Para Engenheiros de Softwares e outros

04/02/2016

0

Olá, me chamo gabriel e estou fazendo um estudo na minha faculdade sobre sobre como são desenvolvidos os softwares . Se puderem responder essas perguntas ficaria grato.



1 - Caso você já tenha trabalhado como programador, quais foram os problemas enfrentados durante o desenvolvimento?

2-Em sua opinião, a comunicação com o cliente é importante?

3- É possível pedir paciência ao cliente?

4- Um bom lider na equipe faz diferença? Por quê?

5 – Um bom software é feito visando o negócio ou usuário? Explique.
Gabriel

Gabriel

Responder

Post mais votado

04/02/2016

Acompanhando, mas essas perguntas são de alguma disciplina de faculdade? Queria saber qual. Gerencia de projetos, Analise ou Engenharia mesmo?

Marcos Paulo

Marcos Paulo
Responder

Mais Posts

04/02/2016

Gabriel

É de Analise , eu preciso que algum engenheiro de software ou de computação possa me responder . É anonimato, gostaria de aprender melhor sobre o uso dessas metodologias de desenvolvimentos na pratica
Responder

04/02/2016

Marcos P

Segue minha visão dessas questões.

Espero que seja útil...

1. Assumindo que o programador é responsável "apenas" pela codificação, os problemas mais comuns ( em tempo de desenvolvimento ), são :

> Falta de visão integrada de todo ciclo de desenvolvimento
> Desconhecimento do ambiente / regras de negócio
> Requisitos mal documentados
> Mudança de escopo
> Falta de entendimento do projeto lógico / físico
> Problemas de comunicação com o pessoal de projeto / analise
> Pouco domínio da tecnologia a ser utilizada
> Retrabalho por conta de testes mal documentados / mal conduzidos
> Ingerência de outros técnicos da equipe em questões de tecnologia
> Prazos irreais x Alto padrão de Qualidade
> Subdimensionamento do esforço necessário nas atividades de codificação
> entre outros...

2. Não, a comunicação com o cliente durante o desenvolvimento de software não é importante... é fundamental !
A qualidade do produto final a ser desenvolvido é diretamente proporcional a qualidade da comunicação com o cliente.
Embora diversos outros aspectos influam na qualidade do desenvolvimento, é absolutamente fundamental que exista um mínimo de entendimento nos conceitos do projeto, de modo a traduzir os requisitos do cliente em funcionalidades do software.
Esse aspecto não é trivial e depende de vivência na condução do processo.
A ideia básica, em linhas gerais, é que o cliente tem todo o domínio do negócio ( embora isso nem sempre seja verdade ). Assim como o pessoal de desenvolvimento também tem todo o domínio sobre aspectos de tecnologia ( embora, também, isso não seja 100% preciso em todos os projetos ).
O desafio no aspecto comunicação, é criar uma base de conceitos, termos e outros aspectos de linguagem, que permita ao fornecedor ( o pessoal de software ) interagir com o cliente da maneira mais transparente possível.
Observe que o pessoal técnico nunca terá todo o conhecimento do negócio, mas o "núcleo" de vocabulário e conceitos ( justamente a base do aspectos de comunicação ) é que minimizaram os riscos da empreitada.

3. Paciência é uma coisa que não deve ser pedida em nenhum projeto de qualquer espécie !
Tendo escopo, requisitos, tecnologia, prazos, custos, riscos, responsabilidades, etapas e todos os demais aspectos previamente discutidos e negociados com o cliente, os desvios na execução do projeto devem ser acompanhados ( de maneira ideal, antecipados ) e levados ao cliente.
Não existe atraso, aumento de custo, alteração funcional que surja sem conhecimento da gerência do projeto.
Cabe ao gestor do projeto, achar maneiras de eliminar essas restrições, minimizá-las ou discutir alternativas com o cliente.

4. Sim, assim como um mal líder, também faz diferença.
Entre tantos aspectos distintos da liderança, que acredite são muitos, destaco apenas um como exemplo...
O líder real é proativo, ou seja, monitora o ambiente e antecipa problemas, diminuindo o desgaste de todos os envolvidos e os riscos do projeto.
Por outro lado, o líder reativo só vai saber dos problemas, depois que eles aconteceram... aí, já não há muito mais a ser feito, que não, tentar remediar o estrago.

5. Um bom software é aquele que entrega a visão de negócio que o cliente ( ou usuário ) deseja, dentro dos parâmetros de projeto ( funções, documentação, custo, prazo, tecnologia, integridade, segurança, ... ) previamente combinados !
Responder

04/02/2016

Marcos Paulo

É de Analise , eu preciso que algum engenheiro de software ou de computação possa me responder . É anonimato, gostaria de aprender melhor sobre o uso dessas metodologias de desenvolvimentos na pratica


Não irei mais interferir no post, para não "sujar" e deixar apenas as respostas que interessam, quero ler um pouco sobre isso.
Abraço.
Responder

06/02/2016

Gabriel

Obrigado Marcos P, se puder me dizer a área onde atua, quais as áreas de interesse, experiência, etc. Assim poderia finalizar o trabalho da faculdade . Abraço
Responder

06/02/2016

Marcos Paulo

Depois deixe disponivel seu trabalho.
Responder

10/02/2016

Marcos P

Formação
Graduação em Ciência da Computação + Especialização em Gestão Integrada através de Sistemas de ERP.

Área de Atuação
Desenvolvimento de Software e Gestão de TI

Áreas de Interesse
Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Gestão de Projetos e Governança de TI

Experiência
Mais de 20 anos coordenando equipes de projeto, desenvolvimento, implementação, implantação e suporte de software de gestão empresarial.
No mesmo período, gestão de equipes de TI e consultoria de TI.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar