Trigger para Atualizar Tabela de Estoque

03/05/2012

0

Olá galera,

Sou novo por aqui e novato também na área de programação (Java) e SQL (PostgreSQL). Escolhi Java pela Versatilidade e portabilidade e o PostgreSQL por ser o melhor entre os SGBDS Free. Minha dúvida é a seguinte: Apesar de já ter lido vários artigos (inclusive a documentação do PosgreSQL) e assistido várias vídeo aulas sobre o assunto Trigger (a maioria para o MySQL), minha dúvida permanece. Estou desenvolvendo um mini aplicativo (em java) para controle de estoque com as seguintes tabelas: Produtos, Entradas, Saídas e Estoque (Resumindo). Na minha tela de produtos possuo um campo para mostrar o estoque desse produto, que deverá ser consultado na tabela estoques. Por sua vez, a tabela estoques deverá ser alimentada pelas entradas e saídas. A cada nova linha inserida nas tabelas entradas e saídas, deverá ser disparada uma trigger que deverá chamar a função para incrementar meu estoque (Entradas) ou decrementar meu estoque (Saídas). Como posso fazer isso? Como informar à função que ela deverá pegar o saldo existente na tabela estoques e somar ou subtrair uma quantidade que foi lançada na tabela entrada ou saída? Espero ter sido claro! Preciso de algumas dicas e a partir daí pretendo me virar sozinho. Conto com a colaboração de todos! Obrigado
Ramiro Pamponet

Ramiro Pamponet

Responder

Posts

13/05/2012

Bruno Leandro

no postgre voce precisa criar uma chamada a uma função, com o nome da trigger tabela_trigger em quais eventos irá chamar a função para o tratamento INSERT OR UPDATE OR DELETE em qual tabela e qual função irá tratar estas ocorrencias, fn_tabela_trigger

CREATE TRIGGER tabela_trigger AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE ON tabela FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE fn_tabela_trigger();

CREATE OR REPLACE FUNCTION fn_tabela_trigger() RETURNS Trigger AS
$BODY$
BEGIN
IF (TG_OP = DELETE) THEN
-- ao deletar uma compra incrementar o estoque
ELSIF (TG_OP = UPDATE) THEN