GARANTIR DESCONTO

Fórum Tenho que pagar para desenvolver em 3 camadas ? #270883

03/03/2005

0

Para desenvolver em 3 camadas em delphi, eu tenho que pagar o uso da tecnologia ?
Afinal o q eu uso ?
DataSnap
WebSnap
WebServices ? ´Preciso de 1 webserver realmente para usar ?´

Tenho q pagar para desenvolver em 3 Camadas e para distribuir ?Fora a minha linceça do delphi ?

Existe algum medio alternativo ? ´Fora o Java :) hehe´

Grato :D

Kristian

Kristian

Responder

04/03/2005

Danielclubedelphi

Pelo que sei, vc tem que pagar a Borland para utilizar 3 camadas. Talvez seja algo relacionado a Midas... Não lembro direito agora.

Mas veja bem, se vc montar uma aplicação da seguinte forma: 1 servidor de BD, 1 servidor de aplicação e vários clientes, acabará economizando nas licenças, já que os clientes não farão conexão com o banco e sim apenas o servidor de aplicação.

Supondo que seja um BD pago né...

Responder

Gostei + 0

04/03/2005

Rômulo Barros

Mas veja bem, se vc montar uma aplicação da seguinte forma: 1 servidor de BD, 1 servidor de aplicação e vários clientes, acabará economizando nas licenças, já que os clientes não farão conexão com o banco e sim apenas o servidor de aplicação.

Isso depende da empresa proprietária do SGBD. Por exemplo, a ORACLE não cobra licenças baseadas não ´máquinas que acessam o BD´, mas sim pelas ´máquinas que se beneficiam´ do BD. Ou seja, se vc tiver uma única maquina (Servidor de aplicação) acessando o BD e outras máquinas tiverem tirando proveito desse servidor de aplicação, então vc terá q pagar as licenças para essas máquinas também.

Responder

Gostei + 0

04/03/2005

Rodc

O Oracle, e outros bancos, cobram pela quantidade de conexões que o banco de dados vai ter. Mas existe uma forma fazer os clientes acessarem o servidor de aplicação e este abri apenas uma conexão no banco, assim, apenas o servidor de aplicação é cliente do banco de dados.

Responder

Gostei + 0

04/03/2005

Massuda

Pelo que sei, vc tem que pagar a Borland para utilizar 3 camadas. Talvez seja algo relacionado a Midas... Não lembro direito agora.
Até o Delphi 6 era assim. Quem tem Delphi 7 (não sei se isso vale para todas as versões do D7), o uso do Midas não envolve pagamento de licenças.

Responder

Gostei + 0

04/03/2005

Kristian

Só mais uma.. dessas tecnologias d 3 camadas qual é portavel para outra plataforma, pelo uso do kylix ?

valeu

Responder

Gostei + 0

07/03/2005

Rômulo Barros

O Oracle, e outros bancos, cobram pela quantidade de conexões que o banco de dados vai ter. Mas existe uma forma fazer os clientes acessarem o servidor de aplicação e este abri apenas uma conexão no banco, assim, apenas o servidor de aplicação é cliente do banco de dados.

Pelo q sei, se qualquer máquina estiver acessando o ´Servidor de Aplicação que abriu a conexão com o Banco´ e venham a trabalhar com os dados do Banco, terá que pagar licença , também. Conforme mencionei anteriormente.

Responder

Gostei + 0

07/03/2005

Emerson Nascimento

UI, o que está sendo discutido é a tecnologia multicamadas e não o acesso ao banco de dados. até o Delphi 6 era necessário pagar royalties para a Borland pelo uso da tecnologia multicamadas (midas). a partir do Delphi 7 essa tecnologia tornou-se Royalty Free.

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Marcosalex

O único componente 3 camadas portável para o kylix é o SOAPConnection.

Se não quiser pagar nada de licença usa um banco free qualquer. Programação Cliente Servidor tradicional voce também tinha que pagar licença por conexão.

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kristian

Veja c nao to falando besteira...

para usar Soap eu preciso de 1 servidor web ?

ou dar para criar 1 aplicativo para servidor independente ?

Vc usa soap ? o q vc me falaria ? sobre 1 programa d automacao comercial ?

valeu :shock:

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kapak

Pq tem que se utilizar essas tecnologias p/ multi-camadas ?
Escrevo sistemas em 3 camadas utilizando apenas Sockets e Threads e nunca paguei nada.

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kristian

Agora vc falou algo q me chamou e muita a atenção, onde programar em 3 ou mais camadas é misterio at q o programador entenda o conceito por completo de separar as regras do soft, porem temos objetos direcionados para isso e temos os sockets q vc citou.. Puxa teria como vc me dar uma dica ? Como seria o meu servidor das regras ? e como o meu client ser conectar a ele ?

Na hora d desenvolvimento, como é ? tipo qnd eu to programando em client/server, eu vejo os campos da tbl no meus objetos query e linko eles aos dbware da vida.. qnd to usando conexao d 3 camadas com soap, datasnap e etc. tb me possibita isso e qnd to usando sockets ?

Vc conseguiu me entender ? ou ficou confuso ....
:shock:

Pq tem que se utilizar essas tecnologias p/ multi-camadas ? Escrevo sistemas em 3 camadas utilizando apenas Sockets e Threads e nunca paguei nada.

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kapak

Como seria o meu servidor das regras ? e como o meu client ser conectar a ele ?
Bom, aí vc deve estar falando em 4 camadas:
1-Banco de Dados
2-Servidor do Banco
3-Servidor de Aplicação(regras)
4-Aplicação Cliente.
No meu caso, só tenho 3 camadas(excuindo o servidor de aplicação).
Basicamente é o seguinte:
1-Um servidor de banco de dados que possui um TServerSocket e é o responsável pela conexão c/ o banco e o aceite das conexões de vários clientes através de endereço IP e porta.
2-Aplicação cliente que possui um TClientSocket p/ conexão c/ o servidor.
Para cada conexão aceita no servidor, é aberta uma thread ref ao cliente conectado.
O cliente solicita alguma coisa, o servidor processa e envia o resultado.
Esquecí de mencionar que vc precisará de uma classe p/ transporte de dados p/ comunicação entre clientes/servidor. Até vc escrever sua própria classe, lhe aconselho a dar uma pesquisada na internet em RPCBuffer; este objeto é bem flexível, mas acho que não foi implementado nele uma comunicação via Sockets.
Na hora d desenvolvimento, como é ? tipo qnd eu to programando em client/server, eu vejo os campos da tbl no meus objetos query e linko eles aos dbware da vida.. qnd to usando conexao d 3 camadas com soap, datasnap e etc. tb me possibita isso e qnd to usando sockets ?
Não, com Sockets vc envia e recebe um buffer de dados e a aplicação cliente não possui mais os componentes sql pq ela não tem mais nada a ver c/ o banco de dados e sim c/ o servidor

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kapak

ao qual está conectada.
Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kristian

O q eu fiquei na duvida. é o seguinte.. como vc faz para mostrar os dados na tela

tipo... Vc tem uma tela d cadastro com os campos a serem preenchidos como vc fazer ? como é feito o link

e no caso d 1 DBGrid ? como é ou vc usa uma StringGrid ?

Responder

Gostei + 0

29/03/2005

Kapak

Vc tem uma tela d cadastro com os campos a serem preenchidos como vc fazer ? como é feito o link
É aí que entra aquela classe de transporte. Ela é semelhante ao RPCBuffer só que c/ algumas implementações a mais; é como um cursor de dados só que em memória; vc navega por registros e campos. Na parte cliente, o servidor manda um cursor de dados e eles são dispostos na tela em Edits, Combos e Grids c/ botões de navegação p/ próximo, anterior, primeiro, último, pesquisa, etc...
e no caso d 1 DBGrid ? como é ou vc usa uma StringGrid ?
Utilizo Listviews. É bom ressaltar que vc tem que parametrizar a quantidade de registros a serem enviados, senão a rede pode travar; assim como o tamanho de blobs p/ envio automático.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar