GARANTIR DESCONTO

Fórum Seu cliente aceita facilmente as licenças dos so(s) #277514

16/04/2005

0

não sei ao certo se é aqui que posso colocar uma discussão deste tipo, não axei na pesquisa, vi uma parecida quanto a pirataria neste. Se eu estiver errado me de um puxão de orelha!!!

O negócio é o seguite:

Como o Windows, é o sistema operacional mais utilizado, quando vc´s se propõe a desenvolver um softare, vc´s alertam seus clientes sobre a legalização dos Sistemas operacionais?
E quando o fazem, o cliente aceita facilmente, ou se debate quanto a isso?

estou colocando essa questão, poeque quando converso com dirigentes de empresas, eles não tem a minima noção de licenciamentos e ficam mais perdidos que cego em tiroteio.
Ex: ele compra uma máquina, já vem com tudo instalado, ele nem se dá conta da forma que funciona a pré instalação, e as empresas que vendem hardware (na minha cidade) fazem na moita para conseguir vender a um preço mais baixo do que os computadores de marca que já vem com sofware pré instalado conforme as regras.
se puderem coloquem exeplos de alguns casos.

tks

Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Responder

16/04/2005

Aroldo Zanela

Colega,

Além de alertar o cliente, tenho padrão eu meu contrato de ´manutenção´ que a minha empresa se responsabiliza EXCLUSIVAMENTE pelos produtos desenvolvidos. Sei que falta fiscalização no Brasil, mas não quero ser ´bode espiatório´ de ninguém e nem ser envolvido por algum ´desavisado´. Obviamente que não vou pedir para conferir se o cliente tem ou não a licença, pois isso é obrigação do estado, bem como, deixo bem claro que minha responsabilidade limita-se ao que produzimos.

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Dopi

Algum dia a MS vai começar a ´puxar a rede´, e por agentes em campo para combater a pirataria, vai ser uma correria...

Eu aconselho os meus clientes a comprara micros de ´marca´ pois já vem totalmente legalizados... Mas a escolha é do cliente... Acho que cabe a nos como programadores sempre comentar os riscos da pirataria...

Outra coisa que estou fazendo é migrar para Linux.... fica resolvida a questão da pirataria e meu suporte tecnico agradece por não ter que re-instalar o meu software toda vez que que algum outro ´técnicos de informática´ aplicar o procedimento padrão para corrigir o Windows: Formatação.

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Edilcimar

não, em nenhuma hipótese o cliente quer pagar por SO, ele alega que comprou o computador com o ´Windows´ e que o problema não é dele e sim de quem vendeu

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Dopi

Realmente é assim mesmo...

Mas o Fisco, ABES e MS podem não interpretar dessa maneira e cobrar a multa ao cliente... o que pode chegar a 1000 vezes o valor do software...

Vi um caso de uma empresa que foi fiscalisada... e no ´acordo´ foi obrigada a comprar todos os software utilizados... em uma paulada só... Mesmo assim ainda saiu barato...

Tem muita pirataria desnecessária... Ex: O KIT Paraguay, geralmente já vem como Windows + Office... em muitos casos o Office nunca é usado... mas tá na maquina, sujeitando o usuário a mais uma multa....

Muita gente ainda usa o Office piratão enquanto temos o OpenOffice... Eu uso o OpenOffice a anos, desde a epoca do StarOffice... não sinto a menor falta do MS-Office

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Mysys

é eu tambem aviso meus clientes sobre o registro do SO mas eles dao risada na minha cara..

tem alguns que rodam no linux com o wine emulando meu sistema...

MAS : servidores de todos os meus clientes sao linux sem execao ... eu uso MySQL

á uns 2 anos talvez menos os povo da micro sofre veio aki e fez um limpa em umas 10 empresas sairao com o bolso cheio..

o mais duido foi em uma empresa de onibus que tinha uns 3 servidores 2000 com slq server ofice ....isso deve ter doido ficou em torno de 150.000,00 pelos boatos que ouvi

igual o dopi falow ... estacao de trabalha de mercados que nem usa sistemas em MSDOS tava usando windows e oficce tomarao uma facada daquelas pechera bem grande de nordestino

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Edilcimar

bem é como diz aquele velho ditado amarra-se o burro onde o dono manda(ou será amarra-se o dono onde o burro manda?)
se o cliente foi avisado e não está nem aí, por que é que eu vou me preocupar com a multa que êle vai levar?

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Yallebr

Mas o Fisco, ABES e MS podem não interpretar dessa maneira e cobrar a multa ao cliente... o que pode chegar a 1000 vezes o valor do software...

So corrigindo um número. Pode chegar a 3000 vezes o valor do software.

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Dopi

bem é como diz aquele velho ditado amarra-se o burro onde o dono manda(ou será amarra-se o dono onde o burro manda?) se o cliente foi avisado e não está nem aí, por que é que eu vou me preocupar com a multa que êle vai levar?

Acho que temos que nos preocupar sim...

1 - Seu cliente poderá fechar, ou deixar de usar a informática por algum tempo... Conclusao: Vc perdeu um cliente...
2 - O mal estar gerado pode afetar vc ou o seu programa... pois o cliente vai querer culpar alguem... - ´Poxa vida ninguem me avisou !!!!´
3 - O seu cliente fatalmente vai informar a sua empresa como prestadora de serviços de informática dele... Nesse caso, a caravana da fiscalização, pode resolver fazer uma visita a sua empresa tb.... Está tudo certinho (registrado) por ai ?

Como diz o ditado: Até vc explicar que foçinho de porco não é tomada...

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Edilcimar

se eu avisei, o cliente assinou um contrato de utilização do MEU programa e não um contrato de utilização de programa de OUTROS, a responsabilidade não é minha com certeza absoluta!

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Aroldo Zanela

se eu avisei, o cliente assinou um contrato de utilização do MEU programa e não um contrato de utilização de programa de OUTROS, a responsabilidade não é minha com certeza absoluta!

Colega,

Concordo com você, porém, o Daniel (Dopi) também está correto, pois o cliente é a nossa razão de existência. Mesmo assim, alguns preferem assumir o risco e é isto que eu também deixo bem claro em meus contratos.

Responder

Gostei + 0

16/04/2005

Aroldo Zanela

[quote:0a682cf09d]Mas o Fisco, ABES e MS podem não interpretar dessa maneira e cobrar a multa ao cliente... o que pode chegar a 1000 vezes o valor do software...

So corrigindo um número. Pode chegar a 3000 vezes o valor do software.[/quote:0a682cf09d]
Colega,

Na antiga lei 7.646/87 era fixado o valor de 2.000 vezes o valor da cópia para aplicação da multa. Atualmente está em vigor a [url=http://www.mct.gov.br/legis/leis/9609_98.htm]lei 9.609/98[/url] que não fixa o valor da multa e sofreu várias alterações em sua redação em relação a anterior.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar