Dicas para começar aprender Java

18/01/2016

0

Comprei um livro da casa do código "Um guia para o iniciante da Linguagem Java" no primeiro e segundo capitulo ensina Java no paradigma procedural, já no terceiro capitulo começa a trabalhar com Orientação a Objetos. Quero saber por onde começo aprender Java por esse livro ou pelo curso da devmedia que ensina na maneira procedural?

Exemplo: Modo procedural

public class CalculadoraDeEstoque {
    public static void main(String[] args){
        
        double livroJava8 = 59.90;
        double livroTDD = 59.90;
     
        double soma = livroJava8 + livroTDD;

        System.out.println("O total em estoque é " +soma);
Mario Mororó

Mario Mororó

Responder

Post mais votado

18/01/2016

Rapaz vai de sua opção cara , ja que voce tem o livro ta esperando o que pra ler ele ?
Os conceito tanto no curso, quanto no livro , abordarão o mesmo assunto , porem com didáticas diferentes.
O modo procedural é só pra voce aprender logica e a sintaxe da linguagem.. Se quiser comece pelo curso, logo após leia o livro pra fixa os conceitos passados pelo autor.

Tem esse guia Java da Devmedia Muito legal: https://www.devmedia.com.br/guias/guia-introducao-a-java-com-java-se/10

Aqui tem diversos artigos, tem um mesmo que explica a diferença entre programação estruturada(procedural) e progamação orientada a objetos(POO).
Link: https://www.devmedia.com.br/programacao-orientada-a-objetos-x-programacao-estruturada-quem-e-melhor/31852

Edson Venancio

Edson Venancio
Responder

Mais Posts

18/01/2016

Eduardo Pessoa

Qual curso ensina da maneira procedural?
Responder

18/01/2016

Mario Mororó

Qual curso ensina da maneira procedural?


[url]https://www.devmedia.com.br/curso/basico-de-java-e-orientacao-a-objetos/360[/url]
Responder

18/01/2016

Dayvit Siqueira

Orientação a Objetos é um paradigma, ele é usado para organizar o seu código e deixar ele mais lógico e mais fácil de dar manutenção.

Não da pra explicar a essência da Orientação a Objetos mostrando apenas um exemplo, pra você pegar, você precisa ler bastante e praticar, o objetivo é centralizar e abstrair responsabilidades para que você saiba oque cada parte do sistema faz. Atualmente todos os cursos modernos estão voltador a programação OO, esqueça procedural isso e defasado e inútil para o programador moderno.
Responder

19/01/2016

Jothaz

A resposta do Edson Rodrigo foi extremamente assertiva. Se você investiu em um livro use-o e tenha foco. O fato de aprender procedural não afeta o aprendizado da Orientação a Objetos e vice e versa, não são excludentes. Muitos livros começam com procedural simplesmente para facilitar o aprendizado, depois adicionam complexidade. Agora se você se julga capaz de encarar o OO então cai pra dentro e vá direto ao aprendizado de OO.

Muitos enchem a boca para falar de OO e mal sabem criar classes com getter e setter, então OO deve ser estudado a fundo, pois hoje tudo é baseado nela. Mas ainda hoje linguagens procedurais como Cobol, Natural e até ABAP que são muito usadas e pagam muito bem. Com isto quero deixar claro que tudo faz parte do aprendizado e tudo que é aprendido é útil, principalmente para quem esta iniciando.

A quanto tempo você esta se dedicando ao aprendizado? Pois me recordo de um post seu relacionado a este assunto no inicio do ano passado.
Quanto você avançou no aprendizado da linguagem?

Somente você é que pode responder estas perguntas e traçar um estratégia de estudo.

Eu acho que o mais importante é absorver conceitos e no inicio aprender principalmente com exerci cios, pois existem muito sites com muitos exercícios para iniciantes. Pois as vezes ao tentar avançar muito rápido acaba-se não indo a lugar nenhum.
Responder

19/01/2016

Edson Venancio

Vai com calma, eu sei que todos nós queremos aprender logo, mas esse ja é um ponto forte: QUERER APRENDER, eu estava com essa pressa e me arrependi.. Pois aprendi que: não da pra tenta construir uma casa , sem o seu alicerce .
Responder

19/01/2016

Eduardo Pessoa

Esse curso é orientado a objetos!

Edson, é assim mesmo, tudo no seu devido tempo, com muita dedicação.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar