Fórum Vamos nos unir!!! #171700
27/07/2003
0
Phfdelphi
Curtir tópico
+ 0Posts
27/07/2003
4_olho
Para que isso fose possível seria necessário que todos tivessem um mesmo nível - ou seja ter cursado alguma Faculdade do ramo. Sabemos que isto não acontece, pois muitos tem o Curso Técnico Superior ou nem isso, é auto-didata (e às vezes é muito melhor do quem fez bilhões de cursos e aperfeiçoamentos). Então a Associação só previlegiaria alguns.
Preço é uma questão de necessidade e nossos produtos são artesanais. Além disso, cada região do país pode pagar um valor diferente. Vejamos um exemplo. Um sisteminha de cadastro para uma grande multinacional e para uma pequena lojinha do interior do fim do mundo. O sistema pode ser até igual, com as mesmas possibilidades, mas você vai cobrar igual ?
Só concordo que seria uma maneira de nos qualificar, porque o que tem de programadorzinho ruim no mercado, não está escrito (não me considero melhor de um deles). Basta dar uma lida em algumas mensagens do fórum para perceber que tem gente mais perdida que cachorro caido da mudança. Algumas como ´Vou perder meu emprego se não achar ....´ e lá vem uma pergunta super simples.
Desculpe se não fui muito incentivador ... e meu voto não foi o que esperava (a última opção)
Gostei + 0
27/07/2003
Moonlight
Agora, os pontos que o colega citou são muito válidos. Mas acho que para a idéia dar certo, seria necessário ser muito bem elaborada e ter de onde tirar recursos pra começar.
Gostei + 0
27/07/2003
Aroldo Zanela
Organização nos já possuímos: www.sbc.org.br
Padronização de preços: Não acredito que isso venha a existir, pois apesar de existerem as métricas de engenharia de software, o preço de um produto/serviço está ligado na percepção do cliente e em sua capacidade de pagamento.
Não podemos sequer nos comparar com a OAB, pois nossa profissão nem é regulamentada e se um dia for, tenho a convicção que será um movimento retrogrado.
Gostei + 0
28/07/2003
Zoom
Qualquer um que saiba difgitar e salvar um texto no word é considerado, pelos menos favorecidos, como um expert em informática. Existe então uma falta de conhecimento generalizada por parte de nossos clientes na hora de contratar um profissional. Quando vc apresenta um orçamento formal e cobrando o preço justo o cara pensa : ´Mas o filho do vizinho que ´mexe´ com computador faz isto por 10¬ do valor , que absurdo este cara está me cobrando´ .
Dái fica difícil, se formos processar todo mundo que se diz técnico por exercício legal da profissão não existirão juízes suficientes em todo o judiciário nacional (com exagero por favor, hehe).
Ainda outra coisa, não usem a OAB como parâmetro, pois duas coisas chamam a atenção. Advogados formam a classe menos corporativa que existe (vivem furando os olhos uns dos outros) e a instituição existe à décadas. Infelizmente o pessoal da informática também não é corporativo e por um cliente fazemos a caveira do colega.
Penso que não rola por isso.
Zoom
Gostei + 0
28/07/2003
Anjo Azul
Entretanto não posso deixar de concordar com o colega que diz que com isso seriam privilegiados apenas os possuidores de título de nível superior.
Existe no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) a possibilidade de inscrever-se como Contabilista (nível superior) o Técnico em Contabilidade (Nível Médio) mas vejam mesmo assim os autodidatas continuariam de fora.
Gostei + 0
28/07/2003
Motta
Qts desevolvedores conhecem a norma técnica ? (ABNT)
Qts a usam ? (não estou na lista ...)
Gostei + 0
28/07/2003
Rodrigo_rcp
Aqui no RS eu sei que o CRA/RS quer abocanhar anuidades do pessoal de informática, mas acho que deveríamos ter o próprio Conselho Federal de Informática
Gostei + 0
28/07/2003
Okama
Gostei + 0
28/07/2003
Carnette
Espero que os outros moderadores não se importem ...
Obrigado....
Gostei + 0
29/07/2003
Alesabino
Que normas são essas????
Gostei + 0
29/07/2003
Aroldo Zanela
Acredito que ele tenha se referido a ISO/IEC 9126 traduzida para a NBR 13596 (ABNT) que descreve as características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um ´Software de Qualidade´ (Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência, Manutebilidade e Portabilidade).
Mais detalhes no site da ABNT.
Gostei + 0
30/07/2003
4_olho
Gostei + 0
05/08/2003
Rabitz
Acredito também, ser esta a melhor forma da democratização da informática no país.
Sou de todo a favor deste projeto.
Fica aqui registrada minha opinião
Rabitz
Gostei + 0
07/08/2003
Machado
Gostei + 0
07/08/2003
Untrap
divididindo programadores,analistas e outros de outra categoria em
trainer
junior
senior
master
com regras bastante definidas, rigidas e disciplinares, dando vantagens a quem esta dentro, pois senao qual a vantagem de se ter uma organizacao?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)