Fórum Vantagens e Desvantagens de Python #564847
09/04/2009
Não quero comparar linguagens, mas gostaria de saber a opinião dos que já
usam Python.
Porque decidiram usar Python?
Que vantagens Python tem em relação a outras linguagens como C/C++/Java/C#?
Que desvantagens Python tem em relação a essas linguagens?
Python é uma linguagem de propósito geral, ou é algo mais direcionado para alguma àrea?
Qual o desempenho e segurança que Python no desenvolvimento de grandes projetos?
Alguém poderia compartilhar sua experiência com Python?
Python é usado comercialmente, tipo em algum grande projeto como Java?
Qual é o cenário atual de Python, tipo, suporte, quantidade de programadores usando,
quantidade de programas desenvolvidos, etc?
Na opinião de vocês, qual será o futuro do Python?
Atenção! Como já disse, não quero comparar, desvalorizar, ironizar, nenhuma
linguagem, apenas saber a opinião dos mais experientes.
as maiores desvantagens do python é a falta de profissionais qualificados e que tenham um bom nível de inglês para estudar a documentação. em relação à linguagem ela não possui suporte que se compare a empresa Oracle.
Mais Posts
09/04/2009
Vitor Pamplona
Bom, pra começar Python é uma linguagem Script. O que as vezes é bom e as vezes é ruim.
Mas é bem facilzinho de desenvolver, porém a sintaxe de alguns itens da OO dele é que não me agradam. A integração dele com telas é feita com o GTK que é bem sequinho de recursos.
[]s
09/04/2009
Vitor Pamplona
É rápido para desenvolver [:D]
Em que tipo de aplicações eu usaria Python?
[ http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/PerguntasFrequentes/SobrePython ]
Python é uma linguagem de uso geral que pode ser empregada em vários tipos de problemas. A biblioteca padrão inclui módulos para processamento de texto e expressões regulares, protocolos de rede (HTTP, FTP, SMTP, POP, XML-RPC, IMAP), acesso aos serviços do sistema operacional, criptografia, interface gráfica etc. Além da biblioteca padrão, existe uma grande variade de extensões adicionais para todo tipo de aplicação.
Python é tipicamente usado em aplicações web e como linguagem de scripting para administração de sistemas. A facilidade de integração com C faz de Python uma linguagem embutida atrativa em aplicações de maior porte. A possibilidade de uso de componentes COM faz de Python uma alternativa mais agradável (e barata) ao Visual Basic. Finalmente, com o uso de ferramentas como o freeze ou Py2Exe é possível distribuir aplicações Python stand-alone, sem que o usuário tenha que instalar o interpretador Python separadamente.
Praticamente tudo o que se faria com qualquer linguagem de programação, seja ela interpretada ou compilada pode-se se fazer com python: protótipos de sistemas, automatizar tarefas repetitivas como manipulação de texto, cópia de arquivos e outros. Pode-se também criar programas que funcionam no modo texto, tanto interativos como servidores (ou daemons). Pode-se fazer programas em modo gráfico usando a interface nativa do seu sistema, ou então utilizando Tk, GTk, Qt, wxWidgets e tantas outras.
09/04/2009
Vitor Pamplona
Em termos de foco:
Python, Ruby e Groovy são linguagens de script orientadas à produtividade.
Java, por exemplo, é uma linguagem orientada à manutenção.
Isso significa que é bem rápido escrever código em Python, mas essa "rapidez" pode criar pesadelos de manutenção mais tarde.
Na outra ponta, linguagens "rígidas" como o Java te obrigam a escrever mais, porém o código mantém obrigatoriamente uma legibilidade mínima durante todo o ciclo de vida no projeto.
Em relação ao suporte a bibliotecas, vc. pode ter "porte" de linguagens de script para qualquer API existente. É muito fácil usar a linguagem Python e a API/VM Java, como é o caso do Jython.
09/04/2009
Marcos Pereira
Copernico, se vc falasse de Perl, eu nem reclamaria. Tenho certeza de que não consigo dar manutenção facil nos codigos Perls que escrevi faz algum tempo. :-D
Mas, acho que manutenção está um bocado mais relacionada a como se programa do que, ao menos no caso dessas linguagens, a linguagem em si. Acho que Zope e Plone são bons exemplos de que é possivel fazer software com boa manutenção e capacidade de extensão em Python.
valeuz...
09/04/2009
Marcos Pereira
Olá!
Python é uma linguagem muito fácil de se aprender. Sua sintaxe limpa facilita a escrita e também a manutenção uma vez que é mais fácil de ler.
Ela é bem flexível permitindo a programação de scripts e os estilos procedural e orientado a objetos. É interpretada, como Java, e também pode ser compilada em código nativo.
Se o que você for programar ficaria muito bem em LISP, Python pode ser uma boa, porque ela também faz a vez de linguagem de programação funcional. Por outro lado, se a aplicação fizer uso intenso de cálculo o desempenho será muito baixo, já que ela não tem tipos primitivos: tudo é um objeto, do dígito 'a' ao número 1 (100% OO). Pode-se contornar isso integrando o código em Python com C/C++, mais isso tira um pouco da portabilidade do código (nesse caso Java tem a vantagem de ser portável e ter tipos primitivos).
Python é um bom candidato onde se pode pensar em usar PHP, Ruby, etc.
Tem sido usada como ferramenta de ensino de programação (pela sua facilidade de aprendizado e implementação de conceitos de Ciência da Computação), teste e prototipagem, script, etc.
Não há muitas IDE´s de qualidade para Python o que pode comprometer o desempenho na produção de código.(há um plugin para Eclipse)
Se o foco do trabalho será LAMP(Linux, Apache MySQL e Python|Perl|PHP ) Python tem muitas vantagens sobre as outras opções (minha opinião pessoal).
É isso aí...
09/04/2009
Marcos Pereira
[quote="Lazaro Junior"]É interpretada, como Java, e também pode ser compilada em código nativo.
Hum, não sabia que Python podia ser compilada em codigo nativo. Mas, de qualquer modo, não é interpretada como Java. Java é semi-interpretada, mas passa por uma fase de compilação que boa parte das linguagens de script simplesmente não possuem.
[quote="Lazaro Junior"]Python é um bom candidato onde se pode pensar em usar PHP, Ruby, etc.
A briga é feia, entretanto. Já vi algumas boas flame wars entre python e ruby.
[quote="Lazaro Junior"]Se o foco do trabalho será LAMP(Linux, Apache MySQL e Python|Perl|PHP ) Python tem muitas vantagens sobre as outras opções (minha opinião pessoal).
Minha escolha entre as que vc citou seria Ruby. Quais as muitas vantagens de Python sobre as outras?
valeuz...