Trigger para Atualizar Tabela de Estoque

03/05/2012

0

Olá galera,

Sou novo por aqui e novato também na área de programação (Java) e SQL (PostgreSQL). Escolhi Java pela Versatilidade e portabilidade e o PostgreSQL por ser o melhor entre os SGBDS Free. Minha dúvida é a seguinte: Apesar de já ter lido vários artigos (inclusive a documentação do PosgreSQL) e assistido várias vídeo aulas sobre o assunto Trigger (a maioria para o MySQL), minha dúvida permanece. Estou desenvolvendo um mini aplicativo (em java) para controle de estoque com as seguintes tabelas: Produtos, Entradas, Saídas e Estoque (Resumindo). Na minha tela de produtos possuo um campo para mostrar o estoque desse produto, que deverá ser consultado na tabela estoques. Por sua vez, a tabela estoques deverá ser alimentada pelas entradas e saídas. A cada nova linha inserida nas tabelas entradas e saídas, deverá ser disparada uma trigger que deverá chamar a função para incrementar meu estoque (Entradas) ou decrementar meu estoque (Saídas). Como posso fazer isso? Como informar à função que ela deverá pegar o saldo existente na tabela estoques e somar ou subtrair uma quantidade que foi lançada na tabela entrada ou saída? Espero ter sido claro! Preciso de algumas dicas e a partir daí pretendo me virar sozinho. Conto com a colaboração de todos! Obrigado
Ramiro Pamponet

Ramiro Pamponet

Responder

Posts

13/05/2012

Bruno Leandro

no postgre voce precisa criar uma chamada a uma função, com o nome da trigger tabela_trigger em quais eventos irá chamar a função para o tratamento INSERT OR UPDATE OR DELETE em qual tabela e qual função irá tratar estas ocorrencias, fn_tabela_trigger

CREATE TRIGGER tabela_trigger AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE ON tabela FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE fn_tabela_trigger();

CREATE OR REPLACE FUNCTION fn_tabela_trigger() RETURNS Trigger AS
$BODY$
BEGIN
IF (TG_OP = DELETE) THEN
-- ao deletar uma compra incrementar o estoque
ELSIF (TG_OP = UPDATE) THEN
-- ao atualizar uma compra e o numero de produtos foi alterado incrementar ou decrementar o estoque
ELSIF (TG_OP = INSERT) THEN
-- ao inserir uma compra descontar o estoque
END IF;
END;
$BODY$
LANGUAGE plpgsql;



caso a duvida persista estamos a disposição
Responder

29/07/2014

Glêsio Santos

Sei que este post é bem antigo, mais a minha duvida esta de como pegar o valor antigo da minha tabela do banco para subtrair com o campo da minha tabela ou passa um paramentro para saber a quantidade que esta sendo solicitada
Responder

29/07/2014

Marisiana Battistella

Olá Glêsio!
Vc tem que utilizar as variáveis OLD e NEW.
Veja o exemplo que retirei deste link: [url]http://www.postgresql.org/docs/9.2/static/plpgsql-trigger.html[/url]
CREATE TABLE emp (
    empname           text NOT NULL,
    salary            integer
);

CREATE TABLE emp_audit(
    operation         char(1)   NOT NULL,
    stamp             timestamp NOT NULL,
    userid            text      NOT NULL,
    empname           text      NOT NULL,
    salary integer
);

CREATE OR REPLACE FUNCTION process_emp_audit() RETURNS TRIGGER AS $emp_audit$
    BEGIN
        --
        -- Create a row in emp_audit to reflect the operation performed on emp,
        -- make use of the special variable TG_OP to work out the operation.
        --
        IF (TG_OP = 'DELETE') THEN
            INSERT INTO emp_audit SELECT 'D', now(), user, OLD.*;
            RETURN OLD;
        ELSIF (TG_OP = 'UPDATE') THEN
            INSERT INTO emp_audit SELECT 'U', now(), user, NEW.*;
            RETURN NEW;
        ELSIF (TG_OP = 'INSERT') THEN
            INSERT INTO emp_audit SELECT 'I', now(), user, NEW.*;
            RETURN NEW;
        END IF;
        RETURN NULL; -- result is ignored since this is an AFTER trigger
    END;
$emp_audit$ LANGUAGE plpgsql;

CREATE TRIGGER emp_audit
AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE ON emp
    FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE process_emp_audit();

Espero que ajude!
Responder

11/08/2014

Glêsio Santos

Ola Marisiana, desculpa pela demora, mais muito obrigado pela ajuda, consegui realizar as operações com seus exemplos e o link me ajudou a compreender mais sobre trigger

Agradeço
Responder

11/08/2014

Marisiana Battistella

Por nada!!
Fico feliz que tenha ajudado!
Responder

08/07/2020

Ariclenes Maciel

Ola eu gostaria de Saber como é que posso tirar um orçamento sem descontar a quantidade no estoque
obrigado
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar