várias opiniões sobre os Pontos de Função e os Pontos de Caso de Uso

11/07/2013

0

Caros,

Gostaria de saber se algum de vocês possuem experiência sobre uso de pontos de função ou pontos de caso de uso.
Eu tenho a impressão que essas duas métricas podem variar bastante para um mesmo código, ela sendo feito por um responsável1 pode ter um valor X e feita por um responsável2, pode ter valor Y.

Vocês já observaram isso dentro da empresa que vocês trabalham ou trabalharam? Ou mesmo discutindo com outros profissionais de outras organizações, que essas pontuações podem sofrer uma variação para um mesmo código?

Assim como os pontos (planning poker) de uma mesma estória de usuário podem ser diferentes de uma equipeA e outra equipeB.
Tenho esse pensamento e gostaria ler a opinião de outras pessoas sobre o assunto.


valeu!
Igor Pereira

Igor Pereira

Responder

Post mais votado

16/07/2013

Bom dia Parrera.

O órgão é o IFPUG ([url]http://www.ifpug.org/[/url]), e existe até uma certificação deles. Não sou especialista em pontos de função, gosto mais de metodologias ágeis como Scrum por exemplo.

A contagem é feita sobre a especificação do software (casos de uso, ou coisa que o valha). Não existe variação de contagem, dois profissionais que façam a contagem sobre a mesma documentação devem chegar ao mesmo resultado.

O que pode variar de empresa para empresa é o tempo para desenvolver um ponto de função, ou seja, a relação PF x Hora.

Existem algumas contagens estimativas, eu conheço a da NESMA ([url]http://www.nesma.nl/section/home/[/url]), que busca realizar uma contagem inicial, mesmo sem ter toda a especificação do sistema. Nesse caso, quase certeza que haverá variação entre a estimativa inicial e a contagem após a elaboração da documentação.


Mas basicamente é isso, a contagem é feita sobre a especificação do sistema, e não deve existir variação no caso de dois profissionais diferentes fazerem a contagem.

Como eu disse anteriormente, esse é um dos motivos de o Governo Brasileiro só contratar software por Pontos de Função. Ele pode auditar o "tamanho" do software contado pela empresa.

Lembrando que os pontos de função não levam em conta requisitos técnicos, apenas requisitos de negócio. Ou seja, se uma empresa utilizar Java e MySQL e a outra .Net e SQL Server, as duas chegarão ao mesmo resultado na contagem dos pontos.

[]'s

Márcio Bonfim

Márcio Bonfim
Responder

Mais Posts

15/07/2013

Márcio Bonfim

Opa Parrera, boa tarde.
Pontos de função não variam. Tem um manual de contagem padronizado, a contagem é feita de acordo com características do sistema pré-estabelecidas como quantidade de tabelas, campos, integrações externas, etc.

Inclusive, por conta de poder ser auditada, o governo contrata somente projetos por pontos de função.

Em relação a pontos por caso de uso não sei te dizer ao certo, vi isso apenas na faculdade e não me recordo.

Pontos de história (através do planning poker) sim, variam de equipe para equipe e as pontuações de uma equipe não podem servir de referência para uma outra, pois são pontos relativos ao tamanho do trabalho e cada equipe possui um "filtro" diferente.

[]'s
Responder

15/07/2013

Igor Pereira

Eai Marcio, boa noite.

Sobre os pontos de função, você sabe aonde estão (manual, documento) as regras que todos devem seguir? Ou qual é o órgão competente que faz isso? Pensei que poderia haver uma variação dessa pontuação também pois não conheço essa referência única. Mesmo se existir, penso que cada profissional pode variar sua contagem com relação ao outro, daí as empresas que pedem "tantos" PF colocam uma margem, justamente para essa variação.

Outra coisa que me fica confuso é que os PF são usados para estimativas de software, correto? Se alguém quer contratar uma empresa que desenvolva software e pede "tantos" PF, como a empresa contratada (que quer ser pelo menos) pode estimar sem fazer o software, ou ela tem que desenvolver e depois contar os pontos? Compreende? Pq se vc estimar antes e depois na hr que fizer o software essa pontuação não corre o risco de variar?


Att,




Responder

16/07/2013

Igor Pereira

Valeu Márcio!

Parece bem consolidado os PF mesmo.
Mas para uma organização ainda pequena como a que participo acho que fica inviável contarmos PF. Também utilizamos métodos ágeis, mas já vi algumas "organizações agilistas" que utilizam PF, talvez seja interessante começar por isso, pois para comparar os tamanhos dos softwares os PF devem funcionar.



Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar