Artigo do tipo Estudo de Caso
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia.
Autores: Orestes Santos e Rodrigo Spinola
Orientação a aspectos
Este artigo aborda o tema orientação a aspectos sob a perspectiva do mapeamento de requisitos transversais. Para isso, inicialmente apresentamos a abordagem de mapeamento de requisitos transversais que será utilizada nesse artigo (INFR), detalhando sua estrutura e funcionamento. Em seguida descreveremos o processo de aplicação do INFR a um estudo de caso podendo assim aplicar na prática os conceitos propostos pela abordagem. Por fim, analisaremos a viabilidade da aplicação do INFR em uma situação real.


Em que situação o tema é útil

Um processo de desenvolvimento de software rastreável e modular é de vital importância para sua manutenção e evolução. Neste sentido, o conteúdo apresentado neste artigo é útil para apoiar estas questões quando lidamos com requisitos não funcionais.

Sistemas orientados a aspectos têm a identificação dos interesses transversais feitos na fase de desenvolvimento. Esse foco tardio leva à inexistência do mapeamento dos requisitos ortogonais que são subsídio para obter uma visualização do impacto das decisões tomadas durante o desenvolvimento. Por exemplo, qual será o impacto no sistema se ocorrer determinada mudança em um requisito específico? Por impacto entenda quais as mudanças decorrentes daquela ação. Requisitos ortogonais não mapeados levarão a problemas de rastreabilidade e modularização no processo de desenvolvimento de software.

Um processo de desenvolvimento de software rastreável e modular é de vital importância para sua manutenção e evolução. Tratar o mapeamento de interesses transversais em um estágio prematuro do processo de software irá evitar especificação e código emaranhados. A relação entre os requisitos funcionais e os não funcionais merece atenção porque em um sistema pouco rastreável não há como se identificar em quais pontos um requisito complementa o outro.

Requisitos não funcionais são propriedades que afetam o sistema como um todo. Medidas existentes para lidar com este tipo de requisito são limitadas devido à natureza diversa desses atributos. A maioria destas abordagens, no caso mecanismos de documentação, trata dos requisitos não funcionais separadamente dos funcionais. Isso mostra que a integração é difícil e que geralmente só é alcançada em estágios avançados do processo de desenvolvimento do software.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo