De que se trata o artigo:

Conceitos teóricos e práticos para a criação de um ambiente propício para que ideias, conhecimentos e experiências possam ser compartilhados e assimilados por uma equipe de desenvolvedores de software.

Em que situação o tema é útil:

Para permitir que desenvolvedores iniciantes e experientes tenham espaço para experimentar, aprender e compartilhar, buscando nivelamento e aprimoramento técnico da equipe e consequentemente melhorando a qualidade de seu trabalho.

Resumo DevMan:

Através do Coding Dojo é possível criar um processo contínuo para aprimorar as competências, talentos e habilidades de codificação de desenvolvedores de diferentes níveis, por meio da prática de programação em um ambiente colaborativo, atrativo e não competitivo. É o lugar ideal para experimentar novas ideias, nivelar equipes e compartilhar conhecimentos sobre lógica de programação, linguagens, frameworks e paradigmas, utilizando práticas ágeis, criatividade e disciplina.

Profissionais que atuam com desenvolvimento de sistemas de informação, sejam eles gerentes, analistas, programadores, testadores, patrocinadores, clientes ou usuários finais, sabem da importância em se criar um produto que atenda plenamente às necessidades que lhe deram origem. Dentre estes profissionais, os programadores ou desenvolvedores de software têm um papel de destaque no processo, sendo muitas vezes reconhecidos como verdadeiros artistas, já que precisam aplicar seu conhecimento teórico alinhado com as melhores práticas de forma criativa, articulando as estratégias mais adequadas para a resolução de problemas.

Para que o código do produto de software possua uma boa qualidade, os desenvolvedores aplicam simultaneamente seu conhecimento técnico teórico, sua experiência profissional, além de um toque de criatividade na busca pela melhor solução possível. O conhecimento técnico teórico é adquirido pelo estudo científico e a experiência através da prática de seu trabalho, enquanto a criatividade pode ser desenvolvida por meio de exercício artístico com experimentações, reflexões e adaptações, relacionando de diferentes maneiras a teoria com a prática. Estas três características: teórica, prática e criativa, são essenciais para diversos tipos de profissionais, mas em especial para os programadores de software, que precisam construir soluções eficientes, normalmente em prazos curtos e que ainda possam ser mantidas e evoluídas por outros desenvolvedores. Isso exige dos programadores um bom conhecimento das linguagens e ferramentas, experiência prática e criatividade artística para utilizá-las da melhor forma possível.

Entretanto, os programadores muitas vezes são levados a adquirir e desenvolver suas competências diretamente em seu trabalho diário. Isso pode aumentar os riscos de um projeto de software, pois tais profissionais raramente têm oportunidade de aprender, praticar ou experimentar diferentes conceitos de forma adequada. Foi para suprir esta necessidade que surgiu o conceito de Coding Dojo, um ambiente propício para a aprendizagem e aprimoramento das competências técnicas, práticas e criativas dos desenvolvedores. Estes encontros, realizados em um ambiente seguro, não competitivo, agradável e social, leva o profissional, experiente ou não, a se desenvolver e consequentemente fazer seu trabalho cada vez melhor.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo