Fórum Vale a pena investir em front-end? #623640

27/01/2025

0

Há mais ou menos um ano e meio eu resolvi mudar completamente a minha vida e isso incluiu a faculdade, eu estava no 4º período de Nutrição, e decidi largar tudo para virar dev.
Então iniciei um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema e comecei a apreder código com cursos, sites e artigos ou qualquer conteúdo que me agregue algum conhecimento.
Após me familiarizar com algumas linhas de código, eu decidi seguir pelo front-end e tenho me dedicado bastante a isso, com horas de estudo, dormindo tarde, aprendendo a montar portfólio, etc. E tenho evoluído bastante, já aprendi bastante coisa.
Contudo, venho escutando alguns comentários que estão me desmotivando e desencorajando a seguir na área. Coisas vindas de programadores já mais capacitados que diem que front-end é um baco furado, que não vale a pena e que a área está saturada. Que deve-se investir em back-end, IA, dados, entre outre outros.
Eu, sendo totalmente inexperiente profissionalmente falando, não sei até onde isso é verdade, mas estou assustada, com medo de ter apenas perdido tempo. Já com 31 anos, fazer uma transição de algo que eu já estava na metade do caminho para algo totalmente diferente, e escutar que não vou conseguir sucesso com isso, é desesperador e eu queria ouvir a opinião sincera de quem já está dentro do mercado, ou já esteve, ou até mesmo de quem contrata.
Alguém que possa me esclarecer, se, de fato, eu deveria trilhar outra carreira dentro da programação, ou até mesmo, fora dela.
Luana Santos

Luana Santos

Responder

Post mais votado

28/01/2025

Boa tarde, Luana.

Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas há mais de 40 anos. Nesse meio tempo, já vi de tudo, já conheci umas 20 linguagens de programação e cheguei a desenvolver até programas de prateleira, embora não sozinho.

Classificar algo como front, mid ou back é uma maneira muito simplista de encarar o cenário do desenvolvimento.

Você pode trabalhar sozinha, desenvolver alguns aplicativos mobile e até ganhar dinheiro com isso. Porém, no mundo corporativo, os sistemas costumam ser complexos e, dificilmente você desenvolverá algo sozinha.

Em primeiro lugar, back-end não é sinônimo de desenvolvimento de aplicações Web. Existe back-end em praticamente todo tipo de sistemas. É a parte do sistema que dá suporte para as funcionalidades que o usuário tem acesso no front-end.

Front-end é a parte do sistema que faz interface com o usuário, seja ela Web ou aplicações.

Imagine a Microsoft. Ela oferece o pacote Office na sua versão Web, mas também através de aplicativos.

No mundo corporativo, instalar e manter atualizados aplicativos em centenas de computadores é trabalhoso e custa muito caro. Apesar disso, a maioria das empresas licencia aplicações que são instaladas, porque as versões Web costumam ser limitadas, já que rodam em um browser. Se o browser libera acesso ao hardware, um site malicioso poderia comprometer a estabilidade do sistema e roubar dados. Por isso, em muitos casos, se utiliza aplicativos.

Porém, para sites corporativos, implementados via intranet, é possível implementar muitas funcionalidades, liberando acesso imediato para todos os funcionários, com alguma segurança.

Desenvolvimento corporativo geralmente é composto de diversos subsistemas. Temos front-end para acesso, execução de rotinas, importação de dados e relatórios. É necessário utilizar um ou mais bancos de dados. Existem máquinas de aplicação, diversos softwares de terceiros para controlar o uso de recursos, rotinas de integração, processamento batch, conectividade com empresas externas como bancos, para transações financeiras.

Não dá para implementar tudo sozinho e muito menos com uma única linguagem de programação.

Dentro da programação, existem muitas áreas e atividades. Com o passar do tempo, você se simpatiza mais com uma ou outra área e precisa se adaptar. Mas isso só acontece se você começar, experimentar os desafios e encontrar o seu limite e suas habilidades. Todas as áreas são válidas.

Você está fazendo uma mudança radical de carreira e é normal ter tantas dúvidas. Se tiver empenho, perseverança e vontade de aprender, acredito que chegará lá, qualquer que seja sua escolha.

Para quem está começando, tem uma série de aulas no Youtube, do curso CS50 de Harvard. Eu mesmo, com 40 anos de experiência, assisti por curiosidade e sem pretensão de aprender muita coisa, mas achei bem bacana a abordagem do professor. Recomendo para todo mundo.

Arthur Heinrich

Arthur Heinrich
Responder

Gostei + 1

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar