Utilidade da Linguagem em C

24/05/2023

0

Boa tarde, pessoal. Sou iniciante em programação Gostaria de uma ajuda, após começar a estudar sobre lógica de programação, dei início a um curso em que estamos aprendendo a Linguagem ''C''. Vi alguns vídeos a respeito da linguagem também, falando sobre a utilização dessa linguagem matriz, mas gostaria de saber algo mais popular , qual é ou quais são as maiores praticas e utilizações que são feitas através dessa linguagem. Como estou a pouco tempo estudando a respeito, me surgiu essa curiosidade. Forte abraço <\><C><\>
Uéricson Ribeiro

Uéricson Ribeiro

Responder

Posts

24/05/2023

Arthur Heinrich

Linguagens de programação podem ser multi-propósito ou mais dedicadas. Elas podem ser utilizadas em ambientes com relativo poder de processamento ou em ambientes mais simples.

A linguagem C é uma linguagem muito simples, de fácil implementação do compilador, que não impõe nenhum tipo de barreira para a implementação de qualquer tipo de software. Existem compiladores para praticamente todas as plataformas e muitos compiladores ou interpretadores de outras linguagens são escritos em C, dada a sua versatilidade, eficiência e poder.

Você pode utilizar a linguagem Python, se preferir. Provavelmente, embora eu não possa afirmar, o interpretador da linguagem Python foi escrito em C. E isto pode ser a realidade de muitas linguagens.

O uso da linguagem C é bastante comum no desenvolvimento de sistemas operacionais, drivers, sistemas embarcados e compiladores.

Em um curso de programação, costuma-se utilizar linguagens como C, Pascal, ou outra linguagem de baixo nível, pois o que se pretende ensinar é a construção de algoritmos primitivos, modelagem de dados, mapeamento de memória e outras atividades típicas de programação.

Depois, você pode partir para uma linguagem orientada a objetos, para aprender outros aspectos da programação.

Ninguém aprende a pilotar um avião diretamente em um A380. Você primeiro aprende os conceitos e experimenta o que aprendeu no básico. Depois parte para algo mais complexo.

Todo mundo pode brincar de lego. Quem aprende a programar em C, aprende a criar as suas próprias peças.
Responder

24/05/2023

Frank Hosaka

Eu só mexo com Lego. Lá em 1984 uma revista chamada Input tentou ensinar Assembler, mas o máximo que eu consegui foi colocar o meu nome no monitor. De 1990 até 2020, eu só mexi no Lego do Visual Basic que vem embutido no pacote do Office da Microsoft. Em 2020, conheci novos legos, basicamente o PHP, HTML, CSS, JavaScript. Brincar com lego não é fácil não. Hoje estou tentando imprimir uma página do navegador diretamente na impressora local, mas eu não consegui nada. Se você conseguir imprimir qualquer coisa de um celular para uma impressora WiFi usando o C, então, parabéns, você está no caminho certo.
Responder

25/05/2023

Arthur Heinrich

Eu só mexo com Lego. Lá em 1984 uma revista chamada Input tentou ensinar Assembler, mas o máximo que eu consegui foi colocar o meu nome no monitor. De 1990 até 2020, eu só mexi no Lego do Visual Basic que vem embutido no pacote do Office da Microsoft. Em 2020, conheci novos legos, basicamente o PHP, HTML, CSS, JavaScript. Brincar com lego não é fácil não. Hoje estou tentando imprimir uma página do navegador diretamente na impressora local, mas eu não consegui nada. Se você conseguir imprimir qualquer coisa de um celular para uma impressora WiFi usando o C, então, parabéns, você está no caminho certo.


É interessante ver como a segurança cibernética evoluiu ao longo do tempo. Houve uma época em que era fácil imprimir a partir de uma aplicação Web. Dava para criar um site malicioso e, ao acessá-lo, podíamos sair imprimindo coisas.

Com o passar do tempo, aplicações Web passaram a ser tratadas como algo inseguro. É como se rodassem em uma máquina virtual, sem acesso ao hardware. Hoje, as aplicações precisam de "autorização" para acessar os recursos locais.

Programar nunca foi fácil. Uma coisa é fazer o "Hello World!". Outra bem diferente é construir uma aplicação útil.

Dá para fazer muita coisa com ferramentas prontas. Eu me lembro quando o Visual Basic surgiu aqui no Brasil. Ainda trabalhava no Senac, então, deve ter sido entre 1992 a 1995. Foi a primeira linguagem "visual", como o próprio nome diz, que facilitava a programação em Windows.

Tentamos fazer um projeto e o componente gráfico que o acompanhava fazia quase tudo o que queríamos. Precisávamos fazer apenas um ajuste no componente, mas, embora fosse uma linguagem orientada a objetos, não permitia criar seus próprios objetos. Era necessário fazê-lo usando o C.

Hoje, eu dividiria a programação em 4 grandes categorias: Web, Mobile, Front-end e Back-end. Em cada uma, existem suas próprias dificuldades e algumas ferramentas dedicadas, ou "mais apropriadas". É muito comum ter que aprender mais de 5 linguagens para criar algo que funcione de forma integrada. Ao longo da minha vida, já vi cerca de 20 linguagens, embora não trabalhe com a maioria hoje. Entre elas, assembly de 3 processadores distintos: 6502 (Apple), Z80 (TRS-80) e x86 (IBM-PC) e outras muito restritas, como Lisp, Forth, Prolog, Algol, Fortran e Perl. Tempo perdido? Acredito que não. Cada linguagem nos acrescenta algo e, mesmo que não a utilizemos mais, a ideia que estava por trás de cada uma fazia algum sentido. É como aprender a mesma coisa por vários ângulos diferentes.

Para quem está começando hoje, o desafio é escolher algo que não mude tão rápido. Senão, quando conseguimos aprender, já se tornou ultrapassado.

É um desafio. Só os "bravos" entendem o sacrifício e o esforço necessário para se destacar nesta área.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar