Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Que trata o artigo

Essa série de artigos apresentará uma introdução ao componente GridView do ASP.NET. Através de exemplos práticos veremos como podemos utilizar o GridView para se conectar aos mais variados tipos de DataSources, de arquivos XML a bancos de dados, passando por ferramentas de O/RM como o Entity Framework.

Para que serve

Introduzir os conceitos e fundamentos do controle GridView do ASP.NET. O GridView serve como um controle fácil e rápido para exibir dados em forma de tabela na Web, é muito simples de utilizar e é o controle que tem mais funcionalidades no ASP.NET, conhecê-lo é fundamental.

Em que situação o tema é útil

Para desenvolvimento de soluções que necessitem de apresentação de dados através de Grids no ASP.NET. É útil para criar aplicações Web de banco de dados rapidamente, com as funções básicas, como listar dados, editar, procurar etc.

Resumo do DevMan

Essa série de artigos mostra uma introdução no desenvolvimento de aplicações Web utilizando o controle GridView. Esse controle é capaz de exibir informações de uma fonte de dados, como por exemplo, um banco de dados SQL Server, ou uma ou mais entidades do Entity Framework, ou ainda de um arquivo XML. Serão apresentados diversos exemplos cobrindo as principais funcionalidades do GridView em diversos cenários.

Na primeira parte desta série de artigos pudemos ver diversos conceitos fundamentais de um GridView. Entendemos a necessidade de um GridView se conectar a uma fonte de dados e quais os tipos de DataSources que temos disponíveis. Pudemos entender como os dados podem ser formatados dentro de um GridView e quais os tipos de colunas para desenvolvimento dentro deste poderoso controle.

Na parte prática do artigo, criamos uma pequena aplicação para conectar dados oriundos de uma classe a um GridView. Também criamos um pequeno banco de dados SQL Server que será utilizado em diversos exemplos da série de artigos.

Continuaremos nossa exploração entendendo outros conceitos do GridView, e veremos algumas aplicações práticas de uso deste controle.

Utilizando Template Columns

A utilização de colunas do tipo Template é frequentemente utilizada quando as colunas que já existem por padrão no controle GridView não atendem a nossa necessidade. Através delas conseguimos customizar o controle GridView, adicionando uma coluna e podendo manipulá-la do jeito desejado para atingir o objetivo.

Podemos formatar, incluir controles, podendo até incluir outro controle GridView dentro da coluna do tipo TemplateColumn. Quando temos uma coluna do tipo TemplateField no controle GridView, esta por sua vez, tem várias seções, justamente para customizar cada uma delas. A Tabela 1 mostra algumas destas principais seções.

Seção

Descrição

HeaderTemplate

É a seção do cabeçalho.

ItemTemplate

É a seção que define os itens que serão exibidos.

EditItemTemplate

É a seção GridView quando este estiver em modo de edição.

FooterTemplate

É a seção do rodapé.

Tabela 1. Principais seções de uma coluna do tipo TemplateField

A quantidade de colunas Templates que podemos ter no controle GridView é indefinida. Apenas devemos utilizá-las quando nenhuma das colunas existentes por padrão no controle GridView não atender as necessidades. Vale lembrar que no ASP.NET 1.x, algumas das colunas, como por exemplo a ImageField e CheckBoxField, era necessário a utilização de colunas Templates, que hoje já não precisamos mais.

Utilizando DataKeys

Dentro de um GridView podemos utilizar o chamado DataKeys. Ele cria automaticamente um objeto DataKey para cada linha no controle. O objeto DataKey contém os valores do campo ou campos especificados na propriedade DataKeyNames. Usualmente, escolhemos para armazenar como DataKey um ou mais campos que identifiquem unicamente uma linha do GridView, o que é bastante útil para realizarmos ações em um determinado registro (refletido no GridView), como por exemplo, a exclusão de uma linha.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo