De que se trata o artigo:

Como tirar as certificações Java e a importância de ser um profissional certificado.


Para que serve:

Informar aos profissionais de TI quais as certificações Java disponíveis, como se preparar para cada exame e os requisitos necessários.

Em que situação o tema é útil:

Este artigo é útil para os desenvolvedores que têm interesse em ser um profissional Certificado e para aqueles que estão iniciando na linguagem e planejam seus primeiros passos.

Neste artigo apresentaremos os motivos de ser um profissional certificado e qual sua importância dentro do mercado atual. Além disso, conheceremos as certificações Java disponíveis e identificaremos qual delas escolher de acordo com seu objetivo profissional. E como vamos comentar sobre todas as certificações, não poderíamos deixar de apresentar o conteúdo abordado e os materiais recomendados para estudo.

Por que ser certificado?

Uma certificação tem diversas vantagens para um profissional, entre elas:

• Melhor posicionamento no mercado;

• Testar o conhecimento sobre a tecnologia;

• A procura das empresas por profissionais certificados.

Além de ser um profissional mais valorizado pelas empresas, é uma forma de aprender a tecnologia Java seguindo as orientações do fornecedor. Para quem está iniciando os estudos em Java, tirar as certificações é uma forma de obter os conhecimentos mínimos de uma das plataformas de desenvolvimento da tecnologia.

A seguir, serão apresentadas as certificações Java existentes e os pré-requisitos para obtê-las. Será abordado o processo para aprovação, e os tipos de exames para cada certificação.

Na Figura 1 temos os níveis dos exames classificados pela Sun.

Figura 1. Certificações Java

SCJA – Sun Certified Java Associate

O exame de “Associado” foi elaborado para candidatos que acabaram de iniciar a carreira em desenvolvimento de software. São cobrados os conceitos básicos de programação orientada a objetos, os fundamentos da linguagem de programação Java e de UML, e o conhecimento teórico geral das plataformas e tecnologias Java. Esta certificação é recomendada mesmo para aqueles que já tiraram a SCJP por ser um exame amplo.

Pré-requisito: Não tem

Idioma do exame: Disponível em Português

Total de Questões: 51

Percentual para aprovação: 68%

Tempo do exame: ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo