Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Este artigo é o primeiro de uma série que vai abordar as novidades do ASP.NET 4.0, utilizando o Visual Studio 2010. Na primeira etapa, veremos o novo template para ASP.NET Web Site no Visual Studio 2010, OutputCache Provider, Page Routing, SEO Optimization, ViewStateMode, ClientIDMode e uma introdução ao uso do ADO.NET Entity Framework 4 com ASP.NET.

Para que serve

Esta série de artigos serve como um excelente guia para aqueles que já dominam ou utilizam o ASP.NET em suas versões anteriores (1.x, 2.0, 3.5) e precisam de uma forma rápida e prática aprender os novos recursos da versão 4.0.

Em que situação o tema é útil

Os novos recursos aqui apresentados serão úteis tanto em aplicações novas quanto em aplicações antigas que forem migradas para ASP.NET 4.0, pois muitos recursos aqui vistos adicionam funcionalidades em itens já existentes e que provavelmente já são utilizados pelos desenvolvedores.

Resumo do DevMan

O ASP.NET 4.0 que acompanha o Visual Studio 2010 trouxe muitas novidades, mas também incrementou muitos recursos que já existiam anteriormente. Veremos neste artigo, por exemplo, que o novo template para o ASP.NET 4.0 no Visual Studio 2010 está bastante incrementado, trazendo configurado praticamente tudo o que é essencial para um site básico funcionar (MasterPage, Estilos, Segurança, Navegação). OutputCache que adiciona performance em páginas através do uso de cache no servidor agora é um recurso implementado sobre a política de “providers” introduzida deste o ASP.NET 2.0. Seguindo a ideia do ASP.NET MVC, agora também é possível usar roteamento de páginas em aplicações ASP.NET 4.0 Web Forms tradicionais. Os recursos para SEO - Search Engine Optimization – estão mais dinâmicos, através de novos atributos de página e propriedades. Agora o desenvolvedor pode ter um maior controle sobre como o ViewState é gerado (através do ViewStateMode), e também sobre como são gerados os IDs nos controles no lado cliente da aplicação (ClientIDMode). E finalmente, este artigo vai iniciar um estudo sobre o uso do ADO.NET Entity Framework com ASP.NET 4.0, onde também veremos alguns dos novos recursos desta ferramenta e o novo controle QueryExtender.

O Visual Studio 2010 passou por duas versões Beta e um Release Candidate, tendo sua versão final lançada em 12 de Abril de 2010. Junto com o .NET Framework 4.0, o ASP.NET 4.0 trouxe inúmeras novidades, como vamos conferir a partir deste artigo. Podemos subdividir as novidades em grandes áreas como: Core Services, AJAX, Web Forms, ASP.NET MVC, Dynamic Data e Melhorias no IDE do Visual Studio para desenvolvimento Web. Este artigo vai abordar recursos fundamentais que cobrem áreas relacionadas aos Core Services e Web Forms.

O IDE do Visual Studio 2010 está totalmente otimizado para o desenvolvimento de aplicações Web. Algumas novidades do próprio ambiente de desenvolvimento vão tornar seu dia-a-dia bem mais produtivo e suas aplicações muito mais robustas. O .NET Framework 4.0 também conta com novos assemblies, namespaces e classes, onde neste caso podemos destacar o seguinte (que estará relacionado de alguma forma ao desenvolvimento com ASP.NET 4.0):

  • Menu Architecture: Novo recurso permite mostrar as dependências existentes entre classes, namespaces e assemblies de projetos .NET;
  • Menu Architecture: Permite que a arquitetura de uma solução seja desenhada dentro do próprio Visual Studio;
  • Modelagem UML, como Use Cases;
  • Novos tipos de testes;
  • Code Snippets do IDE, como suporte a XML, HTML, SQL;
  • ADO.NET Entity Framework 4: novos recursos como geração do script do banco de dados a partir do domínio (Model First Development), tipos complexos, Lazy Loading e mais;
  • Suporte a tipos dinâmicos, com a palavra dynamic do C#;
  • Linguagem C# 4.0 com suporte a paralelismo;
  • PLINQ;
  • ASP.NET 4.0 com Page Routing, SEO Optimization, novos Server Controls, Web.Config mais limpo, provider para OutputCache, ClientIDMode, ViewStateMode;
  • ASP.NET AJAX 4.0 turbinado no lado cliente, através dos client-templates;
  • Novos templates para aplicações ASP.NET;
  • Code Analysis com mais opções;
  • Test and Lab Manager;
  • History no Debugger e IntelliTrace;
  • C# 4.0: Covariance and Contravariance;
  • MEF (Managed Extensibility Framework);
  • Melhorias no WCF Data Services (antigo ADO.NET Data Services).

O ASP.NET está cada vez mais maduro e sempre acompanhando as evoluções do mercado. A tecnologia trabalha com padrões abertos, padronizados, como HTML, JavaScript e CSS, o que garante que praticamente qualquer dispositivo que contenha um browser possa acessar nossas aplicações (PCs, Notebooks, Netbooks, Macs, iPhones, iPads, PlayStations). Lembre-se: ASP.NET gera o que chamamos “Full Web”, acessível sem a necessidade de instalação de qualquer plugin no cliente (você não verá um ícone de interrogação em seu celular ao acessar sua app no servidor!).

Uma prova dessa evolução são as várias melhorias no ASP.NET AJAX, que agora incrementam o desenvolvimento do lado cliente, ao invés de centralizar o processamento no servidor com simples UpdatePanels. Temos agora integração com o jQuery, novas bibliotecas client-side que se comunicam como serviços do WCF (Windows Communication Foundation). Além disso, não podemos deixar de citar aí a evolução da tecnologia para a nova tendência do mercado mundial, Cloud Computing, que no caso do ASP.NET, se dá através da plataforma Azure. Como se já não bastasse, o ADO.NET Entity Framework está com uma nova versão, madura, bem próxima do seu concorrente NHibernate.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo