Trigger Em postgreeSQL

22/09/2012

0

Olá a todos.

Tenho duas tabelas:

================================================
EDITORAS
codeditora | cnpj | razaosocial(nome da editora) | cidade | qtdlivros
================================================

================================================
LIVROS
isbn(é o codigo do livro) | titulo | valor | codeditora
================================================


Preciso criar uma TRIGGER de modo que sempre que eu adicionar um livro na tabela LIVROS
a tabela EDITORA tenha a coluna QTDLIVROS atualizada com a quantidade de livros da
respectiva editora. tanto para mais quanto para menos no caso de exclusão de um livro.

Estou a dois dias pesquisando até de madrugada e não consigo chegar a uma solução, sei que é
simples, mas não tenho conhecimento profundo na sintaxe do postgresql.

Alguém pode me ajudar?

Desde já muito obrigado.
Luiz Guilherme

Luiz Guilherme

Responder

Posts

22/09/2012

Bruno Leandro

Ola eu fiz um exemplo veja se atende, caso voce nao tenha entendido algum passo deixe sua pergunta


CREATE OR REPLACE FUNCTION fn_trigger_LIVROS() RETURNS trigger AS
$BODY$
BEGIN
IF (TG_OP = 'DELETE') THEN
update EDITORAS set qtdlivros = qtdlivros - 1 where codeditora= old.codeditora;
ELSIF (TG_OP = 'INSERT') THEN
update EDITORAS set qtdlivros = qtdlivros + 1 where codeditora= new.codeditora;
END IF;


IF (TG_OP = 'DELETE') THEN
RETURN OLD;
ELSIF (TG_OP = 'INSERT') OR (TG_OP = 'UPDATE') THEN
RETURN NEW;
END IF;

END;
$BODY$
LANGUAGE plpgsql VOLATILE COST 100;


CREATE TRIGGER trigger_LIVROS AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE ON LIVROS FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE fn_trigger_LIVROS();
Responder

22/09/2012

Luiz Guilherme

Ola eu fiz um exemplo veja se atende, caso voce nao tenha entendido algum passo deixe sua pergunta


CREATE OR REPLACE FUNCTION fn_trigger_LIVROS() RETURNS trigger AS
$BODY$
BEGIN
IF (TG_OP = 'DELETE') THEN
update EDITORAS set qtdlivros = qtdlivros - 1 where codeditora= old.codeditora;