Dúvida Sobre PAF-ECF e NF-e

06/11/2012

1

Olá Pessoal, sou novo no ramo da programação. Atualmente programo com Java e PostgreSQL. Meus softwares não possuem um módulo PAF-ECF, até porque não tenho conhecimentos suficientes nessa área. São mais softwares para agendamento de serviços e gerenciamento de consultas, ...

Só que há algum tempo venho querendo desenvolver algo para o ramo de vendas com controle de estoque. A minha dúvida é a seguinte: É necessário (para micro e pequenas empresas, principalmente) que o software utilizado pela empresa possua um módulo PAF-ECF (para registrar as vendas) ou o empresário pode optar por emitir as Notas Fiscais Eletrônicas em outro software ou solução web a parte, sem nenhum vínculo com o programa Gestor de sua empresa?

E no caso das Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, podemos usar o mesmo raciocínio?

Tendo em vista que já existem tantas soluções para a emissão de NF-e e NFS-e a preços bem em conta, e até algumas gratuitas na web.

Afinal de contas, a homologação de um programa PAF-ECF é bastante burocrática e cara, tornando meus softwares inviáveis, financeiramente falando.

Obrigado aos que puderem me dar uma luz nesse caminho das pedras.
Responder

Não é opção do cliente sobre emitir NF-e e/ou Cupom Fiscal.
NF-e substitui as notas modelos 1 e 1A, e nada tem a ver com Cupom.
Se a empresa tem aqueles blocos de notas grandes, modelo 1 ou 1A e o estado obrigar ela a substituir pela 55 (NF-e), ela terá que se adaptar, ou utilizando o emissor gratuito, ou utilizando algum software específico pra isso, ou ainda utilizando algum software completo pra automação comercial que tenha essa funcionalidade.

A maioria dos comércios que são obrigados a usar ECF estão sendo obrigados a substituir a modelo1/1A pela 55.

A modelo 1/1A/55 é para transporte da mercadoria e/ou revenda, já o cupom é pra vendas direto ao consumidor.