Assunto - IPV6 chegando.

28/03/2016

0

No inicio do ano, mais precisamente em janeiro tinha feito um post para tirar duvidas sobre o IPV6, voltando aqui com o mesmo assunto para compartilhar um artigo esclarece bastante.

[url]http://joaolucasmacedo.blogspot.com.br/2016/03/ipv6saindodoarmario.html[/url]
Manoel Tic

Manoel Tic

Responder

Post mais votado

03/04/2016

Tenho este trabalho fiz semestre passado sobre ipv6 da uma lida: Não Olhe muito para ortografia nao.

INTERNET PROTOCOL IPV6 / IPV4

As redes de computadores funcionam com trocas de mensagens através de dispositivos, o protocolo IP é responsável por endereçar esses dispositivos utilizando a rede e tornando único cada um. É através do IP que os roteadores comunicam com diferentes redes locais. No entanto o crescimento foi ocorrendo tão rápido que teve de sé adotar medidas para aumentar a quantidade de endereços e algumas dessas medidas foram o surgimento do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), CIDR (Classless Inter-Domain Routing), NAT (Network Address Translation), DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e outros que fizeram retarda esse esgotamento de IP.
Surgimento dos IPs
Por volta dos anos 80 onde surgiram as primeiras redes os endereços IP (Internet Protocol) estão funcionando na versão 4 conhecido também como IPV4, porem ao longo dos anos com o grande avanço das redes e o numero de aparelhos conectados, os números de IP da versão quatro estão chegando ao fim.
Nas décadas dos anos 90 os grandes desenvolvedores da rede já previam que a quantidade de endereços IP da versão quatro não iriam ser suficiente pra atender todo esses crescimentos tecnológicos.

O IPV4

O IPV4 transfere endereços de protocolos de 32 bits ele suporta cerca de quatro bilhões de endereços pelo mundo, porem esta sendo substituído pela nova versão conhecida também como o IPV6, que comporta muito mais que quatro bilhões de endereços por conta que o mesmo trabalha com 128 bits, com esta nova versão, se aposta que esta será a ultima versão para o sistema de endereços da rede, pois o mesmo comporta muito mais conexões de computadores, servidores e sites, com isso aumentando também as possibilidades de combinações diferentes.
O IPV6

A ideia do IPv6 surgiu na década de 1990, junto com um grande crescimento do número de dispositivos que podiam acessar a Internet. No início, a grande rede mundial era usada somente por universidades, empresas de alta tecnologia e organizações governamentais, mas após varias décadas a Internet atingiu a pessoa comum que passou a conseguir acesso de seu computador caseiro. Os protocolos até então implementados funcionavam perfeitamente, mas com esse rápido crescimento, o IPv4, protocolo mais utilizado, começou a ter problemas.
O IPv6 é uma camada de rede do padrão IP usada por dispositivos eletrônicos para intercâmbio de dados através da comutação de pacotes. Foi criado para substituir o IPv4 como segunda versão do IP (Internet Protocol) para ser formalmente adaptado para usos gerais.

DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO IPV6

Surgem grandes problemas pra quem usa o IPV4 e querem fazer a implementação do IPV6, pois as duas versões não são compatíveis, fazendo com que cause um grande impacto quando se diz respeito a projetar a estrutura de uma nova rede, principalmente se tratando da parte financeira, pois a maioria dos equipamentos que estão funcionando no IPV4 não suportam o IPV6, pra que o impacto não seja muito grande a mudança deve ser feita de forma gradativa, fazendo um diagnóstico técnico, associado a um bom planejamento econômico financeiro, identificar a situação real de sua instalação de TI com o ipv4 e indicar o que deve, e o que não deve, permanecer no modo atual.
A partir daí se desenhar um plano objetivo de transição, estabelecendo as etapas necessárias até completar todo o processo Atualmente os duas versões ainda estão sendo utilizada no mercado, pois grandes empresas de provedores de internet ainda não adotaram o ipv6, porem é preciso se preocupar, pois mais cedo ou mais tarde as empresas terão que migrar, isto é caminho sem volta para quem usa Internet.

VANTAGENS DOS PROTOCOLOS IPV6

Uma das maiores vantagens apresentadas pelo Ipv6 em relação ao IPV4 é o fato de o endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits utilizados pelo IPv4. Isto resolve o problema de falta de endereços, pois com 128 bits é possível endereçar um total de 2^128= 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa, por exemplo, que para uma população de 10 bilhões de pessoas, haverá 3.4*10^27 endereços para cada habitante do planeta. Ou, levando-se em consideração a área do planeta, haverá 2.2*10^20 endereços por centímetro quadrado. Podemos perceber então que 128 bits nos fornecem um número de endereços possíveis que será suficiente por vários anos.
O IPv6 dá a seu computador um novo endereço, uma nova forma de ser encontrado na Internet. E mesmo que seu provedor Internet não ofereça IPv6, o seu computador poderá criar automaticamente um "túnel" para conectá-lo à Internet IPv6.
Em muitas empresas e redes domésticas, os computadores não usam endereços IPv4 válidos na Internet. Eles dependem de um serviço chamado NAT, que compartilha um único endereço válido para muitos computadores, para conseguir comunicar-se. Computadores usando NAT não podem ser contactados de forma trivial por outros computadores na Internet.
Entenda que com o IPv6 não há mais NAT. Seu computador estará na Internet "de verdade". Ele poderá comunicar-se com outros computadores na rede e vice-versa.
Outra grande vantagem no que se refere aos cabeçalhos dos pacotes enviados já que no IPV4 possuíam trezes campos, onde dozes eram obrigatórios, e no IPV6 os cabeçalhos são mais simplificados contendo apenas sete campos e alguns cabeçalhos que eram obrigatórios no IPV4 se tornaram opcionais na nova versão.


O IPV6 veio com um grande melhoramento na parte da segurança, pois autenticação se tornaram as palavras chaves destes protocolos, não se esquecendo de citar o melhoramento na qualidade do serviço (QoS) com objetivo principal em oferecer melhor suporte para as varias novas mídias que foram surgindo e processando pela internet.
A fragmentação dos pacotes no IPv6 se dá pelos hosts, ou seja, os roteadores nunca devem fragmentar os pacotes. Isto é resolvido utilizando a tecnologia do PMTU (Path Maximum Transmit Unit), que representa o tamanho do maior pacote que pode passar neste caminho.
Por que não precisa mais do Checksum?
O campo Checksum foi removido, porque calculá-lo reduz drasticamente a performance. Hoje em dia as redes são confiáveis, e também os protocolos das camadas de enlace e transporte têm seus próprios checksums, então não vale muito a pena tê-lo no cabeçalho do IPv6.
Configuração dos Hosts
O host tem uma configuração automática e stateless. Desta forma, o host envia uma requisição multicast para seus parâmetros de configuração, aguardando resposta dos router para uma configuração adequada. Desta forma pode-se evitar o uso de DHCP, utilizado no IPv4.
Multicast
O Multicast (multiplexed broadcast) é parte do protocolo base do IPv6, em oposição ao IPv4, onde era opcional. Desta forma as mensagens podem ser entregues à um grupo de dispositivos simultaneamente.
Jumbogramas
No IPv4, os pacotes eram limitados a 64 kB de dados. Quando utilizado por parceiros que comportem, o IPv6 tem capacidade pra aumentar este limite, utilizando os chamados jumbogramas. Os jumbogramas aumentam a performance da transmissão de dados na rede.
USUARIOS X MIGRAVAÇÃO PRA IPV6:
Sabe-se que os sistemas operacionais atuais já suportam o IPV6 o grande problema esta nos equipamentos como, por exemplo, os roteadores pra quem ainda usa o ipv4 não são compatíveis com o IPV6, o usurário obrigatoriamente terá que fazer a mudança pra outro equipamento que comporte o IPV6 e assim se manter conectado a internet.
A implantação do IPv6 deve ser transparente. Ou seja, se tudo der certo, pouca coisa mudará: seu computador será configurado automaticamente, a Internet continuará a funcionar

Edson Venancio

Edson Venancio
Responder

Mais Posts

28/03/2016

Carlos Oliveira

Me parece ser um bom ponto de partida para o assunto.
Responder

28/03/2016

Edvaldo Amorim

Vou ler Manoel. Obrigado.
Responder

28/03/2016

Manoel Tic

Disponha pessoal, penso que é um assunto que vale a pena, não sabemos quando realmente entra em vigor, mas o quanto antes souber, ficar preparado.
Responder

03/04/2016

Roniere Almeida

Boa Manoel, um artigo que serve de preparação pelo que está por vir.

Agradecido!
Responder

03/04/2016

Edson Venancio

Infelizmente ainda vai leva um tempinho, para começamos usa esta tecnologia, pois praticamente 90% da rede ainda roda encima do ipv4 , os cara vão espera o numero de IP disponivel acaba para depois começa implementar com vontade rs

Muito top o ipv6, porem para fazer essa mudança não e facil, tem que ser de forma gradativa, ja que o mesmo nao é compativel com os equipamentos ativos no mercado que rodam no ipv4 .
Responder

03/04/2016

Manoel Tic

Atualmente os produtos/serviços estão preparados para essa mudança? Sistemas operacionais, tecnologias de desenvolvimento.
Responder

04/04/2016

Roniere Almeida

Bom trabalho Edson.
Responder

04/04/2016

Manoel Tic

Pode deixar vou ler sim, eu quero entender a base pra quando ficar proximo ficar mais simples.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar