas também esta informação não é garantida.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)