Testes para sistemas web

21/05/2013

0

Olá , bom dia

Estou iniciando em testes para web

Já instalei o Selenium IDE e importei os códigos em Junit para o netbeans

Porém não sei como proceder , alguém poderia ajudar ?

Obrigada .
Jessica Rodrigues

Jessica Rodrigues

Responder

Posts

23/05/2013

Fabio Rocha

Olá , bom dia

Estou iniciando em testes para web

Já instalei o Selenium IDE e importei os códigos em Junit para o netbeans

Porém não sei como proceder , alguém poderia ajudar ?

Obrigada .

O Selenium é para executar os testes funcionais que pode ser integrado ao JUnit, você já utilizou apenas o Selenium e apenas o JUnit?
É interessante saber primeiro o funcionamento independente da ferramenta(Até por que elas funcionam sem interdependência) para partir para um teste integrado.
Quais testes você deseja fazer?
Responder

24/05/2013

Jessica Rodrigues

Não usei separadamente . Eu realizei um teste no Selenium , após importei o script para o Netbeans .

O Junit é um compilador para os códigos javascrits que o Selenium gera ? E também fornece classes para execução destes ou para construção de algum outro teste ?

Eu quero testar títulos no sistema , cadastro de novo usuário , mensagens como cliente cadastrado com sucesso ou cliente já existente . Testes de funcionalidades e verificações de mensagens .

Existe o Junit como plugin do Netbeans e o Junit separado . Porém vê alguma vantagem ou desvantagem na utilização de algum ?

Obrigada .

Responder

24/05/2013

Fabio Rocha

Não usei separadamente . Eu realizei um teste no Selenium , após importei o script para o Netbeans .

O Junit é um compilador para os códigos javascrits que o Selenium gera ? E também fornece classes para execução destes ou para construção de algum outro teste ?

Eu quero testar títulos no sistema , cadastro de novo usuário , mensagens como cliente cadastrado com sucesso ou cliente já existente . Testes de funcionalidades e verificações de mensagens .

Existe o Junit como plugin do Netbeans e o Junit separado . Porém vê alguma vantagem ou desvantagem na utilização de algum ?

Obrigada .


Ola Jessica,
o JUnit é um framework para testes unitários Java, oferecendo uma forma de testar codigicação.
Para testes de títulos como você comentou, o Selenium da conta, sem precisar de integração com o JUnit.

Como o JUnit é um framework, ele pode ficar embutido na IDE (Melhor opção) ou utilizada independentemente, mas as respostas ficam em linha de comando, dificultando a leitura.
Espero ter ajudado.
Responder

24/05/2013

Jessica Rodrigues

Framework seria sinônimo de uma ferramenta ?

Você poderia me dar um exemplo , de um teste que o Selenium Ide não é suficiente ?

Ajudou sim , obrigada .

Tem dicas de algum material , para automatização de testes , para iniciantes ?
Responder

25/05/2013

Fabio Rocha

Framework seria sinônimo de uma ferramenta ?

Você poderia me dar um exemplo , de um teste que o Selenium Ide não é suficiente ?

Ajudou sim , obrigada .

Tem dicas de algum material , para automatização de testes , para iniciantes ?

Ola, framework é sinonimo de conjunto de recursos, ou seja, bibliotecas e ferramentas.
Para PHP por exemplo, você tem o SimpleTest que permite testes de unidade, de sistema entre outros, o JUnit permite um conjunto de testes também.
Tem alguns artigos meus que tratam sobre testes, da uma olhadinha www.devmedia.com.br/fabiorocha
Responder

28/05/2013

Jessica Rodrigues

Ah sim entendi .

Vou olhar no site que indicou , obrigada .
Responder

31/05/2013

Fabio Rocha

Ah sim entendi .

Vou olhar no site que indicou , obrigada .

Ola Jessica,
precisando de mais indicações, pode publicar aqui.. Att

Fabio Gomes Rocha
www.fgrweb.com.br
www.devmedia.com.br/fabiorocha
Responder

03/06/2013

Jessica Rodrigues

É necessário uma metodologia e um critério a ser testado . Eu estou realizando os testes com a implementação do sistema já iniciada , teria um melhor critério ?

Testes de unidade testam cada função do sistema e não cada funcionalidade ?

Quero saber como modelar o código de teste em Java . Importo do netbeans e é necessário fazer uma adaptação para executá-lo . Alguma sugestão ?

Obrigada .
Responder

03/06/2013

Fabio Rocha

É necessário uma metodologia e um critério a ser testado . Eu estou realizando os testes com a implementação do sistema já iniciada , teria um melhor critério ?

Testes de unidade testam cada função do sistema e não cada funcionalidade ?

Quero saber como modelar o código de teste em Java . Importo do netbeans e é necessário fazer uma adaptação para executá-lo . Alguma sugestão ?

Obrigada .

Ola Jessica bom dia,
vamos a algumas considerações:
O teste unitário, é um teste caixa branca, o que implica em acesso ao código do sistema, pode ser feito antes do sistema ou durante o seu desenvolvimento e tem este nome, por testar unidades do sistema, para mais informações veja: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-desenvolvimento-guiado-por-teste-tdd-com-junit/26559 que trata como implementar uma metodologia de TDD.
Os testes funcionais, podem ser realizados de forma manual ou automática, podendo ser utilizado ferramenta para automação do processo como o caso do Selenium (Ferramenta livre) ou diversas outras proprietárias.
Os testes funcionais podem ser testes caixa preta, visto que nem sempre é necessário ter acesso ao código, de forma que você tem de buscar falhas e não acertos..
Estou a disposição qualquer coisa Jessica...
Atenciosamente,

Fabio Gomes Rocha
www.fgrweb.com.br
www.devmedia.com.br/fabiorocha
Responder

03/06/2013

Jessica Rodrigues

Obrigada Fábio

Bom dia

Então eu não utilizo a parte interna do sistema , no caso códigos . Só testo a parte que não depende deste , logo utilizo testes de caixa preta .

Li sobre a metodologia TDD , o teste é realizado antes da implementação . Mas como a implementação do sistema que vou testar já iniciou , este não se encaixa . Ou estou vendo de forma errada ?

Quanto a BDD , li superficialmente , mas ela proporciona os requisitos do sistema e indica cada teste mais especificamente ? E é um trabalho conjunto com todos envolvidos no sistema ?

Responder

03/06/2013

Fabio Rocha

Obrigada Fábio

Bom dia

Então eu não utilizo a parte interna do sistema , no caso códigos . Só testo a parte que não depende deste , logo utilizo testes de caixa preta .

Li sobre a metodologia TDD , o teste é realizado antes da implementação . Mas como a implementação do sistema que vou testar já iniciou , este não se encaixa . Ou estou vendo de forma errada ?

Quanto a BDD , li superficialmente , mas ela proporciona os requisitos do sistema e indica cada teste mais especificamente ? E é um trabalho conjunto com todos envolvidos no sistema ?


Ola Jessica,
bem o que você quer realizar são testes exploratórios, testes funcionais, testes de carga, stress e performance.
Vamos lá... Seu papel na empresa que esta é de testadora???
Você tem de ter em mente algumas coisas, primeiro, seu foco não é ver se o sistema funciona, mas sim, buscar o que não funciona no sistema...
Você poderia inclusive ver uma certificação de testes, mas isso eu falo depois para você...
Você vai criar uma rotina para testes, utilizando ferramentas para automação e ainda, vai fazer alguns testes sem automátiza-los, explorando falhas...
Crie um check list para começar...
Se precisar, entre em contato comigo, pode mandar email pelo meu site, estou a disposição para esclarecer e tirar duvicas...
QUanto a certificação, é um ponto legal para você ver, pois pode garantir boas oportunidades...
Responder

03/06/2013

Jessica Rodrigues

Isso , sou responsável pelos testes do sistema .

Quando falou que tenho que procurar o que não funciona , tenho que basear em funcionalidades e dentro desta ver o que poderia não funcionar ?

Já utilizo a ferramenta Selenium para automação .

E como seria esse check list ?

É necessário um plano de testes , certo ?

Como seriam feitos esses testes sem automatizá-los ?

Obrigada , depois a gente discute sobre certificação de testes , como citou .

Responder

03/06/2013

Fabio Rocha

Isso , sou responsável pelos testes do sistema .

Quando falou que tenho que procurar o que não funciona , tenho que basear em funcionalidades e dentro desta ver o que poderia não funcionar ?

Já utilizo a ferramenta Selenium para automação .

E como seria esse check list ?

É necessário um plano de testes , certo ?

Como seriam feitos esses testes sem automatizá-los ?

Obrigada , depois a gente discute sobre certificação de testes , como citou .


Vamos la:
Para gerenciar os planos de teste, você poderia utilizar o testlinlk: http://teamst.org/
É uma ótima ferramenta e, auxilia no controle dos testes.
Para gerenciar os erros, eu gosto do Mantis, uma ferramenta simples e muito prática para gestão de erros: http://www.mantisbt.org/
Eu utilizo checklist principalmente em testes de usabilidade.
Os testes sem automação, são testes manuais, aqueles que você sai a busca de defeitos com base na documentação funcional.
Qualquer coisa me mande e-mails, ou poste suas dúvidas Jéssica, espero ajudar.
Responder

04/06/2013

Jessica Rodrigues

Entendi , porém a pessoa que era responsável pelos testes aqui deixou um tutorial e ele usava o Selenium . Então já estou a um mês nessa ferramenta e descobrindo os tipos de testes e quais tenho que realizar .

Mas vou procurar essas que você me falou e ver se consigo desenvolver algo , é difícil descobrir as coisas sozinhas ne ?

Há uma diferença entre erro e falahas ne ? Essa ferramenta que você utiliza para erros é semelhante uma ferramenta para bugs ou depuração ?

Obrigada Fábio .
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar