Do que trata o artigo

Neste artigo será apresentada uma introdução ao ADO.NET e sobre persistência em banco de dados de forma geral, desde conceitos relacionados à tecnologia até exemplos de conexão com base de dados e manipulação dessas informações.


Para que serve

A maioria das aplicações precisam trabalhar algum tipo de informação e registrá-la de alguma forma, o ADO.NET nos auxilia nessa tarefa, permitindo fazer uma conexão com bases de dados e disponibilizando um meio de gerenciar essas informações.


Em que situação o tema é útil

Com o ADO.NET você poderá criar aplicativos web ou desktop para trabalhar com banco de dados. Ele é um framework responsável diretamente pelo acesso a dados em .NET. Ele é base para várias outras tecnologias no .NET, de forma que seu aprendizado é praticamente obrigatório para quem quer criar aplicações para esta plataforma, seja qual for o tipo de software.

Resumo do DevMan

O Framework ADO.NET é responsável pelo acesso a dados. Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre essa tecnologia, vamos conhecer como conectar com alguns sistemas de gerenciamento de banco de dados e executar algumas instruções SQL.

A maioria das aplicações em algum momento precisa registrar alguma informação para que depois ela possa ser manipulada. Essa tarefa aparentemente simples, quando pensamos que queremos somente guardar informações, se torna um pouco complexa para quem está iniciando seus primeiros aplicativos com .NET. Isso porque existem diversas metodologias e tecnologias para essa tarefa e com certeza muitas dúvidas poderão surgir durante o aprendizado. Independente da tecnologia que você escolher para acessar dados, inevitavelmente precisará saber ADO.NET, seja para criar novos projetos ou mesmo dar manutenção em projetos existentes.

Uma das dúvidas para quem está iniciando é escolher qual o sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) para os projetos. Existem algumas opções que são as mais utilizadas no mercado, que são o SQL Server (Microsoft), Oracle, MySQL, PostgreSQL e Firebird. Cada banco de dados tem suas particularidades, existem vantagens em alguns pontos para algumas opções e desvantagens para outras, porém a maioria deles atualmente tem o necessário para a criação dos mais variados aplicativos. A boa notícia é que com a tecnologia ADO.NET podemos criar aplicações para os principais SGBD do mercado.

Neste artigo vamos trabalhar em um exemplo pequeno e completo, onde faremos a conexão com uma base de dados SQL Server Express, que é uma versão gratuita que a Microsoft disponibilizou para quem deseja criar aplicações para a plataforma SQL Server. Em seguida vamos realizar algumas operações de inclusão de dados, alteração, consulta e exclusão.

O objetivo do artigo não é detalhar a fundo a tecnologia ADO.NET e sim dar uma introdução à mesma e de forma prática realizar algumas operações com uma base de dados SQL Server Express, para que você possa ter o primeiro contato com as operações mais comuns em se tratando de manipulação de informações.

Ao iniciar seus estudos você verá que existem diversas formas de realizar a tarefa de persistir informações. Com o desenvolvimento orientado a objetos essa tarefa complica mais um pouco, pois os bancos de dados mais utilizados não são compatíveis 100% com os sistemas orientados a objetos, porém os bancos de dados relacionais são seguros e utilizados por vários anos por grandes empresas, processando grande volume de dados com segurança e evolução das tecnologias. Para aliar o melhor dos dois mundos, ou seja, os sistemas orientados a objetos e os bancos de dados relacionais, surgiram outros meios de gerenciar essa camada de persistência, uma delas é a utilização de frameworks. Dois deles são bem conhecidos, um muito utilizado é o NHibernate, que surgiu do Hibernate, conhecido framework para a plataforma JAVA. O outro é fornecido pela própria Microsoft e se chama ADO.NET Entity Framework.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo