Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 62. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

olocar no ar as informações de seu cliente de maneira rápida com a mínima de perda de dados?

Para isso, é importante conhecer os principais recursos que o SQL Server 2005 disponibiliza para auxiliar você na tarefa de administração e correção de problemas com banco de dados.

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas das funções utilizadas para detectar e corrigir possíveis problemas de corrupção do banco de dados SQL Server 2005, através da simulação de um problema de corrupção do arquivo do banco de dados.

 

Possíveis Estados e Corrompimento de um Banco de Dados no SQL Server 2005

Antes de iniciarmos o nosso estudo de caso, é importante conhecer os principais estados que um banco de dados SQL Server 2005 pode assumir, pois através do seu estado é possível identificar se o banco está ou não corrompido. Sendo assim, os principais estados que um banco SQL Server 2005 pode assumir são:

·         ONLINE: O banco de dados está disponível para acesso. O grupo principal de arquivos está online.

·         OFFLINE: O banco de dados não está disponível. Um banco torna-se off-line por ação explícita do usuário, e permanece assim até que o usuário o torne online novamente. Por exemplo, podemos tornar um banco no estado off-line para mover os arquivos para um novo disco, para em seguida torná-lo online novamente.                

·         RESTORING: O banco de dados fica nesse estado em duas situações: (1) um ou mais arquivos primários estão sendo restaurados ou (2) um ou mais arquivos secundários estão sendo restaurados. Nesse estado o banco de dados ficará off-line, o que significa que ele está indisponível até o termino da restauração.

·         RECOVERING: O banco de dados está sendo recuperado. O processo de recuperação é um estado momentâneo, e o banco de dados automaticamente se tornará online se a recuperação for bem sucedida. Caso contrário, o banco pode se tornar suspeito. Nesse estado, o banco de dados está indisponível para acesso até a conclusão da recuperação.

·         RECOVERING PENDING: Quando se detecta um erro de recursos relacionados ao uso do SQL Server (exemplo: problemas com hardware ou serviços do sistema operacional que o SQL Server 2005 necessite para a execução correta de seus serviços) durante a recuperação. O banco de dados não está danificado, mas arquivos podem estar faltando ou limitações de recursos de sistemas pode estar impedindo que ele seja iniciado. Nesse estado, o banco de dados está indisponível e medidas adicionais pelo usuário são necessárias para resolver o erro e tornar o banco de dados online novamente.

·         SUSPECT: Pelo menos um dos grupos primários de arquivos está marcado como suspeito e esses grupos podem estar danificados. O banco de dados não pode ser recuperado durante a inicialização do SQL Server. Nesse estado, o banco de dados está indisponível e medidas adicionais pelo usuário são necessárias para resolver o problema.

·         EMERGENCY: O estado de emergência é definido pelo usuário do banco de dados. O banco está em modo de usuário único e pode ser reparado ou restaurado. Neste estado, o banco é marcado como READ_ONLY (somente leitura), o log está desabilitado e o acesso está limitado aos membros da função de servidor SYSADMIN. Este modo é utilizado principalmente para fins de resolução de problemas. Por exemplo, um banco de dados marcado como suspeito pode ser definido para o estado de emergência. Isto permite que administrador do sistema faça leitura no banco de dados.    

 

Muitas vezes o estado de um banco de dados definido pelo SQL Server 2005 depende da situação física dos arquivos relacionados ao banco de dados em questão. Por exemplo, o banco de dados pode estar corrompido, o que impede que este banco de dados seja utilizado em diversas operações.

Mas o que leva um banco de dados a se corromper? Na maioria das vezes isso está relacionado a problemas tecnológicos, tais como queda de energia, desligamento incorreto da máquina, problemas com hardware, dentre outros.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo