Programação do futuro, sem codificar.

23/01/2016

0

Creio que esse post seja um pouco polemico, mas será muito interessante ver as respostas, algumas já imagino e outras não, vemos algumas ferramentas e tecnologias que "prometem" fazer/desenvolver aplicativos sem codificar uma linha de código, mas é exigido pelo menos necessário entender a lógica, exemplo: App Inventor, tem uma ferramenta que esqueci o nome, mas apartir da "modelagem", creio que UML é possível gerar os códigos, enfim uma facilidade que é considerável, para vocês essas ferramentas e tecnologias um dia podem substituir o que conhecemos atualmente?
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Responder

Post mais votado

26/01/2016

Boa tarde pessoal, atrasado aqui, eu acho bastante dificil conseguir funcionalidades complexas ou o que o cliente quer pre-programado, o profissional tem que está preparado.

Emilio Neto

Emilio Neto
Responder

Mais Posts

23/01/2016

Edson Venancio

Acompanhando.
Responder

23/01/2016

Eduardo Pessoa

Pode opinar Edson, com ou sem conhecimento, tudo valerá para a discussão.
Responder

23/01/2016

Jothaz

Apesar de entender o que o post se propõe, acho que o título leva ao engano, pois deveria ser algo como "Geradores de código automático" ou "Geradores Automático de Sistemas ".
Podemos dizer que não existe programação sem codificação, pois mesmo que você não digite uma linha de código "alguém digita".

Comecei a trabalhar com micros em 1984 e usava Dbase III, Pascal e Clipper, mas programava em Cobol e Basic e já nesta época já existia uma ferramenta que se propunha a criar sistemas baseado no modelo de dados que se chamava Top Data. Depois tive contato com: Pick Desing (Pick System), para o Clipper se não me engano usei o ScriptCase, trabalhei também com Powerbuilder que era quase na mesma linha e com Genexus para Cobol e RPG (para a plataforma IBM AS/400), Visual Basic, Visual FoxPro, C#, Java e Ruby.
Hoje, em alguns projetos, uso o Sharepoint plataforma de Microsoft para gestão de conteúdo empresarial onde é possível criar: intranet e portais empresariais, publicação de aplicações web, criação de portais colaborativos, gestão de conteúdos e gestão documental que segue esta linha, apesar de pode ser considerado um CMS também.

Então é algo muito antigo que vem evoluindo a muito tempo e hoje tende a ficar cada vez melhor.

Agora a pergunta vai substituir os programadores? O problema destas ferramentas é que apesar de fazerem um ótimo trabalho sempre existe a chatice do cliente então aparecem as customizações e é ai que o bicho pega. O Wordpress quebra um galho, eu não sou fã, mas reconheço a sua força e poder, mas quando temos de customizá-lo podemos passar por muita amolação, mesmo problema que temos com o Sharepoint . Então hoje para sistemas que não exigem customização são ótimas ferramentas e podem levar sua produtividade ao nível superior.

A maioria das empresas onde presto consultoria querem ter acesso aos fontes dos projetos desenvolvidos o que normalmente é garantido em contrato. O porque disso? É que se der algum bug cabuloso e quem fez o projeto ficar enrolando com os fontes pode-se buscar um plano B. Outro detalhe é muitas empresas tem seus processo de segurança e são muito zelosas com os códigos com auditoria e testes, então gostam de ter acesso a tudo e certas caixas pretas não são bem vistas.

Acredito que no futuro, não sei precisar quando não sou a mãe Dinah, com o aprimoramento e refinamento da inteligência artificial os próprios computadores vão conseguir criar os projetos e codificá-los. Mas para os bons profissionais os que realmente sabem sempre vai haver emprego para desenvolver os "códigos" que "codificam".

Claro que os empregos podem ser reduzidos, mas acho que vai ser bom, pois será feita uma seleção natural (viva Darwin) e somente os que realmente tem interesse em aprender e crescer vão conseguir se destacar e vão ter oportunidades. Assim os "copiadores e coladores" de scripts da internet e fórum vão para os "quintos dos infernos".

Hoje já muito fácil trabalhar na área, pois a maioria dos servidores e linguagens estão cada vez mais poderosos e fáceis de instalar e usar. Sem falar nas IDE´s que praticamente limpa até a bunda. E a quantidade de material a disposição de um clique. Acho que as gerações futuras vão ter muito mais facilidades, pois vivem a era de ouro da tecnologia. Eu mesmo vim da roça, não tínhamos nem luz elétrica, televisão e internet eu acharia, na época que era de comer. Mas consegui aprender e desenvolver-me. Agora imagina meu sobrinho de 2 anos que vive rodeado de smartphone, tablets, notebooks, desktop e todo tipo de tranqueira, vai ser muito mais fácil. Hoje se ele fica sem internet passa até mal.

A ideia é esperar e durante a espera no aprimorarmos e adaptarmos sem fanatismo e sem preconceitos, por isso acho os fão boys uns manés, pois Darwin é implacável.
Responder

23/01/2016

Edson Venancio

Bem explicativo Jothaz como sempre . Como voce disse Jothaz, se passar a existe ferramentas que diminuam o drasticamente que o programador digite codigo, vai facilita muito a vida de muitos desenvolvedores, porem temos que lembra que por trás dessas ferramentas existe milhares de linha de código.

Então lendo seu texto , creio que não existira programação sem codificar, por exemplo , o Wordpress ja é uma das ferramentas que muitos criam site sem codificar, no caso ja é um pequeno exemplo do que propõe o titulo do post. Porem, não podemos esquecer que, por trás dessa utilidade que o Worldpress nos trás , existe o cara que ta codificando ele pra facilita a vida de quem não quer programa na unha.

Voce é bem velho no ramo em Jothaz , rapaz 1984 vc ja tava na area caraca , pensava que voce tinha uns 25 anos rsrs
Responder

23/01/2016

Jothaz

Tenho 25 anos de uso SQL.. kkkkkkkkkkkkkkkk
Responder

23/01/2016

Eduardo Pessoa

Jothaz é dos que contribui bastante aqui, diria que sabe bastante de muitas tecnologias(vejo os posts de Python) alem da experiencia/vivencia em varias partes desse ramo!

Tenho 25 anos de uso SQL.. kkkkkkkkkkkkkkkk


Rapaz, viu SQL Server crescer foi? hehehehe
Responder

23/01/2016

Edson Venancio

Tenho 25 anos de uso SQL.. kkkkkkkkkkkkkkkk


kkkkk pqp..
Responder

23/01/2016

Jothaz

SQL é da década de 70 então o conheci na puberdade. kkkkkkkkkkkkkk
Responder

23/01/2016

Edson Venancio

Creio que os profissionais de TI que começaram antes do ano de 2000, que foi a partir de onde a area de TI começou a evoluir, são os melhores profissionais do momento , pois os mesmo virão as tecnologia avançada do momento evoluirem desde os primórdios , e quem estava em constante aprendizado naquela epoca , deu pra estuda varias linguagem , pois as mesma não evoluíam constantemente como hoje.

Queria pega algum linguagem assim em crescimento, porem hoje só tem framework crescendo , e pra aprender Framework, voce tem que entender a base da tecnologia pra que o mesmo foi desenvolvido.

Acho que para quem ta começando hoje fica meio difícil acompanha as atualizações , pois enquanto você aprende algo da base de uma linguagem, ou seja do inicio, .. Muitas coisas na mesma tecnologia que voce esta aprendendo, ja esta dando outros passos e assim constantemente.
Responder

23/01/2016

Jothaz

Tem algumas coisas novas:

[url:descricao=Hack é baseada e compatível com o PHP desenvolvida pelo Facebook]https://tecnoblog.net/153561/facebook-hack-linguagem-de-programacao/[/url],
Go do Google,
[url:descricao=Julia - A ambiciosa linguagem de programação que quer substituir Python, R e Matlab h]ttp://gizmodo.uol.com.br/julia-linguagem-programacao/[/url],
Swift da Apple,
Lua

isso que eu me lembre agora.
Responder

23/01/2016

Eduardo Pessoa

Jothaz tem história!

Queria pega algum linguagem assim em crescimento, porem hoje só tem framework crescendo , e pra aprender Framework, voce tem que entender a base da tecnologia pra que o mesmo foi desenvolvido.


Java e PHP sempre aparece novidades, Java um pouco menor esse crescimento por ser uma tecnologia muito mais robusta.
Responder

23/01/2016

Jothaz

Jothaz tem história!

Queria pega algum linguagem assim em crescimento, porem hoje só tem framework crescendo , e pra aprender Framework, voce tem que entender a base da tecnologia pra que o mesmo foi desenvolvido.


Java e PHP sempre aparece novidades, Java um pouco menor esse crescimento por ser uma tecnologia muito mais robusta.


Todas linguagens evoluem senão morrem.

Java é tão robusta quanto C#, Ruby ou mesmo Phyton. E todas elas evoluem e lançam novidades.

Existem várias linguagens que eu usei a muitos anos e que estão ai: Cobol, Mumps, Zim, Powerbuilder, Pick System entre outras inclusive com opção para Mobile.

O Delphi mesmo andou sumido, moribundo e agora esta mostrando novidades.

Tudo depende do seu universo de conhecimento.
Responder

23/01/2016

Eduardo Pessoa

Fui limitado na colocação, por isso existem muitas linguagens, muitas delas resolvendo problemas!

São em Português esses cursos?
Responder

23/01/2016

Edson Venancio

Com certeza todos em portugues, tem muitos cursos nesse site vale a pena pagar..
Responder

24/01/2016

David Sylvestre

Não sou muito afim desses geradores automáticos de código, isso acaba transformando as pessoas em "programadores".
A meu próprio exemplo posso citar o Delphi, era lindo aquele esquema de arrastar componentes na tela e ao final ter uma tela funcional com todo o código gerado automaticamente, mas ao final eu não sabia realmente programar.
Acho que deve-se ponderar até que ponto vale a pena a geração automática de código, pois o código final é muito genérico e limitado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar