Me ajudem a resolver um exercício utilizando a linguagem C sou iniciante.

19/07/2019

0

C

Não estou conseguindo resolver esse exercício sei que é simples eu sinto isso, porém para mim que sou iniciante ele se torna algo difícil me ajudem por gentileza.

Escreva um programa que leia duas strings e as coloque na tela. Imprima também a
segunda letra de cada string.
Tassio

Tassio

Responder

Posts

20/07/2019

João Júnior

Não estou conseguindo resolver esse exercício sei que é simples eu sinto isso, porém para mim que sou iniciante ele se torna algo difícil me ajudem por gentileza.

Escreva um programa que leia duas strings e as coloque na tela. Imprima também a
segunda letra de cada string.


Tássio, para resolver essa questão você deve ter em mente três coisas:

1 - Na linguagem C, as strings são cadeias de caracteres representadas por arrays, ou seja, uma string é um array de char;
Exemplo: "Amanhã" equivale a
char texto[] = {'A', 'm', 'a', 'n', 'h', 'ã'};


2 - A linguagem C é zero-based, isto é, as variáveis indexadas sempre têm como índice inicial o valor zero (0). Com efeito, a segunda posição de um array é a posição um (1). Do exemplo anterior:
texto[1] = 'm';

3 - Na linguagem C, os arrays são ponteiros, isto é, há um endereço que guarda outro endereço de memória. Por esse motivo, não é necessário informar o endereço de um array (&).

Observe também que ao ler uma string, usa-se comumente a função scanf com parâmetro o especificador de formato para string (%s). Contudo, quando se quer 'imprimir' um caractere de uma string, a função printf deve vir com o especificador de formato para caractere (%c).
Feitas essas considerações, entenderá o exemplo abaixo:

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main(){
    char string1[10];
    char string2[10];
    
    printf("Informe duas strings...\\n");
    printf("String 01: ");
    scanf("%s", string1);
    printf("\\nString 02: ");
    scanf("%s", string2);

    printf("As strings informadas foram:\\n\\n");