Fórum Configurando Windows Server 2012 com duas redes distintas de Internet #521625
01/06/2015
0
Tenho o seguinte cenário:
* Uma internet de 30 Mb com IP Dinâmico
* Uma internet de 10 Mb com IP Fixo Externo
Essa situação é por quê o provedor do serviço (no caso a Net Empresas) só oferece internet com IP Fixo a uma velocidade de 10Mb. Então contratamos a Internet com 10Mb e IP Fixo e uma outra com 30 Mb com IP Dinâmico.
Tenho um servidor com Windows Server 2012 R2 com duas placas de rede, e necessito fazer com que os usuários da rede se conectem ao servidor e navegue pela internet pelo link de 30Mb e os serviços de VPN, Publicação de Site e e-mail saia e entre pela Rede de 10 Mb com IP Fixo.
Obs.: Neste servidor estarei habilitando o serviço de DNS Interno, Active Directory e Wins também.
O que devo fazer? Alguém pode dar uma idéia?
É possível fazer um load balance talvez?
Agradeço desde já a ajuda de vocês neste caso.
Ricardo Facincani
Curtir tópico
+ 0Posts
03/06/2015
Edvaldo Amorim
Gostei + 0
03/06/2015
Alex Lekao
precisando eh so falar, se eu souber ajudo. rsrs
Gostei + 0
03/06/2015
Ricardo Facincani
Gostei + 0
03/06/2015
Alex Lekao
normalmente eh um tanto quanto simples.
nao sou expert, mas acho que consigo me virar um pouco. rsrsr
Gostei + 0
04/06/2015
Edvaldo Amorim
Quero saber tambem.
Gostei + 0
05/06/2015
Alex Lekao
Teriamos que avaliar os cenarios e com isso as formas.
a forma mais simples e sem nenhum tipo de programas, digamos assim, seria utilizando o comando route, tanto windows quanto linux, e com isso defifir a rota de saida, mas isso so se da se tiver dois roteadores com acesso a internet, caso tenha um so, o Gateway padrao ja seria a saida de internet, se nao estou enganado, esse eh o basico.
quanto a software, tambem precisariamos ver, porque acredito que nesse caso seria proxy, nesse caso teria um server numa das pontas e nas outras apenas setar o ip, mas isso eh o basico da rede domestica ou de pequenos escritorios, digamos assim.
mas como disse teriamos que avaliar cada cenario e ver o que melhor se enquadra, dentro daquilo que se deseja.
abraco.
Gostei + 0
05/06/2015
Edvaldo Amorim
Gostei + 0
05/06/2015
Ricardo Facincani
Como os dois possuem seu próprio Modem-Roteador, peguei o Modem de 30Mb é liguei em um switch para distribuir para as máquinas e para o servidor também já o modem com link de 10Mb IP Fixo ainda não está conectado a nada, pois se eu ligar no switch haverá colisão
A ideia é essa. Se eu ligar em uma das placas de rede e fazer o route será que vai funcionar?
Gostei + 0
05/06/2015
Alex Lekao
Oi Ricardo,
O mais pratico nesse caso eh usar um roteador RV42, mais simples e facil de configurar, se nao estou errado ele tem o esquema de roteamento, onde vc define que todo o http e https sairao por um dos links e o resto fica para a outra porta.
se vc tiver os dois roteadores na rede, no mesmo switch vc tera que definir via route qual maquina vai sair por qual gateway, no caso cada roteador sera um gateway.
se vc nao definir o geteway na configuracao da maquina o equipamento nao sabera por onde sair, mas se vc configurar em todas as estacoes um unico gateway, depois vc pode atraves do route informar que para uma rede especifica sair por determinada rota, no caso gateway.
nao sei se me fiz entender.
com relacao as colisoes, nao sei dizer se acontecerao, acredito que nao. rsrs
agora vc pode fazer um teste, coloque os dois na mesma rede e define um gateway na maquina e em outra o outro gateway, veja se funcionam as duas, vc pode entrar em meuip.com.br em cada uma para ver em qual rede esta saindo, qual ip de internet, ai depois vc muda de uma delas com route e entra novamente e da uma olhada, no caso do route vc vai informar por exemplo que os ips que estao fechados vpn vao sair por qual gateway.
qqr coisa vamos nos falando. rsrsr
Como os dois possuem seu próprio Modem-Roteador, peguei o Modem de 30Mb é liguei em um switch para distribuir para as máquinas e para o servidor também já o modem com link de 10Mb IP Fixo ainda não está conectado a nada, pois se eu ligar no switch haverá colisão
A ideia é essa. Se eu ligar em uma das placas de rede e fazer o route será que vai funcionar?
Gostei + 0
05/06/2015
Ricardo Facincani
Muito obrigado pela contribuição. Fico devendo a ajuda.
Gostei + 0
05/06/2015
Alex Lekao
Sem problemas.
Conseguindo alguma coisa posta ae para conhecimento no pessoal e servir como material de pesquisa.
Precisando de alguma coisa, eh so falar, estamos sempre por ai.
Abraco.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)