Modelos de sistema

09/08/2011

0

Olá pessoal, gostaria de discutir sobre os modelos de sistemas, expressos como diagramas UML.

item 1) Primeiro, os modelos de sistemas são documentados no documento de requisitos, certo? E São elaborados de acordo com a necessidade do sistema a ser desenvolvido, certo?

item 2) No entanto, existe um modo de expressar através de um diagrama, alguma atividade referente a algum processo dentro do processo maior q é o desenvolvimento do software. Isto é, eu posso fazer um diagrama estilo o de atividade UML, para descrever uma maneira um tanto geral de elicitar requisitos para software educacional, por exemplo... uma vez que este necessita de alguns fatores particulares.

Bom, acontece q eu estou fazendo meu TCC e a ideia é elaborar um diagrama, onde será apresentado o processo de análise de requisitos para o desenvolvimento de um software educativo. Na minha pré-banca foi cogitado q eu fizesse mais diagramas... como de caso de uso, de classes, etc. Mas creio q não seja conveniente, uma vez q não estou elaborando um sistema específico, mas sim um método geral para desenvolvimento de qualquer software educativo, e o q eu tenho de específico são somento o público alvo (EJA) e a disciplina (matemática).

Sendo assim, o q seria melhor então...

a) continuar com meu único diagrama para a análise de requisitos, q seria então util para as fases seguintes do processo de software

b) elaborar um sistema específico, daí então de vez de um diagrama para análise geral de software educativo para tal publico e disciplina, teria todos os diagramas convenientes, todos os requisitos funcionais e não funcionais e demais coisas de um doc de requisitos

???
Aline Izida

Aline Izida

Responder

Posts

11/08/2011

Otavio Pimenta

  Olá Boa Tarde.

1)A documentação de um sistema é feita a partir de uma "lista" de requisitos, esses que podem ser requisitos funcionais (o que o sistema deve fazer) e não funcionais (como de ser).
Esses mais difíceis de ser documentados, pois abrangem temas não muito "concretos" para o usuário como:
:Software Bonito,software rapido, seguro... e por ai vai...

2) Ao se ter uma lista de requisitos que julgue "palpável", (conseguida através de amostragens do domínio, entrevistas e etc)será possível  fazer diagramas de caso de uso bem como a especificação dos casos de uso, pois ele modelam o sistema do ponto de vista do usuário do software, como será essa interação além de produzir uma descrição clara de como isso será feito aos olhos do usuário.

3) Feito isso,encontrados os cenários que deseja atingir, será possível criar os diagramas de atividades para os casos de uso mais complexos, pois ele possibilitam explicar a ocorrência de atividades paralelas e modelam bem o fluxo de um certo trabalho. Eles também  servem para modelar processos e subprocessos.É um diagrama que mostra basicamente uma sequencia de Estados e eventos e blabla....

Bom pelo que entendi voce deseja "apenas" exemplificar a maneira de apresentar um fluxo no processo de como construir um software educativo e não como será o software.Por tanto acredito que tendo uma boa lista de requisitos e elaborando um(s) bom(s) diagramas de atividades ou se preferir os antigos diagramas de fluxo, será possível chegar no que voce deseja.

Espero ter ajudado e bons estudos.
Responder

12/08/2011

Aline Izida

Tavinho...

Isso. O seu item 2) não é possível satisfazer, a não ser que eu mude as diretrizes do meu trabalho.
Sendo assim, vc confirma o que eu penso e analiso diante da situação.
Responder

20/01/2012

Giordani Ramos

Olá Aline!

Respondendo aos teus questionamentos:
1) Sim, os requisitos do sistema definirão a sua modelagem, porém, essa modelagem do sistema é o produto final da elicitação dos requisitos. Um dificultador desta fase, na prática, é que mesmo após o final conceitual da elicitação dos requisitos, eles ainda podem mudar, tenta considerar essa "recursividade" no teu diagrama.

2) Quanto a esse item não tenho nada a acrescentar, a explicação do Tavinho está ótima.

Para finalizar, gostaria de comentar que, se a sua pré-banca levantou a hipótese de que mais diagramas sejam criados, eu não ousaria contrariá-los. Mesmo que o foco de seu TCC seja este processo de análise de requisitos, é importante que tu deixe bem claro o restante do processo no qual ele está inserido, criando também diagramas de atividade e casos de uso, pois estes evidenciam também os atores que interagem com o processo.

Quanto a possibilidade de criar um sisteminha para validar o teu processo de análise de requisitos, considero uma possibilidade viável, pois, tu terás que validar que este teu processo é válido e aplicável à um cenário real de desenvolvimento de software.

Não desenvolva este sistema como o ponto central do teu TCC, apenas utiliza ele para coleta de dados para fazer esta validação.
Como essa sugestão pode aumentar bastante o teu trabalho, acredito que seja melhor que tu venha a discutir isso com teu orientador.

Resumindo: Debate essas questões também com o teu orientador e, jamais... jamais, ignora o que a pré-banca sugerir. Caso tu tenha mesmo que ignorar eles, não esquece de argumentar muito bem a razão na banca final.

Espero ter te ajudado :)
Abraço.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar