Modelagem de dados para fluxo de caixa

27/11/2013

0

Gostaria de saber como ficaria a modelagem de dados para um sistema de fluxo de caixa.

SERIA


1 TABELA PARA ENTRADA
1 PARA SAIDA
1 PARA SALDO



Antonio Junior

Antonio Junior

Responder

Post mais votado

22/01/2014

Bom dia Marina,

Bom hoje quando você vai fazer uma modelagem de dados você deve evitar ao máximo tabelas redundantes, certo.
O que eu estava passando para ele, referente ao banco,
é que eu faria da seguinte maneira, criaria uma tabela chamada MOVIMENTACAO, aonde a mesma iria guardar tanto os dados de entrada quanto de saída, pois se você for ver a tabela de entrada de nota e de saída por exemplo, segue o mesmo padrão.

Então nesta linha eu colocaria um atributo na tabela que poderia ser Tipo_movimentacao, que receberia S – para saída e E para entrada.

Posteriormente para fazer esse controle de saldo, não precisaria criar uma tabela novamente para ir guardando os saldos correspondentes a saída, e a entrada.

Eu poderia simplesmente fazer um select na tabela de MOVIMENTACAO, buscando pelo tipo S ou pelo tipo E, somando a coluna de valor_baixa ou valor_efetivo, levando em consideração que o cliente pode ter pago com desconto ou com multa.

Enfim, só questão de modelagem mesmo, pois um sistema que sofre uma modelagem sem este tipo de atenção posteriormente pode ter problemas.
Quando eu falo em executar diretamente no banco de dados,

O Oracle por exemplo, consegue manter praticamente toda a sua rotina pesada, diretamente feto no banco, com a utilização de PL/SQL linguagem para desenvolvimento no banco, aonde via código, eu chamo uma procedure dentro do banco de dados, e o mesmo, me retorna o valor pronto que eu desejo, ou uma sequencia de valores, e eu fico somente com regra de negocio e tratamento de tela na minha codificação.

Hoje é muito utilizado, para rotinas mito pesadas, que tem a necessidade de ser chamada varias vezes dentro de um código. Assim o banco pode retornar diretamente um bloco de informações, sem este tipo de necessidade.

Bom, espero ter conseguido tirar suas duvidas,

Qualquer coisa pode postar ai, que se eu puder ajudo.

Att,
Chiodini

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini
Responder

Mais Posts

28/11/2013

Mariana Carvalho

quais os campos?
Responder

30/11/2013

Antonio Junior

Desculpa, nao me expressei corretamente.

A pergunta e a seguinte: se em um sistema de fluxo de caixa eu crio uma tabela com todos os campos ou uma tabela para cada tipo como: entrada, saida saldo.
Responder

01/12/2013

Mariana Carvalho

vc deseja salvar essas informações no banco?
Responder

05/01/2014

Mariana Carvalho

Antonio, assim que possivel retorne se conseguiu ou não, para tentarmos ajudar.

obrigada.
Responder

06/01/2014

Leandro Chiodini

Antonio Bom dia.,

Na minha visão,
para montar o fluxo de caixa,
deve ser uma tabela de movimentação.,
com uma opcao de tipoMovimentação (E - Entrada , S - Saida).

Voce até pode ter uma tabela de saudo.
mais acho amis correto fazer via banco de dados.
ou suando uma procedure.
ou via select.

qualquer dúvida estou posta ai.
att,
Chiodini
Responder

06/01/2014

Antonio Junior

Antonio Bom dia.,

Na minha visão,
para montar o fluxo de caixa,
deve ser uma tabela de movimentação.,
com uma opcao de tipoMovimentação (E - Entrada , S - Saida).

Voce até pode ter uma tabela de saudo.
mais acho amis correto fazer via banco de dados.
ou suando uma procedure.
ou via select.

qualquer dúvida estou posta ai.
att,
Chiodini



Desejo salvar no banco sim
Responder

22/01/2014

Mariana Carvalho

Antonio Bom dia.,

Na minha visão,
para montar o fluxo de caixa,
deve ser uma tabela de movimentação.,
com uma opcao de tipoMovimentação (E - Entrada , S - Saida).

Voce até pode ter uma tabela de saudo.
mais acho amis correto fazer via banco de dados.
ou suando uma procedure.
ou via select.

qualquer dúvida estou posta ai.
att,
Chiodini


fiquei confusa com essa de dados de entrada e saido do banco, poderia me explicar?
Responder

04/02/2014

Mariana Carvalho

Leandro, obrigada.
Responder

13/03/2014

Sayuri Matsuo

Olá
Passo aqui para indicar o software de controle de fluxo de caixa muito bom, prático e rápido, é o da Cenize, utilizo para meu controle financeiro pessoal e acho ótimo, vale a pena dar uma olhada no site: http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial

Abraços
Responder

19/04/2014

Marisiana Battistella

Já vi várias soluções que utilizam o exemplo que o Leandro apresentou.
O coração dos sistemas é o banco de dados, se a modelagem dele não foi planejada da melhor forma possível compromete o sistema todo.
Já ouvi desenvolvedores falando que tinham q fazer voltas e voltas, gambiarras e gambiarras porque haviam erros na modelagem do banco de dados.

Responder

15/05/2014

João Françozo

Boa tarde,

Na minha opinião eu faria com três tabelas uma para cada situação.

Não podemos ser econômicos em tabelas, quando mais tabelas melhores para filtrar dados. Os grandes software como SAP tem mais de 40 mil tabelas.

Vai criar uma tabela a mais e vai melhorar a sua vida nas consulta, por exemplo quero buscar todas as minhas entrada é na tabela entradas não preciso ficar filtrando por tipo de movimentação E ou S.
Se criar apenas uma tabela contendo as informações de entradas e saídas tudo junto você vai ter dor de cabeça mais a frente do projeto.

Se você seguir os passos abaixo vai ter sucesso.

◾Deriva do modelo conceitual e via a representação do negócio
◾Possui entidades associativas em lugar de relacionamentos n:m
◾Define as chaves primárias das entidades
◾Normalização até a 3a. forma normal
◾Adequação ao padrão de nomenclatura
◾Entidades e atributos documentados


Att.
João Antonio
Responder

21/05/2014

Alessandro

Bom dia ....

Concordo com o João Antonio !

Uma coisa é movimentação financeira, que você tem um registro de entrada de dinheiro e outro registro de saída de dinheiro(Receita e Despesa), ou de estoque, que tem uma NF de saída e uma NF de entrada(Venda e Compra). Porém no fluxo de caixa, você tem a entrada de dinheiro(pagamento), e as únicas formas de saída são: ou um estorno do valor pago ou uma sangria do caixa. Portanto acredito que o melhor seria ter uma tabela de entradas, uma para os estornos[basta um relacionamento], e uma de sangria, somente para registrar as saídas de dinheiro para ser depositado ou enviado à tesouraria.

OBS.: Vale lembrar que um fluxo de caixa não é somente isso, temos que controlar abertura e fechamento de caixa, tesouraria, temos que realizar sangrias e borderôs, depende se tem vários caixas por loja ou várias lojas por empresa ... e por ai vai. [Não para fluxo de caixa financeiro e sim para controle de fluxo de caixa(PDV) de comercio ou correspondente bancário]
Responder

22/10/2014

Rafael Avila

Oi Antônio,

eu gosto de utilizar uma tabela para lançamentos (e nos lançamentos você classifica se é uma despesa ou receita) e outras abas para análise de resultados consolidados de fluxo de caixa, DRE, contas a pagar e a receber,

tenho um passo a passo em um ebook gratuito se tiver interesse - http://planilhas.luz.vc/ebook-gratis-fluxo-de-caixa
Responder

22/10/2014

Ronaldo Lanhellas

Gostaria de saber como ficaria a modelagem de dados para um sistema de fluxo de caixa.

SERIA


1 TABELA PARA ENTRADA
1 PARA SAIDA
1 PARA SALDO





Desculpa ser chato meu caro mas sua pergunta é muito genérica e pouco construtiva, o que parece é que você deseja que nós façamos o trabalho pra você e não é bem assim que as coisas funcionam. Poste qual sua ideia sobre a modelagem ou um protótipo do que você já tem criado para que possamos lhe auxiliar no que está correto e no que está errado. Um fluxo de caixa é algo nem um pouco trivial e depende muito do que sua empresa trabalha, uma modelagem deste tipo pode ter 5 classes ou 20.
Responder

23/10/2014

Marisiana Battistella

Estive lendo os comentários postados e, particularmente, acho muito boa a solução apresentada pelo João Antônio.
Se criar uma tabela para registrar as estradas e outra para registrar as saídas, vai dividir a quantidade de informações em cada tabela.
As instruções SQL serão executadas com mais precisão do que se todas essas informações estivessem juntas, pois serão menos dados para serem verificados e filtrados.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar