GARANTIR DESCONTO

Fórum Vamos nos unir!!! #171700

27/07/2003

0

Nós programadores deveríamos criar uma instituição que estabelecesse padrões e preços para o desenvolvimento de sistemas, tal como existe a OAB para os advogados, uma instituição que pudesse nos proteger e de fato instituir padrões, que é um dos principais problemas que a tecnologia enfrenta, para o real desenvolvimento tecnológico da sociedade de modo geral. Uma instituição que pudesse enxergar bem a frente o futuro e convocar a todos os seus associados para que façam isso acontecer.

Phfdelphi

Phfdelphi

Responder

27/07/2003

4_olho

A idéia é ótima, mas pouco prática. Pelo menos a curto prazo.

Para que isso fose possível seria necessário que todos tivessem um mesmo nível - ou seja ter cursado alguma Faculdade do ramo. Sabemos que isto não acontece, pois muitos tem o Curso Técnico Superior ou nem isso, é auto-didata (e às vezes é muito melhor do quem fez bilhões de cursos e aperfeiçoamentos). Então a Associação só previlegiaria alguns.

Preço é uma questão de necessidade e nossos produtos são artesanais. Além disso, cada região do país pode pagar um valor diferente. Vejamos um exemplo. Um sisteminha de cadastro para uma grande multinacional e para uma pequena lojinha do interior do fim do mundo. O sistema pode ser até igual, com as mesmas possibilidades, mas você vai cobrar igual ?

Só concordo que seria uma maneira de nos qualificar, porque o que tem de programadorzinho ruim no mercado, não está escrito (não me considero melhor de um deles). Basta dar uma lida em algumas mensagens do fórum para perceber que tem gente mais perdida que cachorro caido da mudança. Algumas como ´Vou perder meu emprego se não achar ....´ e lá vem uma pergunta super simples.

Desculpe se não fui muito incentivador ... e meu voto não foi o que esperava (a última opção)

Responder

Gostei + 0

27/07/2003

Moonlight

Bom, seria interessante se tivesse algo assim. Quem conhece a OAB sabe como ela beneficia os associados dela - realmente é muito útil.
Agora, os pontos que o colega citou são muito válidos. Mas acho que para a idéia dar certo, seria necessário ser muito bem elaborada e ter de onde tirar recursos pra começar.

Responder

Gostei + 0

27/07/2003

Aroldo Zanela

Colegas,

Organização nos já possuímos: www.sbc.org.br
Padronização de preços: Não acredito que isso venha a existir, pois apesar de existerem as métricas de engenharia de software, o preço de um produto/serviço está ligado na percepção do cliente e em sua capacidade de pagamento.
Não podemos sequer nos comparar com a OAB, pois nossa profissão nem é regulamentada e se um dia for, tenho a convicção que será um movimento retrogrado.

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Zoom

Sou contra pelos motivos apresentados pelo 4_olho , e por outro ainda :
Qualquer um que saiba difgitar e salvar um texto no word é considerado, pelos menos favorecidos, como um expert em informática. Existe então uma falta de conhecimento generalizada por parte de nossos clientes na hora de contratar um profissional. Quando vc apresenta um orçamento formal e cobrando o preço justo o cara pensa : ´Mas o filho do vizinho que ´mexe´ com computador faz isto por 10¬ do valor , que absurdo este cara está me cobrando´ .
Dái fica difícil, se formos processar todo mundo que se diz técnico por exercício legal da profissão não existirão juízes suficientes em todo o judiciário nacional (com exagero por favor, hehe).
Ainda outra coisa, não usem a OAB como parâmetro, pois duas coisas chamam a atenção. Advogados formam a classe menos corporativa que existe (vivem furando os olhos uns dos outros) e a instituição existe à décadas. Infelizmente o pessoal da informática também não é corporativo e por um cliente fazemos a caveira do colega.
Penso que não rola por isso.
Zoom

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Anjo Azul

Senhores, não sei se acontece no Brasil todo, mas pelo menos aqui em MS tanto o CREA quanto o conselho dos administradores discutem a tempo a quem pertenceria os profissionais da áreas de Tecnologia em Processamento de Dados (nível superior), Analistas de Sistema, Engenheiros da Computação, da Informação.....pelo que sei até hoje não chegou-se a um resultado.
Entretanto não posso deixar de concordar com o colega que diz que com isso seriam privilegiados apenas os possuidores de título de nível superior.
Existe no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) a possibilidade de inscrever-se como Contabilista (nível superior) o Técnico em Contabilidade (Nível Médio) mas vejam mesmo assim os autodidatas continuariam de fora.

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Motta

Impraticavel.

Qts desevolvedores conhecem a norma técnica ? (ABNT)

Qts a usam ? (não estou na lista ...)

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Rodrigo_rcp

Senhores, não sei se acontece no Brasil todo, mas pelo menos aqui em MS tanto o CREA quanto o conselho dos administradores discutem a tempo a quem pertenceria os profissionais da áreas de Tecnologia em Processamento de Dados (nível superior), Analistas de Sistema, Engenheiros da Computação, da Informação.....pelo que sei até hoje não chegou-se a um resultado. Entretanto não posso deixar de concordar com o colega que diz que com isso seriam privilegiados apenas os possuidores de título de nível superior. Existe no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) a possibilidade de inscrever-se como Contabilista (nível superior) o Técnico em Contabilidade (Nível Médio) mas vejam mesmo assim os autodidatas continuariam de fora.

Aqui no RS eu sei que o CRA/RS quer abocanhar anuidades do pessoal de informática, mas acho que deveríamos ter o próprio Conselho Federal de Informática

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Okama

É uma idéia interessante, mas pouco viável, principalmente sobre os preços. Já vi produtos serem vendidos a $120.000 para uma empresa e doado para outra.

Responder

Gostei + 0

28/07/2003

Carnette

Achei interessante as colocções dos colegas...Por isto estou deixando este tópico como fixo por uma semana...Para ver o que pode sair de idéias...E, até quem sabe um ´embrião´ de um conselho ou algo parecido.

Espero que os outros moderadores não se importem ...

Obrigado....

Responder

Gostei + 0

29/07/2003

Alesabino

Impraticavel. Qts desevolvedores conhecem a norma técnica ? (ABNT) Qts a usam ? (não estou na lista ...)

Que normas são essas????

Responder

Gostei + 0

29/07/2003

Aroldo Zanela

Colega,

Acredito que ele tenha se referido a ISO/IEC 9126 traduzida para a NBR 13596 (ABNT) que descreve as características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um ´Software de Qualidade´ (Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência, Manutebilidade e Portabilidade).

Mais detalhes no site da ABNT.

Responder

Gostei + 0

30/07/2003

4_olho

[url]http://conjur.uol.com.br/textos/20516/[/url]

Responder

Gostei + 0

05/08/2003

Rabitz

Acredito que da forma que o ´PROJETO DE LEI Nº 1.561 DE 2003´ foi escrito, não restam mais dúvidas quanto a esta enquete.

Acredito também, ser esta a melhor forma da democratização da informática no país.
Sou de todo a favor deste projeto.

Fica aqui registrada minha opinião

Rabitz

Responder

Gostei + 0

07/08/2003

Machado

A idéia é ótima se a categoria fosse unida, o que não acontece em parte alguma do nosso Brasil, e esse negocio de programadorzinho é besteira, ou o cara é programador ou não. Acho que poderia ser colocado em pratica um modelo onde os associados deveriam, sim, provar que podem desenvolver um programa. Poderiamos criar um instituição de apoio que acho seria o primeiro passo para o desenvolvimento da idéia.

Responder

Gostei + 0

07/08/2003

Untrap

Cada programador comprovado de sua profissionalidade deveria receber uma especie de codigo, tipo CREA, que tornaria responsavel pelos seus projetos e suas consequencias.

divididindo programadores,analistas e outros de outra categoria em
trainer
junior
senior
master

com regras bastante definidas, rigidas e disciplinares, dando vantagens a quem esta dentro, pois senao qual a vantagem de se ter uma organizacao?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar