De que se trata o artigo:

Neste artigo, veremos através de um exemplo prático, como reconhecer gestos usando a Gestures API do Android. Serão apresentados os conceitos e as ferramentas necessárias, assim como os desafios de sua utilização.


Para que serve:

A API Gestures do Android possibilita que o desenvolvedor utilize gestos como meio de entrada para que o usuário possa disparar ações através de movimentos pré-definidos executados sobre a tela sensível ao toque.

Em que situação o tema útil:

Com telas sensíveis ao toque, a utilização de gestos passa a ser o principal meio de iteração do usuário com os smartphones e tablets. Sendo assim, os gestos facilitam o acesso direto a alguma funcionalidade de um aplicativo, incrementando a usabilidade ou tornando seu uso mais divertido.

Resumo DevMan:

A tela sensível ao toque dos smartphones e tablets é a principal forma de interação do usuário com os aplicativos. A utilização de gestos para executar ações específicas vem se tornando cada vez mais popular entre os usuários. Neste contexto, gestos como o pinch-to-zoom, já são parte integrante da experiência do usuário. Assim, nesse artigo veremos como reconhecer e tratar gestos utilizando a Gestures API do Android.

Autores: Nelson Glauber de Vasconcelos Leal e Bruno Vinicius

A utilização de gestos para executar ações específicas em aplicativos vem se tornando cada vez mais popular entre os usuários. Eles estão sendo aplicados em vários dispositivos que vão desde os computadores portáteis até os tablets e smartphones atuais – mas especialmente nesses últimos, que possuem a tela sensível ao toque. Este é o principal meio de interação do usuário com o aparelho. Gestos como o pinch-to-zoom, introduzido em 2007 na primeira versão do iPhone, já são parte integrante da experiência do usuário, e faz com que muitos diferenciem um smartphone de um celular comum e um tablet de um notebook.

Conceitualmente, um gesto nada mais é do que um conjunto de movimentos feitos pelo usuário deslizando o dedo sobre a tela do aparelho. Esse gesto é analisado, e então é feita uma busca em uma base de dados de gestos criada pelo desenvolvedor para checar se ele representa algo significativo para a aplicação. Em caso positivo, o aplicativo deve realizar a ação referente a aquele gesto.

Desde a versão 1.6 (Cupcake), o Android possui uma biblioteca dedicada à detecção de gestos incluída em sua API. Através dela, é possível criar, detectar e gerenciar gestos de maneira simples e rápida. Embora esta API seja generalista e não possibilite a implementação de um pinch-to-zoom, ela é simples e permite que você defina previamente um conjunto de gestos e seja notificado caso o usuário execute tal gesto utilizando a tela sensível ao toque.

Como utilizar a Android Gestures API

Para fazer uso desta API precisamos basicamente de dois elementos: o Gestures Builder e o GestureOverlayView. O primeiro é um aplicativo que nos permite a criação dos gestos, enquanto que o segundo é uma classe da API que deve ser utilizada para detectar os gestos.

O Gestures Builder é um dos aplicativos de exemplo que vem com o SDK do Android. Nós podemos instalá-lo em um dispositivo real ou utilizá-lo diretamente no emulador. Os gestos cadastrados nesse aplicativo serão salvos em um arquivo que utilizaremos posteriormente em nosso projeto. Dessa forma, precisamos dele apenas no processo de desenvolvimento, não sendo necessário que o usuário instale-o junto com a aplicação.

Para criar os gestos que utilizaremos na nossa aplicação de exemplo, iniciaremos um novo projeto Android no Eclipse. Neste momento, ao invés de criarmos uma aplicação do zero, criaremos uma baseada no Gestures Builder. Para tanto, preencha o nome do projeto como Gesture Builder e escolha uma das plataformas instaladas. Por último, marque a opção Create Project from existing sample e selecione GestureBuilder. Essa configuração pode ser observada na Figura 1.

Figura 1. Carregando o Gestures Builder no Eclipse.

Uma vez que configuramos o projeto com o código fonte do GestureBuilder, vamos executar a aplicação clicando com botão direito sobre o projeto e selecionando a opção Run as > Android Application. Feito isso o Gestures Builder será exibido no emulador (ou no telefone, se ele estiver conectado ao computador). Esse aplicativo é muito simples e objetivo. Com ele é possível construir um gesto e dar um nome a ele. Uma vez criados, esses gestos são salvos em um arquivo no cartão de memória do aparelho, e será carregado em tempo de execução em nossa aplicação.

Para exemplificar o uso da API, vamos criar alguns gestos similares aos apresentados na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo